quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto seleciona mulheres para trabalhar na construção civil

Foto: Projeto Mão na Massa - RJ

O Projeto já formou 210 mulheres e tem aumentado em até 60% a renda das participantes

O Projeto Mão na Massa abre 100 vagas para o curso gratuito que capacita mulheres para trabalhar na construção civil. As inscrições serão realizadas nos dias 10 e 11 de agosto, entre 8h e 12h, na rua Ana Néri, 1.422, Rocha, Rio de Janeiro. O curso é aberto para mulheres, com idade entre 18 a 45 anos, e que tenham feito no mínimo a 5ª série do Ensino Fundamental. As interessadas devem levar carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência (originais e cópias) para fazer a inscrição.

Essa é a quinta edição do Projeto Mão na Massa. Depois de formadas, as mulheres poderão trabalhar em canteiros de obras na função de meio-oficial, cargo acima do de servente. Antes disso, as alunas selecionadas vão cursar 460 horas de aulas, entre práticas e teóricas – ministradas na sede do projeto no Rocha e no Senai de Vicente de carvalho. Para dar ainda mais segurança às alunas, o projeto oferece uma etapa prática – supervisionada por uma engenheira, um arquiteto e uma técnica de edificações – que será realizada em uma obra social do município.

Durante o curso, todas as participantes recebem vestuário profissional, Equipamento de Proteção Individual (EPI). No período das aulas, são oferecidos lanche e vale-transporte. A etapa prática é coberta com uma bolsa-auxílio durante dois meses. E. ao final do curso, as alunas recebem um kit de ferramentas para facilitar acesso ao emprego. Informações: 31475100. E-mail: coordenacao@projetomaonamassa.org.br.

Como surgiu o projeto

O projeto Mão na Massa – Mulheres na construção civil foi criado a partir de uma pesquisa realizada, em 2007, com 216 mulheres familiares de crianças atendidas diariamente no Abrigo Maria Imaculada, situado no bairro do Rocha, no Rio de Janeiro. A maioria delas é moradora da Comunidade Dois de Maio, que faz parte do complexo de Favelas do Jacarezinho. Metade das entrevistadas mostrou interesse em aprender técnicas básicas de construção civil, pois muitas eram responsáveis pelas obras e reparos de suas residências.

Desde 2008, o projeto formou 210 mulheres sendo que 70% ingressaram no mercado formal ou prestam serviços autônomos, como encanadoras, pedreiras, pintoras e carpinteiras de formas. De acordo com avaliação realizada com 94 alunas certificadas em 2008, apenas uma tinha emprego formal (1%) e outras cinco informal (5%). A grande maioria (94%) não possuía colocação no mercado de trabalho. Com a capacitação, o índice de empregabilidade pulou para 66%. O impacto positivo na renda pode ser medido pelo aumento de 14 vezes no salário médio das operárias inseridas no mercado de trabalho. A renda média mensal familiar das operárias era de R$ 44,48 passando para R$ 630,88 após

Serviço:

Projeto Mão na Massa – mulheres na construção civil
Inscrições: 10 e 11 de agosto, entre 8h e 12h
Documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência, originais e cópias.
Local: Sede do projeto (Rua Ana Néri, nº 1422, Rocha, RJ - (21) 3147-5100
Ref: próximo ao Clube Garnier
Metrô: Estação de Triagem
Estação de Trem: São Francisco Xavier ou Triagem
Mais informações no site http://www.projetomaonamassa.com.br/

Release enviado pela Assessoria de Imprensa do Projeto.

Nenhum comentário: