segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Turismo e Sustentabilidade: o que eles têm em comum?


Turismo e sustentabilidade: o que eles têm em comum?*

Julio Bin**

Poucas pessoas entendem qual é a verdadeira relação entre turismo e sustentabilidade. O que precisamos ter na cabeça é que as duas coisas têm como base o relacionamento do ser humano com o planeta. A indústria do turismo, além de ser um importante pilar do processo de globalização, possui um enorme potencial para o desenvolvimento. Já a sustentabilidade reflete um desenvolvimento econômico eficaz, socialmente justo, contínuo e sem prejuízo ambiental. Nesse sentido, a conexão entre turismo e sustentabilidade é essencial.

No Brasil, essa relação é feita com pouca freqüência. Não à toa, o setor de turismo é responsável por 10,3% do PIB mundial, mas aqui, este setor representa apenas 3% do PIB nacional. É compreensível, mas inaceitável, a representatividade que o Brasil tem para o mercado mundial. Precisamos deixar de considerar o turismo como tema periférico da economia e começar a entender o seu potencial para a sustentabilidade do país. As dimensões e características territoriais, a diversidade ambiental, as tradições e costumes, a multiplicidade cultural e unicidade histórica, dão ao Brasil a vocação perfeita para se dedicar ao desenvolvimento sustentável da indústria do turismo.

Com o objetivo de aglutinar esforços e recursos em benefício desse desenvolvimento sustentável, iniciamos um projeto no Banco Real, há pouco mais de um ano, chamado Turismo Real*. Por meio dessa iniciativa, queremos conscientizar os viajantes sobre o turismo responsável e incentivar a capacitação das pessoas que trabalham no setor. O projeto é, na verdade, um movimento que propõe a integração e convergência da ação de organismos públicos, privados, multilaterais e do terceiro setor em prol do desenvolvimento sustentável do turismo nacional.

Ainda há muito para ser feito e as oportunidades são ilimitadas. Pense nisso. Coloque na sua agenda uma pergunta que poderá nos ajudar a mudar esse cenário: como você e sua empresa podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil? Vamos fazer esse exercício juntos.

*Texto publicado no site de sustentabilidade do Banco Real

**Julio Bin é superintendente de Produtos para Sustentabilidade do Banco Real.

Nenhum comentário: