quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia Mundial da Água terá prêmio ambiental


Abes, Braskem e Sindjornal lançam Prêmio Octávio Brandão na terça-feira, com a presença da ABRH

O lançamento do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental será uma das principais atrações do Dia Mundial da Água em Maceió, a ser comemorado na próxima terça-feira. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) - com o patrocínio da Braskem e o apoio do Sindicato dos Jornalistas – acontecerá durante um café da manhã para a imprensa, a partir das 8 horas, no cinturão verde da Braskem. Na oportunidade haverá uma explanação do engenheiro Valmir Pedrosa, representante da Associação Brasileira e Recursos Hídricos (ABRH).

Este ano, o tema para debates no Dia Mundial da Água é: Água para as cidades: respondendo ao desafio humano. Questões como a escassez e a poluição dos recursos hídricos são alguns dos itens em pauta. Eles já foram abordados em várias reportagens que participaram do Prêmio Octávio Brandão nos últimos sete anos, devendo voltar na edição de 2011. O Prêmio contempla os autores das melhores reportagens sobre o meio ambiente produzidas e veiculadas entre abril de 2010 e março de 2011, nas categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo e Estudante. A categoria Webjornalismo está sendo inserida este ano, ao lado da categoria Reportagem Cinematográfica, que havia sido suspensa há dois anos.

Os jornalistas interessados em participar do Prêmio têm até o dia 7 de maio para inscrever os trabalhos. Reportagens podem ser produzidas e veiculadas até o dia 31 deste mês. Cada profissional pode concorrer, no máximo, com quatro matérias. Os vencedores, incluindo 2º e 3º colocados, vão dividir R$ 41 mil em dinheiro, além de receberem troféus. A solenidade de premiação será no dia 4 de junho, véspera do Dia do Meio Ambiente.

O julgamento dos trabalhos é feito por jornalistas e técnicos com larga experiência na área ambiental, a maioria de outros estados. Eles fazem uma seleção prévia e individual das matérias que consideram melhores, para depois apontarem conjuntamente os vencedores, durante reunião em Maceió.

O Prêmio Octávio Brandão acontece este ano em meio aos preparativos do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, marcado para o período de 12 a 15 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento nacional, que antecede a Conferência Rio+20 (marcada para 2012 também na capital fluminense), será tema de debates na oficina promovida pela Abes, Braskem e Sindjonal na manhã de 4 de junho, antes da festa do Prêmio. Durante essa oficina, a Braskem doará duas passagens aéreas para jornalistas participarem do Congresso no Rio.

Fonte: Sindjornal-AL e NEJ-AL

Nenhum comentário: