terça-feira, 7 de junho de 2011

CBIC lança estudo sobre ações de responsabilidade social na construção


Ações de responsabilidade social no setor da construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou no último dia 17 de maio de 2011, os resultados de um estudo inédito sobre ações de responsabilidade social no setor da construção. Os dados mostram que ainda há espaço para avançar, mas que esse segmento da economia está atento ao tema e já desenvolve ações, previstas na norma de certificação internacional ISO 26000. Entre as mais de 200 empresas ouvidas, 58% delas promovem trabalhos na área, com destaque para aquelas localizadas nas regiões Norte e Nordeste.

Entre essas empresas, 24%desenvolvem ações de forma estratégica, o que implica dizer que atendem a cinco ou a todos os seguintes critérios:

- A empresa inclui as ações sociais em seu planejamento estratégico

- A empresa avalia suas ações sociais

- A empresa divulga suas ações sociais

- A empresa aumentou em2011 seus investimentos em ações sociais, em comparação a 2010

- A empresa tem pelo menos uma pessoa trabalhando 20h na área de Responsabilidade Social

- A empresa contrata consultores em Responsabilidade Social para apoiar/aprimorar suas ações sociais

Também foi constatado que 36% têm ações regulares (atendem a três ou quatro destes critérios) e outras 40% ações pontuais (respondem até a dois critérios). Para Rachel Mello,diretora do Instituto FSB Pesquisa, responsável pelo estudo, a iniciativa da CBIC em promover o diagnóstico é importante e corajosa, especialmente no momento em que o setor da construção assume um papel estratégico na economia brasileira e vem sendo cada vez mais demandado por qualificação profissional de seus trabalhadores. “Os dados mostram a crescente importância e a valorização da responsabilidade social no setor da construção, além do foco estratégico no trabalhador”, avalia Rachel Mello.

O público interno das empresas, uma força de trabalho que historicamente tem origem nos setores mais excluídos da sociedade, vem sendo o público prioritário das ações de Responsabilidade Social na Construção. Nesse sentido, a condição socioeconômica é o principal fator para a tomada de decisão quanto ao desenvolvimento dos projetos de responsabilidade social.

As áreas nas quais as empresas vêm atuando de forma mais significativa são: meio ambiente; saúde; geração de trabalho e renda; e educação. A pesquisa detectou que 13% dos dirigentes entrevistados admitiram promover somente uma modalidade de ação de Responsabilidade Social, enquanto 36% assinalaram sete ou mais áreas.

As ações de saúde predominam entre as respostas das empresas com atuação pontual (53%). As atividades de sustentabilidade e proteção do meio ambiente predominam nas empresas de ações sociais regulares (86%). E a educação é a área de trabalho mais significativa entre as empresas de ação social estratégica (86%).

Perspectivas - Uma boa sinalização para o futuro é a participação dos funcionários na decisão dos rumos que os projetos de responsabilidade social empresarial devem seguir: em seis de cada dez casos, a definição das linhas de atuação depende das demandas dos funcionários. E as perspectivas são promissoras: segundo 55% dos dirigentes entrevistados, as empresas vão investir mais em 2011 em ações sociais do que em 2010.

Para o presidente da CBIC, Paulo Simão, a pesquisa confirma a evolução que o setor vem vivendo nos últimos anos. “As empresas da cadeia produtiva da construção estão hoje profundamente engajadas com a formalização da atividade. Isso passa pelo respeito à legislação trabalhista e – mais do que isso – pela melhoria da qualidade de vida e formação dos nossos trabalhadores”, afirma. Segundo Paulo Simão, o destaque que a pesquisa aponta para os investimentos sociais nas áreas da saúde, do meio ambiente e da educação feitos pelas empresas da Construção é prova de que o setor está pensando no futuro. “Ainda temos muito por avançar. Mas estamos convictos de esse é um excelente começo”, complementa.

Para te acesso a pesquisa completa, clique aqui.

Fonte: Responsabilidade Social da Construção - CBIC.

Nenhum comentário: