quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval Sustentável


Publicada pelo site Green Nation.

Para grande parte dos brasileiros o carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano. Muitos estrangeiros também viajam para o Brasil em busca do famigerado carnaval brasileiro.

Mas apesar de ser um momento de diversão e comemoração, a festa mais famosa do Brasil não deveria ser sinônimo de sujeira, disperdício, "acabação".

É possível viver um carnaval mais sustentável, com menos desperdícios e com responsabilidade ambiental. Por isso o GreenNation preparou essa dica com algumas formas de se reduzir o impacto carnavalesco.

Algumas dicas básicas podem guiar seu carnaval em uma nova direção, mais saudável e sustentável:

- Produza o mínimo necessário de lixo. Alguns excessos são evitáveis e outros podem ser amenizados com atitudes simples como na hora de consumir bebidas em lata, procurar sempre uma lixeira para facilitar o trabalho dos catadores de latinhas.

- A maioria das cidades onde se comemora o carnaval disponibiliza banheiros químicos nas ruas. Por mais que as filas sejam grandes, manter a cidade limpa é um dever de todos. Em outras palavras, não faça xixi na rua!

- As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.

- Se você vai escolher outra cidade para aproveitar a folga, não se esqueça de verificar se todos os aparelhos eletrônicos da sua casa foram devidamente desligados e retirados das tomadas. Isso evita o desperdício de energia e ainda garante que tudo vai estar intacto na sua volta.

- O carnaval é a época em que muitas cidades, em especial as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício, tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

- O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

Existem também algumas cidades e blocos que apostam na diversão sustentável:

Continue lendo esta matéria.

Nenhum comentário: