terça-feira, 14 de junho de 2011

ISO 26000 na Rio+20


Publicada em 26/05/2011 no Boletim da Suzano Papel e Celulose.

Em junho de 2012 o Rio de Janeiro será, mais uma vez, palco de um importante evento mundial na área da Sustentabilidade: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ou, simplesmente, a Rio+20. Trata-se de uma reunião de cúpula da ONU, para a qual se espera expressiva presença de chefes de estado e de outras lideranças globais, tanto empresariais como da sociedade civil e da comunidade científica, dentre outros segmentos. Tendo como objetivo reforçar o comprometimento político em prol do desenvolvimento sustentável e acelerar ações nesse sentido, a Rio+20 enfocará dois temas principais: a economia verde no contexto de eliminação da pobreza, e a governança global (o quadro institucional necessário para isso).

Como em todas as conferências desse porte, a Rio+20 já está em pleno processo de preparação, por meio de reuniões e conversações conduzidas especialmente no âmbito da ONU. A mais recente dessas reuniões ocorreu dias 07 e 08 de Março último, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, Kevin McKinley, Secretário Geral Adjunto da ISO, apresentou discurso sobre a importância das normas voluntárias internacionais no sistema global. Mais especificamente, enfatizou a grande contribuição que a ISO 26000 pode trazer para os objetivos e temas principais da Rio+20, especialmente a Economia Verde.

Segundo ele, a ISO 26000 “é um exemplo de como um sistema internacional de elaboração de normas - baseado em consenso e envolvendo os variados setores da sociedade – pode obter um acordo global sobre a implementação pragmática de questões da Economia Verde, ao nível organizacional”. Em outras palavras, trata-se de reconhecer o valor dessa norma como um instrumento prático e legítimo para desenvolvimento da Economia Verde. Ao colocar a ISO 26000 à disposição do secretariado da Conferência, McKinley abre caminho para que – como especulam alguns – esta seja até mesmo tomada como base para algum dos acordos planejados para a Rio+20. A íntegra de sua manifestação pode ser encontrada em http://www.uncsd2012.org/rio20/content/documents/iso-green-economy.pdf


Links Úteis

www.iso.org/sr
(site oficial da ISO: conteúdo em inglês)

www.abnt.org.br (compra da norma e eventos)

www.ecodesenvolvimento.org.br (notícias e registros no canal ISO 26000)

Linkwww.gao.org.br (atividades e documentos do GAO sobre ISO 26000)

www.gvces.com.br (registros, grupo de trabalho. Buscar por ISO 26000)

www.ethos.org.br (registros, notícias, publicações. Buscar por ISO 26000)


ISO 26000 é a norma internacional de responsabilidade social, lançada em novembro de 2010 pela ISO – International Organisation for Standartization.

Fruto do maior processo na história dessa organização (seis anos de trabalhos, envolvendo diretamente mais de 500 especialistas de 99 países e 42 organizações internacionais), a ISO 26000 é reconhecida como a mais abrangente e legítima referência mundial sobre responsabilidade social. Em outras palavras, é o mais completo guia da gestão voltada ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade. Seus temas centrais são a governança organizacional, os direitos humanos, as práticas trabalhistas, o meio ambiente, as práticas leais de operação, as questões do consumidor, e o desenvolvimento e envolvimento comunitário. Suas práticas fundamentais são o reconhecimento da responsabilidade social, e o engajamento com as partes interessadas. Ao compartilhar notícias, informações e reflexões relevantes, este boletim visa contribuir com sua rápida adoção.

Nenhum comentário: