terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto RECOR promove evento Águas das Alagoas


Diversas atividades relacionadas a temas ambientais marcam o lançamento oficial do Projeto RECOR, na cidade alagoana de Teotônio Vilela

O Projeto RECOR, que promove a restauração de áreas degradadas do Rio Coruripe, comemora o Dia da Água com o evento Águas das Alagoas, que será realizado na próxima quinta-feira, 31 de março, na escola José Aprígio Brandão Vilela, na cidade alagoana de Teotônio Vilela.

Ao longo do dia, alunos do ensino médio e representantes da comunidade participarão de atividades relacionadas ao tema, como palestras, exposições, exibição de filmes, gincanas e apresentações culturais.

Na abertura do evento, o diretor técnico do Projeto RECOR, Geraldo Gomes de Barros Neto, apresenta oficialmente o projeto para a comunidade e discorre sobre a relevância da iniciativa para as comunidades do médio Coruripe.

O evento Águas das Alagoas conta ainda com a presença de renomados profissionais da área, em palestras com temas diversos, que discutem desde o quadro atual das unidades de conservação do estado de Alagoas, até a revitalização de nascentes, o tratamento da água para consumo humano e o direito do uso da água, entre outros. A abertura do evento acontece a partir das 8 horas.

Projeto RECOR

Único projeto de Alagoas contemplado pelo programa Petrobras Ambiental em 2010, o Projeto RECOR tem como objetivo restaurar áreas degradadas de matas ciliares do rio Coruripe, na região localizada nas cidades de Teotônio Vilela e Junqueiro.

A iniciativa prevê o plantio de mais de 100 mil mudas de árvores nativas até dezembro de 2012, além de uma série de eventos e ações de educação ambiental, envolvendo toda a comunidade local.

O Projeto RECOR é uma iniciativa da AGHER – Associação Pró-Gestão dos Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Coruripe, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coruripe, em parceria com a Usina Seresta, com apoio da Usina Coruripe, e patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental.

Fonte: Assessora de Comunicação - Projeto RECOR - Restauração do Rio Coruripe.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Abertas inscrições para o Empreendedor Social 2011


Com mais benefícios a finalistas e vencedores, estão abertas até 1º de maio as inscrições para o 7º Prêmio Empreendedor Social e o 3º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Os concursos buscam líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas.

Neste ano, além de reconhecimento na mídia e em evento que reunirá lideranças acadêmicas, empresariais, públicas e sociais, todos os finalistas terão acesso a benefícios para aprimorar sua formação e a gestão da organização.

O vencedor do Empreendedor Social 2011 receberá uma auditoria independente e integrará a rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, parceira da Folha nesse prêmio, que é realizado em todos os continentes.

Também será convidado a participar, com despesas pagas, da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012 e, dependendo do perfil, da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 2013.

"Nos fóruns, há uma troca de know-how entre empreendedores sociais e lideranças empresariais, políticas e de mídia, com o objetivo de catalisar mudanças sociais em larga escala", explica Mirjam Schoening, diretora da Fundação Schwab.

Já o vencedor do Empreendedor Social de Futuro receberá uma bolsa no MBA de Negócios Sustentáveis em 2012, além de uma consultoria de gestão por dez dias.

"Com isso, a Folha reafirma seu papel pioneiro de investigar, descobrir e divulgar iniciativas que merecem ser amplamente conhecidas", afirma o editor-executivo, Sérgio Dávila.

Os prêmios sociais são patrocinados pela Ernst & Young Terco e têm apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.

Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

As inscrições são somente pela internet até o dia 01/05.

Para mais informações, inscrições e regulamento completo, acesse o site:
http://www.newsdoplaneta.com.br/

Fonte: Agência de Notícias do Terceiro Setor.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água: você sabe qual seu potencial de economia?


Publicada em 22/03/2011 pelo UOL - Economia.

"SÃO PAULO – Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, um bem natural que necessitamos para sobreviver, mas que é finito e não temos capacidade de renová-lo. Diante da emergência de economizar esse líquido, é importante conhecer o quanto de água gastamos e o quanto temos capacidade para economizar.

Paulo Costa, consultor da H2C, empresa especializada em programas de uso racional da água, ensina qual conta cada consumidor deve fazer para saber quanto de água está gastando.

Primeiro, pegue o quanto de água é consumida na casa em metros cúbicos por mês (isso vem descrito na conta). Multiplique esse número por mil e você terá a quantidade de litros consumidos. Então, divida esse resultado pelo número de pessoas que vivem na casa e em seguida pelos dias do mês. Dessa forma você terá o valor dos litros que cada morador gasta por dia.

* Consumo em metros cúbicos por mês x 1.000 = litros da casa

* Litros da casa / número de pessoas na casa e pelos dias do mês = litros de pessoa por dia

“Se esse resultado for igual ou maior do que 200 litros, essa residência tem um bom potencial de economia”, afirma Paulo. Para a ONU (Organização das Nações Unidas), o ideal de consumo é de 110 litros de água por dia para cada pessoa, lembra Costa. Por isso, as pessoas que usam mais de 200 litros têm chance de diminuir mais de 50% do consumo.

Calcule a vazão das torneiras
Após realizar essa conta, é hora de descobrir quanto as torneiras e os chuveiros estão gastando por minuto. Para isso, utilize dois baldes graduados (com marcação dos litros): um menor para as torneiras e outro maior para o chuveiro. Dessa forma, você vai conhecer qual é a vazão de água deles, sendo que:

* Torneiras não devem derramar mais de 4 litros e meio de água por minuto

* Chuveiro, de 5 a 16 litros

Se as torneiras estão gastando mais do que a quantidade descrita acima, saiba que existem reguladores de vazão, aparelhos que são instalados na torneira para que ela elimine menos água. Outra opção é o arejador. "Ele mistura ar à água, aumentando a sensação de volume", indica Paulo.

Chuveiro econômico
Paulo explica o que acontece com o chuveiro nas duas estações do ano: inverno e verão. Muitos deles já vêm com restritor de vazão, que é acionado na opção “inverno”, pois a resistência não daria conta de aquecer a água, se muito líquido fosse derramado.

Porém, no verão, há pessoas que tiram o restritor, que faz o chuveiro gastar de 5 a 16 litros de água por minuto, fazendo com que a vazão chegue a 45 litros por minuto. Isso não só aumenta o desperdício como eleva consideravelmente os gastos.

A dica de Paulo é verificar qual a vazão do seu chuveiro e, dependendo da quantidade que gasta, instalar o restritor. "Os modelos mais simples custam a partir de R$ 5", destaca.

Menos água na bacia sanitária
Em relação a esses aparelhos, Paulo explica que cada acionamento dispensa de 12 a 18 litros de água. E isso é muito, principalmente se levarmos em conta que há válvulas econômicas, que gastam entre 3 e 6 litros.

Nos vasos, o cano que leva os dejetos faz uma curva para cima e outra para baixo. É o que se chama de sifão. Nessa curva, uma certa quantidade de água é acumulada e, quando a válvula é acionada, a enxurrada que desce empurra os dejetos. “Quanto menor for o sifonamento, melhor será o funcionamento dela”, explica.

Faça sua parte
De acordo com Paulo, “tecnologia nós temos de sobra, só falta a atitude”. Da parte dos consumidores, falta o conhecimento para comprar produtos que gastam menos água, pois eles têm preço equivalente aos demais e não há motivo para deixar de economizar.

Já por parte dos governantes, falta fazer campanhas constantes de conscientização, direcionando a informação, que hoje é fragmentada, e também oferecer incentivos para a troca de equipamentos.

"Nenhuma troca de produto, porém, será eficiente se não for acompanhada de mudança de atitude. Evitar maus hábitos e vícios de desperdício é a maior contribuição que podemos oferecer para a conservação dos recursos hídricos. Vale lembrar que água tratada já é considerada um dos bens mais escassos do planeta", alerta."

quinta-feira, 17 de março de 2011

Clima e Consumo em São Paulo/Exposição Itinerante Homem Refluxo nas bibliotecas

O Idec em parceria com o Vitae Civilis e apoio do FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA, está desenvolvendo a iniciativa “Clima e Consumo em São Paulo” Que trata dos impactos climáticos de nossos padrões de consumo.

A iniciativa conta com a realização de variadas intervenções urbanas com o propósito de abordar problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo: a geração excessiva de resíduos sólidos; o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável para cidade, aumento das enchentes e a falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.

As intervenções urbanas acontecerão nos bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré.

Fique atento a programação do mês de março e participe das atividades:

Exposição Itinerante Homem Refluxo nas bibliotecas

O projeto “Homem Refluxo” nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Durante uma semana, ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de parangolixo-luxo. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.

O parangolixo-luxo e o vídeo serão expostos em 3 bibliotecas na região da Lapa terminando o ciclo da exposição num bate-papo sobre consumo e mudanças climáticas em São Paulo, com a presença do multiartista na Biblioteca Mario Schenberg no dia 25 de março às 15h.

Agenda

17, 18 e 19 de março Biblioteca Clarice Lispector
(Rua Jaricunas, 458, Alto da Lapa, São Paulo)

21, 22 e 23 de março Espaço de Leitura Cecília Meireles
(Rua Araçatuba, 522, Vila Romana, Lapa)

24, 25 e 26 de março Biblioteca Mario Schenberg
25 de março - bate-papo com Peri Pane, O Homem Refluxo
(Rua Catão, 611, Lapa)

Realização:
Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Vitae Civilis
Homem Refluxo

Apoio: Prefeitura de São Paulo, Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA

Mais informações: www.climaeconsumo.org.br

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia Mundial da Água terá prêmio ambiental


Abes, Braskem e Sindjornal lançam Prêmio Octávio Brandão na terça-feira, com a presença da ABRH

O lançamento do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental será uma das principais atrações do Dia Mundial da Água em Maceió, a ser comemorado na próxima terça-feira. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) - com o patrocínio da Braskem e o apoio do Sindicato dos Jornalistas – acontecerá durante um café da manhã para a imprensa, a partir das 8 horas, no cinturão verde da Braskem. Na oportunidade haverá uma explanação do engenheiro Valmir Pedrosa, representante da Associação Brasileira e Recursos Hídricos (ABRH).

Este ano, o tema para debates no Dia Mundial da Água é: Água para as cidades: respondendo ao desafio humano. Questões como a escassez e a poluição dos recursos hídricos são alguns dos itens em pauta. Eles já foram abordados em várias reportagens que participaram do Prêmio Octávio Brandão nos últimos sete anos, devendo voltar na edição de 2011. O Prêmio contempla os autores das melhores reportagens sobre o meio ambiente produzidas e veiculadas entre abril de 2010 e março de 2011, nas categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo e Estudante. A categoria Webjornalismo está sendo inserida este ano, ao lado da categoria Reportagem Cinematográfica, que havia sido suspensa há dois anos.

Os jornalistas interessados em participar do Prêmio têm até o dia 7 de maio para inscrever os trabalhos. Reportagens podem ser produzidas e veiculadas até o dia 31 deste mês. Cada profissional pode concorrer, no máximo, com quatro matérias. Os vencedores, incluindo 2º e 3º colocados, vão dividir R$ 41 mil em dinheiro, além de receberem troféus. A solenidade de premiação será no dia 4 de junho, véspera do Dia do Meio Ambiente.

O julgamento dos trabalhos é feito por jornalistas e técnicos com larga experiência na área ambiental, a maioria de outros estados. Eles fazem uma seleção prévia e individual das matérias que consideram melhores, para depois apontarem conjuntamente os vencedores, durante reunião em Maceió.

O Prêmio Octávio Brandão acontece este ano em meio aos preparativos do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, marcado para o período de 12 a 15 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento nacional, que antecede a Conferência Rio+20 (marcada para 2012 também na capital fluminense), será tema de debates na oficina promovida pela Abes, Braskem e Sindjonal na manhã de 4 de junho, antes da festa do Prêmio. Durante essa oficina, a Braskem doará duas passagens aéreas para jornalistas participarem do Congresso no Rio.

Fonte: Sindjornal-AL e NEJ-AL

terça-feira, 15 de março de 2011

Dica da Semana - Curso Sustentabilidade: conceitos e aplicação nos negócios


A Consultoria Finanças Sustentáveis irá promover no próximo dia 29 de março, das 8h30 às 18h, em São Paulo, o curso "Sustentabilidade: conceitos e aplicação nos negócios"

O curso irá focar nas práticas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de negócios com responsabilidade socioambiental, qualificando os participantes a adquirir referências que contribuam para a inserção da agenda da sustentabilidade nas empresas.

Principais tópicos:
- Linha do tempo da sustentabilidade
- Pegada ecológica
- Ciclo de vida dos produtos
- Consumo consciente
- Sustentabilidade nos negócios (dimensões econômica, social e ambiental – Tripple Bottom Line)
- Diferenciação entre sustentabilidade nos negócios e investimento social privado
- Eco-eficiência
- Marketing "verde" e greenwashing
- A importância do diálogo das empresas com os públicos de interesse
- Melhores padrões de sustentabilidade:
Global Reporting Initiative - GRI Pacto Global Princípios do Equador
Carbon Disclosure Project - CDP Pacto Ethos ISO 14000
Forest Stewardship Council - FSC OHSAS 18001 ISO 26000
- Desafios trazidos pela crise climática
- Casos práticos de sustentabilidade na estratégia de negócios, em produtos e em compras

Diferenciais:
- Uso de filmes específicos, dinâmicas de grupo e discussão de casos práticos
- Material didático com vários casos de negócios sustentáveis
- Participantes receberão dois livros sobre sustentabilidade nos negócios

Instrutores:
Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl

Investimento:
R$ 660,00, inclui certificado, material didático e alimentação

Inscrições:
www.financassustentaveis.com.br/imgs/fichadeinscricao.xls

Local:
Hotel Tryp Itaim - Sol Meliá
R. Manuel Guedes, 320 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Mais informações:
cursos@financassustentaveis.com.br
Tel. (11) 3586-0859 / 3582-0915

Confira as próximas turmas dos cursos sobre sustentabilidade nos negócios em: www.financassustentaveis.com.br/cursos.aspx

CONSULTORIA FINANÇAS SUSTENTÁVEIS
www.financassustentaveis.com.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sistema Indústria seleciona Aprendizes

O Sistema Indústria (CNI ,SESI, SENAI, IEL) está selecionando nove aprendizes para trabalhar - por prazo determinado - em sua sede, em Brasília.

O Programa Jovem Aprendiz oferece curso técnico no SENAI/DF, com aplicação prática nas Entidades Nacionais do Sistema Indústria.

Pré-requisitos:

· 1° ou 2° ano do Ensino Médio em curso.
· Aluno (a) de escola pública, preferencialmente de Taguatinga ou região.
· Estudantes do período matutino

Processo seletivo:

Etapa I - Triagem curricular

Os currículos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico aprendiz.sistemaindustria@gmail.com, no período de 14 a 22 de março de 2011. Apenas os 300 primeiros currículos recebidos serão avaliados, para seleção de 40 candidatos para a etapa seguinte.

Só serão considerados os currículos que contiverem todas as informações sobre os pré-requisitos solicitados.

Currículos enviados para qualquer outro meio serão desconsiderados.

Etapa II – Seleção

Após a triagem curricular serão aplicadas dinâmicas de grupo e redação;
Será vetada a participação de candidatos que possuam qualquer tipo de parentesco com funcionários do Sistema Indústria (CNI ,SESI, SENAI, IEL), conforme OSC 001/95, que dispõe sobre a contratação de parentes nas entidades do Sistema Indústria.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sustentabilidade começa desde cedo


Publicada pelo site Personare. Autora: Denise Gurgel.

Crianças podem praticar atitudes ecológicas para melhorar o planeta

Todos os dias assistimos alguma notícia sobre o meio ambiente, seja a chuva que inunda a cidade, desmatamento, aquecimento global e por aí vai. Esse registro é uma forma de sabermos um pouco mais sobre o que está acontecendo e o que devemos fazer para salvar nosso planeta. Mas quem tem filhos já parou para pensar que tipo de mundo deixaremos para as crianças? Eu penso muito sobre isso, já que este ano estou planejando encomendar o meu filhote. Foge do clichê e cai na realidade a frase de que o futuro pertence às crianças. Por esse motivo, devemos ensinar desde já aos nossos filhos quais são as pequenas atitudes que podem mudar o planeta.

Uma forma bem simples e gostosa para toda a família é promover atividades nas quais as crianças possam interagir com a natureza. Assim o pequeno perceberá que faz parte do meio ambiente e que, para preservar a vida no mundo, é preciso colaborar para isso. Uma boa dica é fazer um passeio típico de sábado ou domingo, como passear no parque ou fazer um piquenique com toda família.

Nesse tipo de atividade é possível ensinar inúmeras informações úteis às crianças, como os nomes das árvores, a importância da reciclagem após a comilança ou até a experiência de mexer na terra e respirar um ar gostoso. Além de tudo que o pequeno pode descobrir de novo, ele ainda terá a oportunidade de andar com os pés livres, pisando na grama e sentindo a natureza. Para animar uma manhã e aproveitar todos esses benefícios do passeio, basta reunir a turma e levar uma toalha bem alegre, água e suco, lanchinhos leves, frutas, saquinho plástico para jogar os restos dos alimentos e bola.

Outra forma bacana de interação das crianças com a natureza é criar uma horta. Sei que algumas pessoas podem pensar que não possuem jardim em casa, tornando a atividade inviável. Mas vale lembrar que mesmo quem não possui uma grande área externa pode aproveitar os benefícios desta brincadeira. Para fazer uma horta só é preciso colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, em um espaço onde bata sol.

Fazendo uma horta

Separe um vaso ou uma garrafa pet. A ideia é ensinar ao pequeno a importância de reutilizar. Depois disso, corte a garrafa pet ao meio com uma tesoura e use a parte da base como vaso. Faça pequenos furos nesta parte para drenagem da água. Para que não fiquem rebarbas na base, leve-a até a boca do fogão aceso, assim elas virarão para dentro

Peça ajuda do pequeno para recolher pedrinhas, pedregulhos e pequenos pedaços de tijolos. Coloque-os dentro do vaso, de maneira que a base fique toda coberta. Esses materiais ajudarão a drenar a água do vaso, quando ele for molhado

Coloque uma camada de areia, pois ela também poderá ajudar na drenagem da água
Agora chegou a vez de encher o vaso com terra. É interessante que ela seja adubada com composto orgânico

Só está faltando o principal: a muda da plantinha. Que tal começar com menta, hortelã, salsinha ou o tempero que você mais usa na sua cozinha? Garanto que ficará mais fácil para o seu pequeno aceitar os alimentos mais verdinhos na alimentação. Coloque as mudas bem no centro do vaso e deixe-o sempre ao sol. Uma vez ao mês coloque um pouco mais de adubo, assim a planta crescerá bem feliz!

Envolver os filhos com o planeta é fácil, basta ter um novo olhar nos momentos que vocês passam juntos.

sábado, 5 de março de 2011

ONU, EVA e EcoD - Objetivos do Milênio no Carnaval da Bahia


O Grupo Eva, ONU - Nações Unidas Brasil e Instituto EcoDesenvolvimento tiveram a iniciativa de contribui para conscientização do grande público quanto a importância de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio durante o Carnaval de Salvador. A idéia é atuar na conscientização quanto aos desafios que o Brasil e o mundo ainda têm para enfrentar até 2015. Os ODM, aprovados na Declaração do Milênio das Nações Unidas, foram propostos a partir da visão de que é possível construir um mundo mais justo e igualitário. São eles:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;

2. Atingir o ensino básico universal;

3. Promover igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher;

4. Reduzir a mortalidade infantil;

5. Melhorar a saúde materna;

6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;

7. Garantir a sustentabilidade ambiental;

8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

A Campanha dos ODM estará presente durante todos os dias de folia no carnaval de Salvador, O trio do EVA irá transmitir diversas mensagens da campanha nos painéis eletrônicos, além de informações que foram introduzidas no “guia do folião” tradicionalmente distribuído aos 6.000 integrantes dos Blocos EVA e NUOUTRO EVA. Balões gigantes com as marcas da campanha, irão abrir o desfile dos blocos durante todos os dias de carnaval. Durante a feijoada do EVA, sábado de carnaval no Iate Clube da Bahia, os convidados receberão o material com informações da campanha e fitinhas do senhor do bonfim customizadas com os símbolos dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que também serão distribuídas para a imprensa durante o carnaval. Outro ponto importante

é o engajamento do vocalista Saulo Fernandes e Banda EVA pela causa. Para o carnaval deste ano, o Eva realiza uma ação inédita na sua história, que é sair pra “pipoca” na avenida. O Grupo baixa as cordas na terça-feira com a intenção de valorizar o circuito mais tradicional da folia.

ONU - Organização das Nações Unidas Brasil

A ONU vem promovendo a paz, a justiça, o desenvolvimento e a democracia em nome dos povos do mundo e em articulação com seus 192 Estados-Membros,tem trabalhado nas últimas décadas para reduzir desigualdades econômicas, promover direitos humanos, mediar conflitos e apoiar a reconstrução de países devastados por catástrofes de qualquer natureza. Um exemplo emblemático desse esforço é o conjunto de Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que desde 2000 vêm mobilizando a comunidade internacional para atender aos mais necessitados, salvar vidas e dar mais qualidade à existência humana.

O Grupo EVA

O Carnaval é uma festa, na qual todos estão em busca de diversão. A alegria está estampada nos rostos e na música que leva mais de dois milhões de pessoas para as ruas de Salvador. Motivado com tanta união o bloco Eva desde 2003 utiliza seu espaço para realizar ações de responsabilidade social, que já viraram tradição. Em anos anteriores o Eva abraçou a campanha do “Estado de Paz” e os lemas, “Caia na folia, não caia na avenida” e "Depois não me conte os seus problemas - Use camisinha". O Eva ainda, ajuda mais uma vez a Creche Escola Comunitária Criança Feliz da Grande Sussuarana e a ONG Cipó Comunicação Interativa com a troca solidária das cortesias do abadá do Eva e Nu Outro.

Instituto EcoD

Instituto EcoDesenvolvimento é uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito sensibilizar, mobilizar e educar pessoas e organizações a incorporarem princípios e práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Participa, articula, apóia e promove, diversas iniciativas de interessa da sociedade, como TEDx SP e TEDx Amazonia, Todos Pela Educação, SWU, Dia Mundial Sem Carro, DIA ROSA, Carta da TERRA, Rede Brasileira e Latino Americana de Cidades Justas e Sustentáveis entre outras. O Instituto, por meio de sua rede de parcerias, mantém o portal EcoD.org.br, uma multiplataforma de comunicação especializada que hoje é maior provedor de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira de iniciativa da sociedade civil.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval de Salvador promoverá Metas do Milênio da ONU


Publicada em 03/03/2011 pela Rádio das Nações Unidas. Autora: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

"Parceria com Instituto EcoDesenvolvimento e Grupo Eva dará informações sobre o combate à pobreza, à mortalidade infantil e como atingir educação universal em paineis eletrônicos e nos guias dos foliões.

A partir deste fim de semana quem for comemorar o carnaval em Salvador receberá informações sobre como combater os oito maiores males sociais do mundo.

Numa parceria com o Grupo Eva e o Instituto EcoDesenvolvimento, a ONU levará mensagens aos foliões, através dos paineis eletrônicos e de guias para quem participar da festa.

Combate à Pobreza

A primeira das Metas do Milênio é sobre o combate à pobreza e a fome. Um acordo entre governos de todo o mundo definiu 2015 como o prazo para se atingir os oito objetivos.

Educação universal, promoção da saúde materno-infantil e o combate à Aids, malária e outras doenças são algumas das mensagens divulgadas no carnaval baiano.

Os Blocos Eva e Nuoutro Eva tem cerca de 6 mil integrantes. Além das mensagens, os convidados para a tradicional feijoada do Eva também receberão informações e fitinhas do senhor do bonfim com os símbolos das oito Metas do Milênio."

quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval Sustentável


Publicada pelo site Green Nation.

Para grande parte dos brasileiros o carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano. Muitos estrangeiros também viajam para o Brasil em busca do famigerado carnaval brasileiro.

Mas apesar de ser um momento de diversão e comemoração, a festa mais famosa do Brasil não deveria ser sinônimo de sujeira, disperdício, "acabação".

É possível viver um carnaval mais sustentável, com menos desperdícios e com responsabilidade ambiental. Por isso o GreenNation preparou essa dica com algumas formas de se reduzir o impacto carnavalesco.

Algumas dicas básicas podem guiar seu carnaval em uma nova direção, mais saudável e sustentável:

- Produza o mínimo necessário de lixo. Alguns excessos são evitáveis e outros podem ser amenizados com atitudes simples como na hora de consumir bebidas em lata, procurar sempre uma lixeira para facilitar o trabalho dos catadores de latinhas.

- A maioria das cidades onde se comemora o carnaval disponibiliza banheiros químicos nas ruas. Por mais que as filas sejam grandes, manter a cidade limpa é um dever de todos. Em outras palavras, não faça xixi na rua!

- As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.

- Se você vai escolher outra cidade para aproveitar a folga, não se esqueça de verificar se todos os aparelhos eletrônicos da sua casa foram devidamente desligados e retirados das tomadas. Isso evita o desperdício de energia e ainda garante que tudo vai estar intacto na sua volta.

- O carnaval é a época em que muitas cidades, em especial as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício, tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

- O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

Existem também algumas cidades e blocos que apostam na diversão sustentável:

Continue lendo esta matéria.

Oportunidade na área de Responsabilidade Social


ANALISTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL SÊNIOR

Descrição das atividades

Prestar suporte na gestão de códigos de conduta/ ética, garantindo a manutenção de valores e princípios de sustentabilidade junto a clientes internos e externos.

Zelar pela organização de informações confidenciais.

Identificar riscos e oportunidades, e colaborar para a implementação de estratégias de Sustentabilidade.

Perfil desejado

Experiência anterior em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Superior completo nas diversas áreas afins, com Pós- graduação.

Inglês intermediário.

Disponibilidade para residir no Sul do Brasil.

Interessados devem encaminhar currículo com pretensão salarial para: tatiane.mesquita@businesspartners.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

Camarotes e artistas realizam Carnaval sustentável em Salvador


Publicada em 22/02/2011 pelo Portal EcoD.

O Carnaval de Salvador contará com ações sustentáveis de camarotes e artistas em diversos pontos do circuito. Uma das iniciativas partirá do Expresso 2222, camarote de Gilberto e Flora Gil, que desde 2005 realiza festas de Carnaval sob a política do menor impacto ambiental possível. A organização do Expresso já priorizou fontes renonváveis e materiais reciclados e recicláveis para oferecer aos foliões durante os dias da festa.

Como as telhas e a estrutura do camarote feitas com placas fabricadas a partir de embalagens Tetra Park e a estação de reciclagem no subsolo da estrutura, que abrigará funcionários da Cooperativa de Catadores e Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), para separar os materiais recicláveis e transformar o resíduo em renda.

Outro ponto pensado é o uso de utensílios de serviço, que como no ano passado, são biodegradáveis e compostáveis, feitos de resina de amido de milho e fécula de mandioca. Além disso, a iluminação da festa utilizará uso de controladores de cena e lâmpadas de baixo consumo de energia, assim como os ar-condicionados com selo de eficiência.

O Reiciclável

reiciclavelA banda Asa de Águia também entrou no ritmo da sustentabilidade. O personagem incorporado por Durval Lelys no Carnaval 2011 será o Reiciclável, um rei com vestes e hino que exaltam a reciclagem não só das ações para o meio ambiente, como também as relações humanas.

"Nesse Carnaval manifeste a sua emoção de ser um transformador. Recicle o lixo, recicle a sua própria vida, recicle o amor. O relacionamento está desgastado? O trabalho está puxado? Está cansado de viver as mesmas histórias? É hora de reciclar", brinca Durval ao apresentar a sua música.

Por trás do incentivo à curtição da festa momesca há um conjunto de ações para tornar a folia do Asa menos poluente. Para compor o personagem, Durval vai usar um figurino reciclado assinado pela estilista de moda responsável Valéria Kaveski. As roupas são feitas com materiais reutilizáveis, como lacres de garrafa, copos plásticos, caixas de fósforo e garrafas PET.

Os foliões que acompanharem a banda também vão usar roupas sustentáveis. Os abadás dos blocos CocoBambu e Me Abraça são produzidos com fios de garrafa PET e tinturados com tintas à base de água.

Por meio da campanha “Seja Você Também o Reiciclável da Folia”, Durval Lelys mobiliza os foliões a doarem jornais e revistas durante a entrega de abadás, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, das 10 às 16 horas, no Centro de Convenções da Bahia. O material arrecadado será destinado para a ONG Paciência Viva, que desenvolve o projeto Ação Reciclar, beneficiando milhares de famílias na capital baiana.

O Asa de Águia também possui um projeto de mitigação do gás carbônico emitido na atmosfera durante a passagem do trio elétrico Dragão pela avenida. A organização da festa irá plantar árvores para neutralizar o carbono e diminuir os danos ao aquecimento global.

O Camarote do Reino, do mesmo grupo do Asa de Águia, também vai realizar ações para diminuir os danos ambientais criados com a festa. O camarote está sendo montado com o OSB, um madeirite feito de madeira reflorestada, e materiais resistentes que durem para serem reutilizados nos próximos quatro anos, pelo menos. Para a decoração serão utilizados cds, latinhas, lacres e tampinhas usadas. A organização também aboliu o saco plástico na entrega do abadá e o folião receberá sua camisa feita de garrafa PET em sacolas reutilizáveis.

Rock' in Roll na avenida

O bloco Preserve Amazônia World Band vai unir o rock nacional a uma campanha contra a construção de cinco rodovias federais na Amazônia (BRs 156, 163, 230, 319 e 364). A Vá de Trem, atual ação da ONG Preserve Amazônia, será tocada pelos músicos Gutto Goffi e Peninha, do Barão Vermelho, George Israel, do Kid Abelha, o americano Delmar Brow, ex-integrante das bandas de Sting, Ray Charles e Miles Davis, e os baianos Lula Amoedo, Keko Pires e Bruno Nunes.

O trio que carregará os foliões do rock também terá suas emissões de carbono neutralizadas com plantação de árvores. A Cetrel, empresa que recolhe lixos tóxicos de indústrias da Bahia, realizará a mitigação por meio do programa Fábrica de Florestas e também estará monitorando a qualidade do ar com uma unidade móvel instalada no circuito Dodô, no bairro de Ondina.

A iniciativa de trazer a preservação da Amazônia para o Carnaval de Salvador foi do músico Bruno Nunes, que participa de ações da ONG Preserve Amazônia há três anos. Uma das ações já realizadas para divulgar a campanha foi a música Vá de Trem, que foi lançada em videoclipe durante a mostra "Faróis do Cinema", realizada em setembro de 2010 no Rio de Janeiro.

Comissão de Meio Ambiente do Senado realiza audiência pública sobre a PNRS


Publicada em 01/03/2011 pelo Informativo Novidades Legislativas - CNI.

"A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou requerimento extra-pauta, apresentado pelo senador Cícero Lucena (PSDB/PB), para realização de audiência pública com a finalidade de analisar e discutir a implantação e os prazos para as medidas contidas no Decreto nº 7.404/2010, que regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e criou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre os convidados estão o Presidente da CNI – Robson Braga de Andrade, a Ministra do Meio Ambiente – Izabela Mônica Vieira Teixeira, o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios – Paulo Ziulkoski e o Presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) – Victor Bicca."

terça-feira, 1 de março de 2011

Marquês de Sapucaí terá ações sustentáveis neste Carnaval 2011


Publicada em 25/02/2011 pelo Portal EcoD.

Os carros alegóricos da Mocidade usaram biodiesel neste Carnaval/Foto: Divulgação/Mocidade

Os temas sustentabilidade, reciclagem e mudanças climáticas já foram sambas-enredo de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas nesse ano algumas ações em prol do meio ambiente serão colocadas em prática.

A Mocidade Independente de Padre Miguel, por exemplo, vai levar a sustentabilidade da agricultura para a avenida. Junto com o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores”, a escola utilizará cerca de 800 litros de biocombustível para alimentar os carros alegóricos do desfile.

A iniciativa faz parte de um acordo da Mocidade com a União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio), com apoio do Instituto Nacional da Tecnologia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

Mas as ações pelo uso consciente do óleo não param por aí. A Mocidade também firmou parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio e o barracão da escola virou um de posto de coleta de óleo de cozinha usado para ser encaminhado ao programa de reciclagem da secretaria.

Outra escola preocupada com os resíduos que são criados com a festa do Carnaval é a Acadêmicos da Grande Rio. A organização do camarote informou que também adotará ações sustentáveis para este Carnaval, como o uso de papel reciclado, material de limpeza biodegradável e madeira recomendada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) nas estruturas das varandas. Além disso, para evitar o desperdício de papel, os convites serão enviados por e-mail.

Fora da Sapucaí

A sustentabilidade do Carnaval do Rio de Janeiro também estará presente fora da Sapucaí. O Circo Voador, casa de espetáculos da cidade, se comprometeu em dar atenção especial ao descarte do lixo com a campanha “Carnaval Sustentável”. A partir de 2011, todo o lixo produzido na casa será coletado para a reciclagem e entregue à Cooperativa de Catadores de Lixo do Centro (CoopCentro).

Outra parte do projeto é a conscientização dos foliões que participarem da festa. Com o tema “Vamos de sustentabilidade”, a casa de shows lançou um concurso musical em que “só letras verdes” concorrem. O samba vencedor será cantado nos quatro dias de festa do Circo - as inscrições terminam no dia 3 de março.

(EcoD)