sábado, 5 de março de 2011

ONU, EVA e EcoD - Objetivos do Milênio no Carnaval da Bahia


O Grupo Eva, ONU - Nações Unidas Brasil e Instituto EcoDesenvolvimento tiveram a iniciativa de contribui para conscientização do grande público quanto a importância de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio durante o Carnaval de Salvador. A idéia é atuar na conscientização quanto aos desafios que o Brasil e o mundo ainda têm para enfrentar até 2015. Os ODM, aprovados na Declaração do Milênio das Nações Unidas, foram propostos a partir da visão de que é possível construir um mundo mais justo e igualitário. São eles:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;

2. Atingir o ensino básico universal;

3. Promover igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher;

4. Reduzir a mortalidade infantil;

5. Melhorar a saúde materna;

6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;

7. Garantir a sustentabilidade ambiental;

8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

A Campanha dos ODM estará presente durante todos os dias de folia no carnaval de Salvador, O trio do EVA irá transmitir diversas mensagens da campanha nos painéis eletrônicos, além de informações que foram introduzidas no “guia do folião” tradicionalmente distribuído aos 6.000 integrantes dos Blocos EVA e NUOUTRO EVA. Balões gigantes com as marcas da campanha, irão abrir o desfile dos blocos durante todos os dias de carnaval. Durante a feijoada do EVA, sábado de carnaval no Iate Clube da Bahia, os convidados receberão o material com informações da campanha e fitinhas do senhor do bonfim customizadas com os símbolos dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que também serão distribuídas para a imprensa durante o carnaval. Outro ponto importante

é o engajamento do vocalista Saulo Fernandes e Banda EVA pela causa. Para o carnaval deste ano, o Eva realiza uma ação inédita na sua história, que é sair pra “pipoca” na avenida. O Grupo baixa as cordas na terça-feira com a intenção de valorizar o circuito mais tradicional da folia.

ONU - Organização das Nações Unidas Brasil

A ONU vem promovendo a paz, a justiça, o desenvolvimento e a democracia em nome dos povos do mundo e em articulação com seus 192 Estados-Membros,tem trabalhado nas últimas décadas para reduzir desigualdades econômicas, promover direitos humanos, mediar conflitos e apoiar a reconstrução de países devastados por catástrofes de qualquer natureza. Um exemplo emblemático desse esforço é o conjunto de Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que desde 2000 vêm mobilizando a comunidade internacional para atender aos mais necessitados, salvar vidas e dar mais qualidade à existência humana.

O Grupo EVA

O Carnaval é uma festa, na qual todos estão em busca de diversão. A alegria está estampada nos rostos e na música que leva mais de dois milhões de pessoas para as ruas de Salvador. Motivado com tanta união o bloco Eva desde 2003 utiliza seu espaço para realizar ações de responsabilidade social, que já viraram tradição. Em anos anteriores o Eva abraçou a campanha do “Estado de Paz” e os lemas, “Caia na folia, não caia na avenida” e "Depois não me conte os seus problemas - Use camisinha". O Eva ainda, ajuda mais uma vez a Creche Escola Comunitária Criança Feliz da Grande Sussuarana e a ONG Cipó Comunicação Interativa com a troca solidária das cortesias do abadá do Eva e Nu Outro.

Instituto EcoD

Instituto EcoDesenvolvimento é uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito sensibilizar, mobilizar e educar pessoas e organizações a incorporarem princípios e práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Participa, articula, apóia e promove, diversas iniciativas de interessa da sociedade, como TEDx SP e TEDx Amazonia, Todos Pela Educação, SWU, Dia Mundial Sem Carro, DIA ROSA, Carta da TERRA, Rede Brasileira e Latino Americana de Cidades Justas e Sustentáveis entre outras. O Instituto, por meio de sua rede de parcerias, mantém o portal EcoD.org.br, uma multiplataforma de comunicação especializada que hoje é maior provedor de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira de iniciativa da sociedade civil.

Nenhum comentário: