quinta-feira, 17 de março de 2011

Clima e Consumo em São Paulo/Exposição Itinerante Homem Refluxo nas bibliotecas

O Idec em parceria com o Vitae Civilis e apoio do FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA, está desenvolvendo a iniciativa “Clima e Consumo em São Paulo” Que trata dos impactos climáticos de nossos padrões de consumo.

A iniciativa conta com a realização de variadas intervenções urbanas com o propósito de abordar problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo: a geração excessiva de resíduos sólidos; o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável para cidade, aumento das enchentes e a falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.

As intervenções urbanas acontecerão nos bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré.

Fique atento a programação do mês de março e participe das atividades:

Exposição Itinerante Homem Refluxo nas bibliotecas

O projeto “Homem Refluxo” nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane. Durante uma semana, ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de parangolixo-luxo. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo durante sete dias e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário.

O parangolixo-luxo e o vídeo serão expostos em 3 bibliotecas na região da Lapa terminando o ciclo da exposição num bate-papo sobre consumo e mudanças climáticas em São Paulo, com a presença do multiartista na Biblioteca Mario Schenberg no dia 25 de março às 15h.

Agenda

17, 18 e 19 de março Biblioteca Clarice Lispector
(Rua Jaricunas, 458, Alto da Lapa, São Paulo)

21, 22 e 23 de março Espaço de Leitura Cecília Meireles
(Rua Araçatuba, 522, Vila Romana, Lapa)

24, 25 e 26 de março Biblioteca Mario Schenberg
25 de março - bate-papo com Peri Pane, O Homem Refluxo
(Rua Catão, 611, Lapa)

Realização:
Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Vitae Civilis
Homem Refluxo

Apoio: Prefeitura de São Paulo, Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA

Mais informações: www.climaeconsumo.org.br

Nenhum comentário: