sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Quanto custa plantar uma árvore?

Motivadas por um impluso de marketing crescente ou consciência ambiental, cada vez mais empresas brasileiras têm recorrido à neutralização de carbono. Até o final de 2007 foram contabilizados aproxidamente 100 projetos de empresas interessadas em zerar as emissões de gases de efeito estufa. Entre 2005 e 2006, apenas 30 foram registrados. O movimento brasileiro - afirmam os especialistas - reflete o que se observa hoje na Europa, onde o mercado voluntário de carbono neutro cresce de forma exponencial, em grande medida porque esses projetos são simples de operar e asseguraram visibilidade rápida e bons dividendos de imagem. Embora plantar árvores seja a iniciativa mais comum, os projetos de neutralização não se restrigem a este tipo de prática. Capturar metano na atividade agropecuária também é uma alternativa. Não existe um parâmetro único de preços. Segundo o SOS Mata Atlântica, o plantio de árvores custa em média R$ 10.
Fonte: Revista Idéia Socioambiental - Dez./2007

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá catharina!
me preocupa esta nova estratégia de marketing que explora a sustentabilidade. Como vc sabe quão efêmero são estas tendências de marketing, brevemente são trocados pela próximo carrão. até quando esta idéia contunua, ou você acha que é duradouro?
obs.: lembra do mineiro no sarajevo? sou eu mantendo contato... bj! adorei seu blog. vou ser seu mais novo leitor.

Catharina Castro disse...

Olá Marcelo!
Surpresa boa você por aqui! Seja sempre muito bem vindo!
Veja só... sua pergunta é complexa e abre uma série de debates sobre o tema. Afinal existem várias pessoas que se aproveitam de temas que estão em destaque na mídia para faturar mais com o mkt de suas empresas. O fato é que o tema sustentabidade não é mais um dos modismos que surgem a cada década. Sustentabilidade é perceber que se não preservarmos nossos recursos não usarmos de forma consciente tudo que a natureza nos oferece, estaremos assinando talvez uma "sentença de morte".
Aqui no Cola Social tem outros textos sobre Sustentabilidade... espero te ver por aqui mais vezes.
Beijos

Unknown disse...

Estou lendo tudo e estou amando.

Anônimo disse...

Ah... apareceu só a carinha do gato. Eu sou a sua xará do Rio

Anônimo disse...

Uma vez fiquei motivado a plantar 1000 arvores, mas desisti do plano, porque resolvi convencer 1000 pessoas a plantar 1000 arvores cada uma, estou estudando um método para melhor aproveitamento de tempo e aceitação em massa, sem perder o objetivo final, precisarei gerenciar de forma inteligente para que a iniciativa não apenas impulsiva mas sim permanente, e a formula que encontrei é mágica, pois vai na contra mão desta filosofia exploratória, ela gera retorno financeiro para cada arvore plantada. Ton de Sampa.