quarta-feira, 12 de novembro de 2008

GFAL em São Paulo


Durante os dias 20 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo sediará um grande encontro entre representantes de empresas, universidades, poder público e da sociedade para trocar experiências, criar novas propostas de ação, mobilização e engajamento com foco na Sustentabilidade. Trata-se do Global Forum America Latina (GFAL) - Call For Action, um movimento que tem por objetivo incentivar a criatividade dos participantes para estimular a cooperação entre instituições, organizações e a sociedade em prol de um mundo sustentável, com a perspectiva de que sustentabilidade pode ser também considerada como uma grande oportunidade de negócios. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Fecomercio, no bairro da Bela Vista.Professores, alunos, empresários, representantes de organizações não governamentais, públicas ou privadas, poderão participar do encontro que pretende reunir cerca de 500 pessoas para gerar iniciativas que promovam transformações culturais, econômicas e socioambientais. O evento será coordenado pelo Professor Ronald E. Fry, da Case Western Reserve University, de Cleveland, Ohio, com a aplicação da Investigação Apreciativa, metodologia da qual é co-formulador juntamente com o professor David Cooperrider, PhD.


PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
É muito importante a participação nos dois dias de conversações do encontro.
Confira aqui sequência de atividades.


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
David Cooperrider
Ronald Fry
Ilma Barros
Maria Fernanda Teixeira da Costa
Margarita Bosh

DIVULGAÇÃO
Você também pode ajudar, veja os materiais

INSPIRAÇÃO
Conheça pessoas e histórias especiais nas entrevistas apreciativas

IMPRENSA
O release do Call for Action São Paulo e cadastramento para a imprensa

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PNUD busca sugestões de temas para Relatório de Desenvolvimento Humano

A Equipe do Relatório de Desenvolvimento Humano - Brasil 2009, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está convidando empresários e profissionais, ligados a instituições com atuação na área de responsabilidade social, a enviar sugestões de temas para o próximo relatório.

O relatório buscará captar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios. Os temas sugeridos deverão apresentar uma justificativa de sua relevância para o Desenvolvimento Humano no Brasil.

Devem refletir problemas centrais à qualidade de vida das pessoas e ser, preferencialmente, transversais, críticos e propositivos. Junto com as sugestões de temas, o PNUD vai montar um banco de dados de pessoas e empresas com atuação na área de Responsabilidade Social, para futuras parcerias. O prazo final para o envio das sugestões de temas é 30 de outubro de 2008.

Para participar, basta enviar um email para o endereço rdh@undp.org.br , com o título "Consulta - Empresas", contendo os seguintes dados: nome, instituição, departamento/área de atuação, email, sugestão de tema e justificativa (com no máximo 1000 palavras). Mais informações podem ser obtidas com Flávio Comim (flavio.comin@undp.org.br) ou Moema Freire (moema.freire@undp.org.br), da equipe do Relatório de Desenvolvimento Humano - Brasil 2009.

Fonte: Ethos

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Turismo e Sustentabilidade: o que eles têm em comum?


Turismo e sustentabilidade: o que eles têm em comum?*

Julio Bin**

Poucas pessoas entendem qual é a verdadeira relação entre turismo e sustentabilidade. O que precisamos ter na cabeça é que as duas coisas têm como base o relacionamento do ser humano com o planeta. A indústria do turismo, além de ser um importante pilar do processo de globalização, possui um enorme potencial para o desenvolvimento. Já a sustentabilidade reflete um desenvolvimento econômico eficaz, socialmente justo, contínuo e sem prejuízo ambiental. Nesse sentido, a conexão entre turismo e sustentabilidade é essencial.

No Brasil, essa relação é feita com pouca freqüência. Não à toa, o setor de turismo é responsável por 10,3% do PIB mundial, mas aqui, este setor representa apenas 3% do PIB nacional. É compreensível, mas inaceitável, a representatividade que o Brasil tem para o mercado mundial. Precisamos deixar de considerar o turismo como tema periférico da economia e começar a entender o seu potencial para a sustentabilidade do país. As dimensões e características territoriais, a diversidade ambiental, as tradições e costumes, a multiplicidade cultural e unicidade histórica, dão ao Brasil a vocação perfeita para se dedicar ao desenvolvimento sustentável da indústria do turismo.

Com o objetivo de aglutinar esforços e recursos em benefício desse desenvolvimento sustentável, iniciamos um projeto no Banco Real, há pouco mais de um ano, chamado Turismo Real*. Por meio dessa iniciativa, queremos conscientizar os viajantes sobre o turismo responsável e incentivar a capacitação das pessoas que trabalham no setor. O projeto é, na verdade, um movimento que propõe a integração e convergência da ação de organismos públicos, privados, multilaterais e do terceiro setor em prol do desenvolvimento sustentável do turismo nacional.

Ainda há muito para ser feito e as oportunidades são ilimitadas. Pense nisso. Coloque na sua agenda uma pergunta que poderá nos ajudar a mudar esse cenário: como você e sua empresa podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil? Vamos fazer esse exercício juntos.

*Texto publicado no site de sustentabilidade do Banco Real

**Julio Bin é superintendente de Produtos para Sustentabilidade do Banco Real.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

FIESP realiza II Mostra de Responsabilidade Socioambiental


A Mostra que acontece de 13 a 15 de agosto no Pavilhão da Bienal em São Paulo tem inscrições gratuitas

O Sistema FIESP realizará em agosto a 2a. edição da Mostra FIESP de Responsabilidade Socioambiental. A Mostra possibilita as empresas exporem conceitos, projetos realizados, propostas, produtos e serviços, bem como apresentarem ao público o Investimento Social Privado (ISP).

O evento é aberto à participação de entidades internacionais de desenvolvimento e meios de comunicação do Brasil e do exterior. Outros países interessados em participar do evento podem fazê-lo por meio de suas Câmaras de Comércio e Indústria, Consulados e Embaixadas.

O principal objetivo da Mostra é divulgar os resultados e as informações quantitativas e qualitativas do ISP e as transformações positivas que promovem nas comunidades onde atuam.

A Mostra tem como público-alvo: empresas envolvidas em projetos de responsabilidade socioambiental; governos federal, estadual e municipal; empresários de pequenas e médias empresas; universidades, organizações não-governamentais e demais interessados no tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.fiesp.com.br/Socioambiental onde podem ser obtidas mais informações sobre o evento.

terça-feira, 15 de julho de 2008

4º Prêmio RS no Varejo prorroga inscrições



O Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) prorrogou o prazo de inscrições para o 4º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de julho de 2008, pelo site http://www.fgv.br/cev/premio, ou pelo Correio.

O Prêmio visa reconhecer e incentivar iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade desenvolvidas por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil. Podem participar empresas e entidades varejistas de todo território nacional, de qualquer porte ou natureza, que estejam desenvolvendo projetos de responsabilidade social e sustentabilidade iniciados antes de 31 de dezembro de 2007.

O Prêmio é dividido em seis categorias: Microempresa (até 20 funcionários), Pequena Empresa (de 21 a 100 funcionários), Média Empresa (de 101 a 500 funcionários), Grande Empresa (acima de 501 funcionários), Shopping Center e Entidade Varejista.Julgamento – Um comitê técnico, formado por instituições de reconhecida atuação nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade, ficará responsável pela escolha de três finalistas, um em cada categoria, e uma comissão de premiação, com personalidades da área, avaliará as iniciativas e escolherá um vencedor para cada categoria.

Premiação – Os finalistas receberão certificados, exemplares do livro “Varejo Socialmente Responsável” (Editora Bookman, 2007) e terão sua iniciativa publicada no Banco de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo (www.fgv.br/cev/rsnovarejo). Os vencedores receberão troféu de mérito, cortesias para participação nos Seminários do Centro de Excelência em Varejo e apresentarão suas iniciativas no 6º Seminário de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.

No dia 8 de setembro serão divulgados os 18 finalistas, três em cada categoria. Os 6 vencedores, um em cada categoria, serão conhecidos no dia 6 de outubro de 2008. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de outubro de 2008, durante o 6º Seminário de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, no Auditório da FGV-EAESP, em São Paulo.O Prêmio é uma iniciativa do Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, desenvolvido pelo Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da Fundação Getulio Vargas (FGV), que tem como objetivos mobilizar, capacitar, reconhecer, gerar e disseminar conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas e entidades varejistas de todos os portes, setores e regiões do país.

O Programa é patrocinado pela AES Eletropaulo, Philip Morris Brasil, Serasa, VisaNet e Whirlpool.Para mais informações, confira o regulamento no site http://www.fgv.br/cev/premio ou entre em contato pelos telefones (11) 3281-3276/3281-3654, ou pelo e-mail: premiocev@fgv.br .

Informações para a imprensa:

FGV-EAESP- Assessoria de Comunicação(11) 3281-7926 - gvimprensa@fgvsp.br

sexta-feira, 6 de junho de 2008

20º Fórum Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência


No próximo dia 10 de Junho, às 9h, a Serasa realizará mais uma edição do bem sucedido Fórum Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência.

O tema desta edição será "Ações de Inclusão Social da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência".
A palestra magna será ministrada pela professora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, recém-criada pelo governador do Estado de São Paulo, José Serra.

No início do Fórum, haverá a entrega do documento "Proposta de Plano de Ação sobre Acessibilidade de Pessoas com Deficiência na Cidade de São Paulo" para Oded Grajew, fundador do Movimento Nossa São Paulo. Esse documento é fruto do workshop realizado em abril pela Serasa, que contou com a participação das ONGs mais representativas do segmento, além dos mais renomados profissionais que trabalham com pessoas com deficiência.
Inscrições gratuitas!
Mais informações: no site da Serasa

terça-feira, 3 de junho de 2008

Green Drinks São Paulo


Depois de mais de 300 cidades em 33 paises, os encontros Green Drinks chegam a São Paulo!!

Mais do que um convite, uma celebração recorrente!

Partimos do princípio de que todos somos atores do desenvolvimento social e que todos gostamos de uma boa conversa.
Do princípio de que essas boas conversas ficam ainda melhores em bares quando estamos rodeados de amigos.
E, principalmente, partimos do princípio de que há cada vez mais a necessidade de juntar nossas forças, mobilizar e conectar as pessoas pela construção de uma sociedade sustentável e justa.
Todos estes ingredientes acima foram misturados, gerando o Green Drinks!
Temos como objetivo criar um espaço informal de troca, envolvimento, geração de iniciativas e diálogo entre aqueles interessados em questões relacionadas à SUSTENTABILIDADE.
Encontros mensais serão realizados na PRIMEIRA TERÇA-FEIRA DE CADA MÊS.
A idéia é que cada encontro terá um eixo temático diferente para nossas discussões.
Esperamos você!

Green Drinks São Paulo

ONDE
Salommão Bar
Av. Angélica, 2435 – Higienópolis
http://www.salommao.com.br/

QUANDO
Terça-feira, 3 de junho - HOJE
A partir das 20h

QUEM
Estudantes, empreendedores sociais, associações, consultorias, empresas

REGRA DO JOGO
Convidar 3 amigos!

REALIZAÇÃO
Conexão Social
EcoAct

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.greendrinks-sp.com.br/
http://www.greendrinks.org/

Green Drinks no mundo
Inglaterra USA Porto Rico Canadá Alemanha Polônia Suécia Holanda Austrália Chile Brasil França México

Anotem na agenda!!! O encontro acontecerá toda primeira terça-feira do mês!

Hoje: Bate-papo sobre Meio Ambiente

Em que mundo você vive?
Fnac-Paulista e Fundação O Boticário promovem bate-papo sobre meio ambiente

Dois ilustres convidados vêm até a Fnac-Paulista para falar sobre a natureza. Mas não da forma como estamos acostumados a ver nos noticiários ou nos documentários que tratam do assunto. O premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão conta como um furo na mão desencadeou a história do livro “Não Verás País Nenhum”, ambientada numa cidade ambientalmente destruída.
Publicado pela primeira vez em 1981, o romance conta uma história de amor vivenciada num futuro marcado pela degradação ambiental. Os temas abordados em "Não Verás País Nenhum" estão cada vez mais atuais: poluição, alterações no clima e doenças causadas pela exposição ao sol são exemplos de problemas que servem de pano de fundo para a obra literária.


Para contextualizar ficção e realidade, Liana John, editora da revista Terra da Gente, traça o caminho que percorremos até chegar à era das Mudanças Climáticas. E, mais do que isso, abre oportunidade para refletirmos sobre nossa responsabilidade diante desse cenário.
Sessão de autógrafos e exposição
Após o bate-papo, acontecerá uma sessão de autógrafos com Ignácio de Loyola Brandão e ainda uma exposição virtual de fotografias de natureza de autoria de Haroldo Palo Jr., um dos mais respeitados fotógrafos brasileiros.


Serviço
O quê: Dia do Meio Ambiente Em que mundo você vive?
Onde: FNAC-Paulista (Av. Paulista, 901)
Data: 03 de junho - HOJE
Horário: 19h

Entrada franca

Parceria
A Fundação O Boticário já desenvolveu projetos em parceria com a Fnac-Barigui, em Curitiba (PR) e pelo resultado positivo dessas iniciativas foi convidada a estruturar a programação sobre meio ambiente para as Fnac-Paulista, em São Paulo e Fnac-Barra, no Rio de Janeiro. O convite levou em conta a atuação de quase 18 anos da Fundação O Boticário no Terceiro Setor, com foco em conservação da natureza.
Fonte: Fundação O Boticário

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mostra de Tecnologias Sustentáveis: entrada gratuita

Simultaneamente à Conferência Internacional Ethos 2008, que acontece de 27 a 30 de maio, no Palácio das Convenções Anhembi em São Paulo, será realizada a primeira edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis. A Mostra reunirá informações e conhecimentos sobre as tecnologias sustentáveis disponíveis, visando tanto a ampliação de seu uso pelos indivíduos e empresas como o estímulo para que organizações públicas e privadas intensifiquem seu desenvolvimento, produção e aplicação.

“Tecnologias sustentáveis” compreendem metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos e processos capazes de minimizar os impactos negativos e promover os positivos na qualidade de vida das pessoas, no meio ambiente e na sustentabilidade da sociedade, e que sejam economicamente viáveis e passíveis de serem produzidos e aplicados.

No link abaixo vocês podem se inscrever para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis, que apesar de ocorrer dentro da Conferência Internacional do Instituto Ethos, tem entrada gratuita. Como tudo que é bom deve ser disseminado, solicitamos que vocês estendam este convite para todas as pessoas que julguem pertinentes para o perfil deste evento.

VISITEM A MOSTRA DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DO INSTITUTO ETHOS

Solicite sua entrada gratuita pelo site
http://www.ethos.org.br/MostradeTecnologiasSustentaveis/CONVITE/convite.asp?operacao=new

Data: 28 a 30 de maio de 2008

Local: Palácio das Convenções do Parque Anhembi

Saiba mais em www.ethos.org.br/MostradeTecnologiasSustentaveis

Mais informações sobre a Conferência no site http://www.ethos.org.br/ci2008/

Ou no site do Instituto Ethos no site http://www.ethos.org.br/

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conferência Internacional Ethos 2008: preço promocional prorrogado até 20 de maio


A 10ª edição da Conferência Internacional do Instituto Ethos celebra os 10 anos do movimento de responsabilidade social empresarial (RSE) no Brasil com uma exposição sobre sua história, uma "Mostra de Tecnologias Sustentáveis" e debates sobre os principais fatores para a sustentabilidade dos negócios e da sociedade, produzindo propostas para construção de um mercado socialmente responsável.

Serviço

O quê: Conferência Internacional 2008 do Instituto Ethos;
Tema: Mercado Socialmente Responsável: Uma Nova Ética para o Desenvolvimento;
Quando: de 27 a 30 de maio de 2008;
Onde: Palácio de Convenções do Parque Anhembi;
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi - Santana - São Paulo;

Inscrições: exclusivamente pelo site do Instituto Ethos http://www.ethos.org.br/ no link do banner principal da página de abertura do site;

Investimento: R$ 1.650,00 para associados ao Instituto Ethos e R$ 2.955,00, para não associados (preço especial válido até 18 de abril de 2008).

terça-feira, 13 de maio de 2008

Bolsas para jornalistas e designers gráficos


Fundação Avina oferece bolsas para trabalhos em sustentabilidade na AL

A Fundação Avina, uma ONG suíça, oferece bolsas para jornalistas e designers gráficos que apresentem trabalhos e projetos que aumentem a agenda da mídia em defesa da sustentabilidade na América Latina.

Os profissionais, de empresas brasileiras e estrangeiras, podem concorrer em seis categorias: igualdade social, governabilidade democrática, gestão de recursos naturais, desenvolvimento econômico sustentável, integração da América Latina e arte e sociedade latino-americanas.
Os recursos serão de US$ 250 mil (hoje, R$ 416,2 mil) no total, divididos em US$ 6 mil (cerca de R$ 10 mil) para cada emissora de TV, e US$ 4 mil (R$ 6,6 mil) para jornais, revistas, sites, emissoras de rádio e agências de notícias cujas propostas forem aceitas.

As inscrições para a segunda edição das Bolsas Avina de Investigação Jornalística para o Desenvolvimento Sustentável vão até 01/07, pelo site.
http://www.avina.net/web/siteavina.nsf/0/4DA404305396442C03257439004D9A53?OpenDocument&idioma=spa&sistema=1&plantilla=3&flag=Home

Fonte: Comunique-se!
http://www.comunique-se.com.br/

segunda-feira, 12 de maio de 2008

4º Concurso Causos do ECA


O 4º Concurso Causos do ECA é um concurso literário e cultural que procura disseminar e premiar histórias e experiências de cidadania vividas por meio da efetivação das diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para participar, basta que você envie uma história de transformação social na vida de crianças e adolescentes. Precisa ser um caso real de justa aplicação do ECA.

Incrições até o dia 02 de junho. Mais informações no site Pró-menino.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

II Rodada de Administração Estratégica - Empreendedorismo e Inovação


Entre 8 de abril e 25 de junho, o Senac São Paulo promove a II Rodada de Administração Estratégica – Empreendedorismo e Inovação. A palestra acontece em 21 unidades da rede, sempre das 19h30 às 21h30 e abordará, de forma prática e clara, o que é “atitude empreendedora”, desmistificando empreendedorismo somente como criação de novos negócios.
As apresentações serão coordenadas por Leo Giovanni Avella, que é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios. O profissional trabalhou por nove anos gerenciando unidades de negócio do Sebrae-SP e, atualmente, é instrutor do Empretec, seminário da ONU sobre comportamentos empreendedores administrado no Brasil pelo Sebrae, e diretor administrativo financeiro da Educa - União dos Educadores.
São convidados para a realização, profissionais, empresários e alunos de qualquer área, pois o tema Empreendedorismo é geral, atendendo tanto aos que possuem seu próprio negócio, como também aqueles que trabalham para terceiros (empreendedorismo corporativo).
A II Rodada de Administração Estratégica acontece nas unidades que disponibilizam cursos relacionados à Administração Geral e Empreendedorismo. Dessa forma, os participantes ainda poderão conhecer o portfólio da instituição voltado para o setor.
Para participar do evento basta levar um quilo de alimento não-perecível. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio do telefone de contato da unidade de interesse. Confira abaixo a programação.

PROGRAMAÇÃO

8 de abril
Senac Jabaquara

Informações: (11) 2146-9150

10 de abril
Senac 24 de maio

Informações: (11) 2161-0500

15 de abril
Senac Tatuapé

Informações: (11) 2191-2900

17 de abril
Senac Guarulhos

Informações: (11) 2187-3350

22 de abril
Senac Santo André

Informações: (11) 6842-8300

25 de abril
Senac Barretos

Informações: (17) 3322-9011

29 de abril
Senac Franca

Informações: (16) 3402-4100

7 de maio
Senac Santana

Informações: (11) 2146-8250

8 de maio
Senac Santo Amaro

Informações: (11) 3737-3900

14 de maio
Senac Lapa Tito

Informações: (11) 6888-5500

15 de maio
Senac Limeira

Informações: (19) 2114-9199

20 de maio
Senac São João da Boa Vista

Informações: (19) 3623-2702

28 de maio
Senac Bauru

Informações: (14) 3321-3199

29 de maio
Senac Ribeirão Preto

Informações: (16) 2111-1200

4 de junho
Senac Nove de julho

Informações: (11) 2182-6900

6 de junho
Senac Campinas

Informações: (19) 2117-0600

10 de junho
Senac Osasco

Informações: (11) 2164-9877

12 de junho
Senac São José dos Campos

Informações: (12) 3929-2300

18 de junho
Senac Francisco Matarazzo

Informações: (11) 3879-3600

19 de junho
Senac São José do Rio Preto

Informações: (17) 2139-1699

25 de junho
Senac São Carlos

Informações: (16) 2107-1055


Evento: II Rodada de Administração Estratégica – Empreendedorismo e Inovação
Quando: de 8 de abril a 25 de junho de 2008, das 19h30 às 21h30
Onde: 21 unidades do Senac São Paulo
Quanto: um quilo de alimento não-perecível
Informações: entre em contato com a unidade de interesse

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ma(i)s que papelão!

Uma cooperativa que reúne catadores de material reciclável e novos escritores. Essa é a proposta do projeto social criado pelo escritor argentino Washington Cucurto, no bairro La Boca, em Buenos Aires. No Brasil acontece, desde a última Bienal do livro, uma versão chamada Dulcinéia Catadora. A cooperativa, tocada pela artista plástica Lúcia Rosa e um grupo variável de filhos de catadores e jovens que moram em abrigos, produz livros com capa de papelão cuidadosamente pintada a mão. Já têm no catálogo cerca de 30 títulos, de autores que vão do sonetista Glauco Mattoso ao rei do portuñol salvage Douglas Diegues. Os livros, verdadeiros objetos de arte, são vendidos a 5 reais. O lucro paga os jovens do coletivo e sustenta o projeto, que é auto-suficiente. O ateliê da Dulcinéia fica numa sala oferecida pela ONG Projeto Aprendiz, na Vila Madalena. O coletivo também faz intervenções urbanas. Recentemente cercaram uma praça em Sorocaba com uma grande frase de letras pintadas com 1,60 metro de altura. A frase, um ditado popular usado como epígrafe no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, define, segundo Lúcia, o coletivo: O sapo não pula por boniteza, mas porém por precisão.

Veja onde encontrar os livros feitos com material reciclável e palavras inéditas

Mercearia do Pedro – Rua Rodésia, 34 (Vila Madalena)
Galeria Vermelho – Rua Minas Gerais, 350
Livraria Realejo (Santos) – Rua Marechal Deodoro, 2

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Consumidor Consciente


O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram em parceria com a Market Analysis Brasil, um instituto de pesquisa de mercado, a publicação "Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro".

A pesquisa mostra que o consumidor está interessado em responsabilidade social, mas não acredita nas atitudes das empresas. Segundo a pesquisa, o consumidor brasileiro continua querendo saber se as empresas são socialmente responsáveis, mas está vendo poucos resultados práticos e, como conseqüência, desistindo de usar seu poder de consumo para influenciar as práticas das empresas. "Quase oitenta por cento dos consumidores têm interesse em saber o que as empresas estão fazendo na área de responsabilidade social empresarial", avalia Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. "Por outro lado, há uma dissonância entre as expectativas do consumidor e o que as empresas, na percepção do consumidor, estão fazendo."

quinta-feira, 27 de março de 2008

Frase da semana


“Não é nossa condição social,

mas a qualidade de nossa alma que nos torna felizes.”


Voltaire

terça-feira, 18 de março de 2008

Acontece hoje

A Fundação Dom Cabral (FDC) realiza, hoje, em São Paulo, o Seminário Competitividade Responsável, durante o qual será lançado o relatório O Estado da Competitividade Responsável 2007, produzido pela AccountAbility, ONG internacional sediada no Reino Unido, em parceria com o Núcleo Andrade Gutierrez de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da FDC.
O estudo avalia práticas empresariais responsáveis em 108 países ao redor do mundo e constitui o mais abrangente levantamento sobre responsabilidade social empresarial já produzido. A expressão “competitividade responsável” remete aos benefícios financeiros que o comportamento responsável proporciona às empresas, bem como aos prejuízos ocasionados pela falta de comprometimento com a responsabilidade socioambiental.
De acordo com o Nobel da Paz Al Gore, “O Estado da Competitividade Responsável 2007 aponta empolgantes oportunidades de mercado e também os riscos que os políticos, homens de negócio e investidores precisam gerenciar”. Para ele, o estudo “é o guia indispensável para entender o modo como os mercados estão se reestruturando a fim de recompensar a competitividade no século 21”.
Durante o seminário, Alex Gillivray, da AccountAbility, apresentará o relatório, enquanto Cláudio Boechat, da FDC, falará sobre a posição do Brasil no ranking da competitividade responsável. O encontro se encerrará com uma mesa-redonda que contará com a presença de Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral.
Serviço
O quê: Seminário Competitividade Sustentável;
Quando: 18 de março de 2008;
Horário: 14h00;
Onde: Auditório Serasa;
Endereço: Alameda dos Quinimuras, 187, Planalto Paulista, São Paulo, SP;
Informações: pelo telefone (31) 3589-7483, pelo link http://www.fdc.org.br/hotsites/compresponsavel/ficha_inscricao.html, ou ainda pelo e-mail sustentabilidade@fdc.org.br.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Além da estética...

Uma matéria recente da revista Carta Capital alerta para evolução dos riscos da obesidade infantil. Na matéria, o médico Drauzio Varella afirma que após o sobrepeso infantil se tornar uma epidemia mundial na década de 70, os meninos e meninas agora entram numa segunda fase do problema.

Enfermidades que há dez anos atingiam apenas adultos começam a aparecer no público mais jovem.
É o caso da diabete do tipo 2, que traz mais riscos de amputações de membros, transplante de rim e morte prematura. “Daqui a alguns anos entraremos na fase 3, na qual surgirão doenças cardiovasculares e metabólicas que colocarão a vida em perigo”, afirma o médico.

Drauzio cita estudo do professor da Harvard Medical School, David Ludwing, publicado na revista The New England Journal of Medicine, que estima que em 2050 a obesidade pediátrica terá encurtado em dois a cinco anos a expectativa de vida nos Estados Unidos – efeito igual ao de todos os casos de câncer combinados.

O Brasil já tem cerca de 6 milhões de crianças obesas,
de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria,
e hoje essa doença é a maior ameaça à saúde pública brasileira.
Uma das principais maneiras de combatê-la
é a mudança de comportamento, principalmente pais e professores.

Fonte: Carta Capital (SP), Drauzio Varella – (7/1)/ Clipping da ANDI
Mais informações: http://www.diganaoobesidadeinfantil.com.br/

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Quanto custa plantar uma árvore?

Motivadas por um impluso de marketing crescente ou consciência ambiental, cada vez mais empresas brasileiras têm recorrido à neutralização de carbono. Até o final de 2007 foram contabilizados aproxidamente 100 projetos de empresas interessadas em zerar as emissões de gases de efeito estufa. Entre 2005 e 2006, apenas 30 foram registrados. O movimento brasileiro - afirmam os especialistas - reflete o que se observa hoje na Europa, onde o mercado voluntário de carbono neutro cresce de forma exponencial, em grande medida porque esses projetos são simples de operar e asseguraram visibilidade rápida e bons dividendos de imagem. Embora plantar árvores seja a iniciativa mais comum, os projetos de neutralização não se restrigem a este tipo de prática. Capturar metano na atividade agropecuária também é uma alternativa. Não existe um parâmetro único de preços. Segundo o SOS Mata Atlântica, o plantio de árvores custa em média R$ 10.
Fonte: Revista Idéia Socioambiental - Dez./2007

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Oportunidade para especialista em comunicação

O Unicef Brasil está selecionando especialista em comunicação, que será responsável pela conceituação, planejamento, monitoramento e avaliação de ações de advocacy e de estratégias de comunicação para promover o direito das crianças e adolescentes, além de apoiar a missão da entidade no país.

Os requisitos são: formação superior em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas ou experiência profissional equivalente na área de comunicação combinado com algum curso superior; cinco anos de experiência profissional em comunicação (imprensa escrita, falada, televisiva e de Internet); fluência em inglês e português; conhecimento de teorias e práticas de pesquisa em comunicação, planejamento e estratégia e sobre o papel dos meios de comunicação de massa; e experiência comprovada para gerenciar o relacionamento com a imprensa, o governo e com outros parceiros da entidade. Interessados/as devem enviar o currículo e o formulário UN Personal History (disponível em http://www.unicef.org.br/, em "Quem Somos" e, depois, "Oportunidades de Trabalho") para hrbrasilia@unicef.org, até 8 de março, com "Communication Specialist" no título da mensagem.

Fonte: Rits
Imagem: © UNICEF/HQ07-0159/Pirozzi

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Curtas - O país dos "sem esgoto"

Estudo da FGV-RJ revela que cerca de 51% dos lares brasileiros não possuem coleta e tratamento de esgoto. Nos últimos 14 anos, quatro mandatos presidenciais, o acesso a um serviço tão básico como este cresceu insignificativamente 1,59% ao ano. Isso quer dizer que, mantido o ritmo de tartaruga, serão necessários 56 anos e meio para reduzir à metade o número de casas sem esgoto no Brasil. Uma lástima. Um burraco negro na política pública para um país que ocupa hoje o décimo lugar entre as maiores economias do mundo.
Ao mesmo tempo em que o Brasil tme avançado em ritmo 4 vezes maior no combate à pobreza em relação às metas estipuladas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ainda não chegou nem a metade do que se comprometeu com a ONU a fazer em saneamento.

Fonte: Revista Idéia Socioambiental

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

GIFE abre inscrições para o 5º Congresso

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, de 2 a 4 de abril, em Salvador (BA). Com o tema Experiências Locais, Transformações Globais, estarão em pauta durante o evento as complexidades dos novos arranjos do Investimento Social Privado, sua legitimidade e sustentabilidade, e as possibilidades de ações supranacionais.

A quinta edição do Congresso GIFE representa um espaço privilegiado de relacionamento e intercâmbio entre os atores nacionais e internacionais mais relevantes para a transformação social, motivando a troca de experiências e o debate de soluções para os desafios sociais e ambientais, antes restritos aos países menos desenvolvidos.

Para o evento, são esperadas mais de 600 lideranças nacionais e internacionais ligadas a governos, empresas e organizações da sociedade civil, além de consultores, imprensa, universidades e centros de estudo e pesquisa.

O processo de inscrição é eletrônico e exclusivamente por meio do site do evento. Há preços diferenciados para cada categoria de público.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Dicas para um carnaval consciente!!!


Para muitos, carnaval é tempo de festa e de descontração. Para outros, tempo de descansar e repor as energias, mas pra garantir que alegria vai continuar depois da quarta-feira de cinzas, é bom ficar atento para algumas dicas. O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente elaborou uma lista de conselhos para que o Carnaval seja bom para o folião e para o planeta.

1. Produza menos lixo

Para você ter uma idéia de como o carnaval produz lixo adicional ao usual, só na cidade de Salvador são recolhidas 1.500 toneladas a mais de lixo nos dias 6 dias de festas. Isto gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.

2. Jogue o lixo no lixo

No carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.

3. Reutilize as fantasias

As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.

4. Cuidado com os excessos

O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

5. Seja um turista consciente

Se você for viajar no carnaval, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem, respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia locais.

6. Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

7. Tire os equipamentos da tomada

Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como TV, DVD, microondas e carregador de bateria. O modo “stand-by”, que fica acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada, é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.

8. Não despercidice água

O carnaval é a época em que muitas cidades, em especial as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício, tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

9. Aproveite a cidade vazia

Se sua cidade não for destino de foliões, e se você não for viajar, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.

10. Divulgue o consumo consciente

Durante o carnaval, se você presenciar casos de desrespeito aos preceitos que orientam essas dicas do Akatu, não hesite em orientar as pessoas. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente. Contribua para que o carnaval seja cada vez mais uma época de alegria e paz e não de violência e ameaça ao equilíbrio do planeta.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Philips lança blog de Energia Eficiente


Com o objetivo de discutir questões e soluções sustentáveis relacionadas a eficiência energética, a Philips lança o Blog Energia Eficiente. O blog é atualizado diariamente, com links, vídeos, imagens e conteúdo que geram discussões e esclarecimentos sobre o tema.
Vale a pena conferir!

Responsabilidade Social no Setor Financeiro

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com apoio da Rede Puentes, promoverá o Seminário: "Responsabilidade Socioambiental: diálogo com o setor financeiro" no auditório da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
O objetivo do evento é divulgar os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto, que envolveu as oito maiores instituições financeiras do país, bem como debater esse relevante tema com os principais segmentos interessados.
Serviço
O quê: Responsabilidade Socioambiental: diálogo com o setor financeiro;
Quando: 13 de fevereiro de 2008;
Horário: das 14h às 18h;
Onde: Auditório da FVG;
Endereço: Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista - 01313-902 - São Paulo-SP;
Informações e inscrições: pelo tel: 3874-2182 ou pelo email: imprensa@idec.org.br.
Fonte: Ethos

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dica: Blog sobre 'Fórum Econômico Mundial 2008'

Ricardo Young, empresário e presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, foi convidado pelo diretor de redação da revista 'Época Negócios', Nelson Blecher, para manter um blog sobre o 'Fórum Econômico Mundial 2008'.No blog "Direto de Davos", Ricardo Young comenta os principais dilemas e desafios do Fórum Econômico Mundial 2008, direto de Davos, na Suíça. Para acessar o blog "Direto de Davos" clique aqui.

Fonte: Ethos

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Vale a pena conferir

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançou no mês passado a publicação RSE na Mídia: Pauta e Gestão da Sustentabilidade. O material pode ser conferido no site do Ethos, onde encontra-se disponível para download, assim como todas as suas outras publicações.
A publicação visa aprofundar a reflexão sobre o tema sustentabilidade e é uma síntese das discussões realizadas durante três debates com jornalistas e profissionais da comunicação ocorridos em 2007.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Oportunidades na área de comunicação

O WWF-Brasil está estruturando o seu setor de Comunicação e abrirá vagas em 2008 para jornalistas com experiência profissional entre 2 e 5 anos.
Os profissionais atuarão como especialistas em Comunicação nos temas Pantanal, Mata Atlântica e Áreas Protegidas e no apoio direto à coordenação de Comunicação.
Candidatos às vagas devem enviar currículo, acompanhado de carta de apresentação indicando o cargo, as motivações em trabalhar no WWF-Brasil, pretensão salarial e duas referências profissionais.

Data limite para recebimento dos currículos:
18 de janeiro de 2008

Endereço para envio da correspondência:

Recursos Humanos / Comunicação
Seleção Área de Comunicação
WWF Brasil
SHIS EQ QL 6/8 Conjunto "E"
71620-430 Brasília - DF

Divulgação das vagas:
Até 18 de janeiro de 2008

Análise de currículos:
Entre 21 e 24 de janeiro de 2008

Entrevistas:
Entre 25 e 31 de janeiro ou 11 e 29 de fevereiro de 2008

Início do trabalho:
11 de fevereiro ou 03 de março de 2008

Descrição das vagas

1) Analista de Comunicação de Programa Pleno – Especialista Pantanal
Carga horária: 8h horas
Local de trabalho: Brasília, com disponibilidade para viagens
Formação acadêmica: Graduação em Jornalismo / Comunicação Social
Experiência profissional mínima: 5 anos
Perfil e resumo das habilidades requeridas: Conhecimento sólido em comunicação e jornalismo; produção de textos de excelente qualidade; facilidade no relacionamento interpessoal, capacidade estratégica e empreendedora; capacidade de utilizar os softwares e equipamentos necessários para o bom desempenho da função; iniciativa, dinamismo e criatividade; forte senso de organização e planejamento.
Idiomas: Inglês fluente (oral e escrito). Espanhol (desejável)
Outras especificações desejáveis: Pós-graduação stricto sensu em assunto correlato
2) Analista de Comunicação de Programa Pleno – Especialista Áreas Protegidas
Carga horária: 8h horas
Local de trabalho: Brasília, com disponibilidade para viagens
Formação acadêmica: Graduação em Jornalismo / Comunicação Social
Experiência profissional mínima: 4 anos
Perfil e resumo das habilidades requeridas: Conhecimento sólido em comunicação e jornalismo; produção de textos de excelente qualidade; facilidade no relacionamento interpessoal, capacidade estratégica e empreendedora; capacidade de utilizar os softwares e equipamentos necessários para o bom desempenho da função; iniciativa, dinamismo e criatividade; forte senso de organização e planejamento.
Idiomas: Inglês fluente (oral e escrito). Espanhol (desejável)
3) Analista de Comunicação de Programa Pleno - Especialista Mata Atlântica
Carga horária: 6h horas
Local de trabalho: São Paulo, com disponibilidade para viagens
Formação acadêmica: Graduação em Jornalismo / Comunicação Social
Experiência profissional mínima: 3 anos
Perfil e resumo das habilidades requeridas: Conhecimento sólido em comunicação e jornalismo; produção de textos de excelente qualidade; facilidade no relacionamento interpessoal, capacidade estratégica e empreendedora; capacidade de utilizar os softwares e equipamentos necessários para o bom desempenho da função; iniciativa, dinamismo e criatividade; forte senso de organização e planejamento.
Idiomas: Inglês fluente (oral e escrito). Espanhol (desejável)
4) Assistente de Comunicação
Carga horária: 8h horas
Local de trabalho: Brasília
Formação acadêmica: Preferencialmente com Graduação em Jornalismo / Comunicação Social ou área correlataExperiência profissional mínima: 2 anos
Perfil e resumo das habilidades requeridas: Forte senso de organização e planejamento; conhecimento em comunicação e jornalismo, capacidade de proporcionar um bom atendimento ao público interno e externo; excelente relacionamento interpessoal; capacidade estratégica e empreendedora; determinação, entusiasmo, iniciativa e dinamismo.
Idiomas: Inglês (intermediário, com capacidade de entendimento e análise). Espanhol (desejável)Outras habilidades desejáveis: formação ou experiência em assuntos administrativos, financeiros e comunicação interna.
Fonte: WWF