terça-feira, 1 de março de 2011

Marquês de Sapucaí terá ações sustentáveis neste Carnaval 2011


Publicada em 25/02/2011 pelo Portal EcoD.

Os carros alegóricos da Mocidade usaram biodiesel neste Carnaval/Foto: Divulgação/Mocidade

Os temas sustentabilidade, reciclagem e mudanças climáticas já foram sambas-enredo de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas nesse ano algumas ações em prol do meio ambiente serão colocadas em prática.

A Mocidade Independente de Padre Miguel, por exemplo, vai levar a sustentabilidade da agricultura para a avenida. Junto com o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores”, a escola utilizará cerca de 800 litros de biocombustível para alimentar os carros alegóricos do desfile.

A iniciativa faz parte de um acordo da Mocidade com a União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio), com apoio do Instituto Nacional da Tecnologia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

Mas as ações pelo uso consciente do óleo não param por aí. A Mocidade também firmou parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio e o barracão da escola virou um de posto de coleta de óleo de cozinha usado para ser encaminhado ao programa de reciclagem da secretaria.

Outra escola preocupada com os resíduos que são criados com a festa do Carnaval é a Acadêmicos da Grande Rio. A organização do camarote informou que também adotará ações sustentáveis para este Carnaval, como o uso de papel reciclado, material de limpeza biodegradável e madeira recomendada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) nas estruturas das varandas. Além disso, para evitar o desperdício de papel, os convites serão enviados por e-mail.

Fora da Sapucaí

A sustentabilidade do Carnaval do Rio de Janeiro também estará presente fora da Sapucaí. O Circo Voador, casa de espetáculos da cidade, se comprometeu em dar atenção especial ao descarte do lixo com a campanha “Carnaval Sustentável”. A partir de 2011, todo o lixo produzido na casa será coletado para a reciclagem e entregue à Cooperativa de Catadores de Lixo do Centro (CoopCentro).

Outra parte do projeto é a conscientização dos foliões que participarem da festa. Com o tema “Vamos de sustentabilidade”, a casa de shows lançou um concurso musical em que “só letras verdes” concorrem. O samba vencedor será cantado nos quatro dias de festa do Circo - as inscrições terminam no dia 3 de março.

(EcoD)

Nenhum comentário: