sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mercadão de SP abriga evento sobre turismo sustentável


A THS Feiras e Eventos, a partir de uma feliz e oportuna parceria com o Ministério do Turismo, deu início, no final do mês de junho de 2009, à realização do evento "Flores, Aromas & Sabores da Terra: Caminhos Brasileiros para o Turismo Sustentável", com cinco etapas dedicadas, respectivamente, às culturas e às artes gastronômicas e florais das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.

Ao longo do segundo semestre de 2009, realizou-se as duas primeiras etapas programadas, contemplando as regiões Sul e Sudeste do Brasil, e suas mais profundas raízes históricas e culturais, despertando e incentivando em cada brasileiro o desejo de viajar para conhecer e admirar a riqueza das suas biodiversidades, suas terras, seus povos, suas culturas, suas cozinhas e suas artes decorativas e florais. Contribuiram nessa tarefa, elementos distintivos da natureza, dos sabores e dos saberes tradicionais regionais, alinhavados pela beleza e exoticidade das flores e plantas ornamentais, pelos mais saborosos ingredientes e pela refinada arte dos chefs expoentes da culinária dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (região Sudeste) e do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (região Sul).

Agora, na sua continuidade, o projeto se desdobrará, entre os dias 9 e 10 de abril de 2010, na Etapa III, que abrangerá a Região Centro-Oeste do Brasil.

O propósito primordial do evento é o de oferecer informações de alta qualidade e atratividade aos turistas internos sobre a diversidade e riqueza natural das diversas macro-regiões geográficas do Brasil, sensibilizando-o e despertando-lhe o desejo de aventurar-se pelas florestas, savanas, estepes, cerrados, campos, manguezais, restingas, caatingas e todas as infinitas nuances das incomparáveis paisagem e cultura brasileiras.

Para além dessa imersão na natureza, os visitantes virão também a conhecer o papel transformador do Homem em cada um desses ambientes, através das trilhas das culinárias regionais desenvolvidas tanto a partir dos produtos naturais da terra quanto daqueles exóticos introduzidos e hoje cultivados comercialmente. São essas técnicas e práticas culturais adotadas por produtores profissionais que permitem a domesticação, a adaptação e a preservação da flora e da fauna, trazendo seus produtos para o convívio e o usufruto de todos os brasileiros nas mais diversas situações cotidianas ou festivas em cada canto deste imenso País.

Essa grande viagem se completará com demonstrações da Arte Floral Regional do Brasil, abarcando conceitos, técnicas e o talento de renomados artistas florais, já que é essencialmente a partir do trabalho dedicado desses profissionais que os mais belos e representativos elementos da flora nativa e do cultivo adaptado vêm conquistando o gosto e a preferência dos brasileiros.

Assim, o projeto vem integrando, no mesmo espaço, um conjunto de elementos organizados em uma mostra educativa sobre a natureza e a cultura brasileiras, manipulados por expressivos e reconhecidos talentos da arte floral e da alta gastronomia em uma representação das nossas paisagens marcada pela perspectiva do turismo ambiental e socialmente sustentável.

Os organizadores estão certos de contribuir, assim, para as importantes tarefas de educar e informar sobre o imenso valor da natureza e da cultura brasileiras, bem como de incentivar e mobilizar fluxos turísticos de Norte a Sul do Brasil que, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento harmônico e o bem estar social, cooperam decisivamente na preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: