quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Decks ecologicamente corretos substituem a tradicional madeira


Publicada em 04/08/2010 pelo CorreioWeb - Lugar Certo.

Já existem no mercado novos produtos que podem ser utilizadas em áreas externas no lugar do deck de madeira. A arquiteta Daniela Sedo dá dicas de como substituir a madeira por produtos ecologicamente corretos como plástico, cerâmica, cimento ou PVC. “Os benefícios destes materiais são a fácil instalação, boa durabilidade e menos manutenção”, explica.

Segundo Daniela, os produtos já conseguem imitar perfeitamente a madeira em cor, textura e até cheiro. É o caso do deck de plástico, que é produzido com 70% de plásticos reciclados e 30% de serragem de madeira. “Devido à utilização de serragem na composição, ele se assemelha visualmente e tem cheiro de madeira, não de borracha como outros revestimentos de plástico”, lembra a arquiteta.

Este tipo de deck é recomendado para áreas externas de casas de praia e locais com muita umidade. Em relação ao custo, a arquiteta explica que o investimento inicial é alto em relação à madeira, porém a resistência do produto compensa, já que não é necessária a manutenção periódica.

Outra opção é o piso de cerâmica e cimento, que é mais acessível e econômico. O revestimento de concreto deve ser utilizado em ambientes internos, já o cerâmico pode ser instalado em áreas externas. “O deck de cerâmica e de concreto, possuem tonalidades muito semelhantes à madeira e o piso é antiderrapante”, garante Daniela.

Um dos revestimentos mais tecnológicos que o mercado também pode oferecer é o deck de PVC. Este revestimento pode ser utilizado não só no piso, como também em paredes e até no teto. “São 3mm de espessura instalados em pisos extremamente nivelados (podendo ser inclinado ou plano). As placas são coladas ao contra piso e por isso se moldam à superfície, podendo ser muito bem empregadas em rampas e paredes curvas”, diz Daniela.

Porém a arquiteta alerta que esse tipo de revestimento pode ser utilizado apenas em ambientes internos. “Infelizmente o revestimento ainda não é indicado para uso externo, pois sua cola possui base de água e pode se descolar com o excesso de umidade. Já no uso interno o produto possui garantia de 5 anos”, conclui a arquiteta.

Nenhum comentário: