quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Celebre a vida...


O Blog Cola Social deseja a todos um Feliz Ano Novo!

Que 2010 seja repleto de conquistas, paz, saúde e boas práticas!!!

Retornaremos na 3ª semana de janeiro!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dicas para um Natal Sustentável...

Neste Natal, o Boticário lançou uma linda campanha, onde as pessoas são convidadas a acreditar na beleza. Um belíssimo exemplo do resgate dos verdadeiros valores cristãos que devem ser disseminados nesta época do ano.

Divulgo abaixo a matéria sobre dicas para um Natal sustentável publicado no Blog Mundo Mais Belo, de O Boticário.


Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de boas práticas e ótimas notícias!!!
Blog Cola Social


Dezembro é o mês que contagia qualquer canto do universo com o espírito do Natal. São luzes decorando ruas e árvores, vitrines enfeitadas...

É uma época de renovação e uma festa que empolga as pessoas e contamina os ânimos.

E com todo apelo comercial dessa época, ficamos instigados a consumir de tudo: roupas especiais para a festa, fartura de comidas e bebidas, enfeites natalinos, viagens, eventos e principalmente presentes.

Que tal aproveitar o natal para repensar como anda nosso consumo, buscando perceber o que realmente precisamos e o que queremos por simples desejo!

Aqui vão algumas dicas para seu natal ser mais sustentável:

- Planeje suas compras e procure fazê-las a pé. Assim você evita o desperdício, cuida da sua saúde e colabora com a redução da poluição do ar.

- Dispense aquela quantidade exagerada de papéis, plásticos e fitas. Seja criativo e elabore você mesmo uma embalagem divertida, usando materiais reciclados.

- Verifique a matéria prima usada para produzir o presente que você escolheu, se contém substâncias nocivas ou componentes retirados de espécies ameaçadas. Prefira os produtos artesanais.

- Não sacrifique um pinheiro vivo para enfeitar sua casa! Escolha uma árvore com raiz, se puder replantar depois.

- Elabore uma ceia ecológica! Compre apenas a quantidade de alimentos que realmente será consumido. Prefira produtos cultivados na sua região e livres de agrotóxicos. Evite copos, pratos ou talheres descartáveis.

- Decore a mesa com arranjos de plantas vivas, em vasos onde você pode enfeitar com laços dourados e vermelhos.

Não desperdiçar é o maior presente de Natal para o planeta!

E você, que presente vai dar para um mundo mais belo?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dica da semana - Hábitos Sustentáveis

Ao preparar a comida, evite desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Experimente receitas que aproveitem os alimentos ao máximo.

Além de formar lixo, desperdiçar comida significa também desperdiçar água (cerca de 70% da água disponível é usada na irrigação da lavoura) e poluir a atmosfera (cientistas estão ligando a atividade agrícola ao aquecimento global).

Se for jogar comida fora, pelo menos separe os alimentos em secos e molhados, para facilitar e incentivar a reciclagem.

Para conservar os alimentos, evite usar papel alumínio ou filme plástico. Prefira produtos duráveis, como potes de plástico com vedação, tipo “Tupperware”.


Sua atitude pode mudar o planeta!

Hábitos sustentáveis - toda quinta-feira aqui no Cola Social!

Participe. Mande você também sua dica!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Responsabilidade Social terá norma

Notícia publicada pelo O Estado de SP em 16/12/2009. Autora: Andrea Vialli.

"Padrão ISO 26000 está na reta final e deve entrar em vigor em 2010"

Está na reta final a elaboração de uma norma padrão para responsabilidade social nas empresas, a ISO 26000. Até o início do ano que vem a norma, uma iniciativa da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês), passa por votação pelo comitê internacional que participa de sua formulação, formado por 435 especialistas em trabalho, meio ambiente e consumo de 91 países. Uma vez aprovada, já estará pronta para utilização por empresas e também órgãos públicos e organizações não governamentais, em meados de 2010.

A norma servirá para estabelecer um padrão internacional para gestão de empresas com foco em responsabilidade social e sustentabilidade, e inclui temas como relações de trabalho, direitos humanos, meio ambiente, governança e relacionamento com comunidades.

Ao contrário de outras normas ISO que foram bem assimiladas pelo mercado brasileiro, como as séries ISO 9000 (qualidade) e 14000 (meio ambiente), a ISO 26000 não será certificável. "A norma será um guia de orientação para as empresas, com foco em gestão. A ideia de não certificar é evitar que a norma seja usada pelas empresas para fazer marketing social", explica Jorge Cajazeira, presidente mundial da ISO 26000 - o primeiro brasileiro a presidir um comitê de elaboração de uma norma da ISO.

DIVERGÊNCIAS

A elaboração da norma, que começou em março de 2005, durou mais que os três anos previstos inicialmente, em razão de divergências entre os países. "Houve fortes pressões sobre a norma. China e Estados Unidos chegaram a se posicionar contrários a ela", conta Cajazeira, que também é gerente de competitividade da Suzano Papel e Celulose. "No caso da China, houve a alegação de que a norma afetaria as relações internacionais de comércio e também divergências sobre a definição de direitos humanos", diz. Além disso, nos EUA, os sindicatos reagiram mal à norma, justificando que já existem as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apesar dos contratempos, o grupo de elaboração cresceu ao longo dos quase cinco anos de elaboração. No início eram 225 especialistas de 43 países trabalhando na norma. Hoje são 435, de 91 países, diz Eduardo São Thiago, gerente de relações internacionais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "O objetivo da norma não é oferecer indicadores de sustentabilidade, que já são difundidos. E sim normatizar a sua aplicação", diz Thiago."

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COP-15. Enquanto isso no Brasil...

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de ontem, 10 de dezembro, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). Na ocasião foi aprovada uma emenda do Senado que define como lei a meta de redução dos gases causadores de efeito estufa estabelecida pelo governo federal, fixada entre 36,1% e 38,9% até 2020 - com base numa projeção das emissões que seriam feitas na próxima década.

Agora cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontar por meio de decreto, as ações que serão realizadas com o objetivo de que o compromisso brasileiro seja cumprido. A meta do país será apresentada nos próximos dias durante a 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), em Copenhague (Dinamarca).

De acordo com o texto aprovado pelo Congresso, a meta é um compromisso voluntário (e não obrigatório) e as medidas para se alcançar o percentual almejado terão que atender o Inventário Brasileiro de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa, que deverá ser concluído em 2010.

O plenário do Senado já havia aprovado a PNMC e a criação do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima em 25 de novembro.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dica da semana - Hábitos sustentáveis

Procure usar os dois lados do papel, produto que exige grande quantidade de água e de energia para ser produzido. Antes de imprimir um documento, revise-o com cuidado, para não gastar papel à toa. Reutilize envelopes, mas dê preferência ao e-mail. (Fonte: Instituto Akatu)

Sua atitude pode mudar o planeta!

Hábitos sustentáveis - toda quinta-feira aqui no Cola Social!

Participe. Mande você também sua dica!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nós temos o poder de mudar o mundo

Assistam o vídeo que emocionou quem estava presente na cerimônia de abertura da COP-15, ontem em Conpenhague (Dinamarca).

O vídeo mostra a história de uma garotinha que sonha com um futuro que poderá acontecer caso nada seja feito para salvar o planeta. Após acordar apavorada, a menina é acalmada pelo pai, que lhe mostra como existem pessoas trabalhando nesse momento para salvar o seu futuro.

A garota então decide fazer a sua parte e grava um vídeo para o Raise Your Voice pedindo aos líderes presentes na COP-15 que salvem o mundo. No final, uma frase lembra a todos que “nós temos o poder de mudar o mundo. Agora”.

Fonte: Site Ecodesenvolvimento

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conferência de Copenhague (COP-15)

De hoje até o dia 18 de dezembro, todas as atenções do planeta estarão voltadas para Copenhague, a capital da Dinamarca. A 15ª Conferência das Partes, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), está sendo considerada a mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais. O encontro tem o objetivo de definir um acordo climático global para a redução das emissões dos gases de efeito estufa.

Acompanhe a COP15 nos seguintes sites:



Dica da semana - Oportunidade de trabalho

Empresa multinacional líder no ramo de entretenimento contrata:

SUPPLY CHAIN - SUSTENTABILIDADE/RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

RESPONSABILIDADES:
  • Construir, desenvolver e manter relacionamentos estratégicos com stakeholders chave (unidades empresariais internas, vendedores externos, licenciados e outros parceiros de negócios, partes externas) realizar efetivamente os objetivos do programa de ILS;

  • Atuar como contato chave para educação, treinamento, comunicação do programa de ILS e resolução de problema com os licenciados, vendedores e varejistas locais;

  • Estabelecer uma política efetiva para identificação e avaliação sobre reputação de risco de questões de ILS que causam interrupção nos negócios e/ou dano à marca;

  • Fiscalizar e comunicar resultados de auditoria e desempenho relacionados às condições em fábricas que produzem para os licenciados e vendedores, e instruir sobre esforços de correção apropriados

  • Projeto, suporte e introdução de projetos locais e programas especiais;

  • Identificar e fortalecer de forma próativa relacionamentos construtivos com stakeholders locais (ONGs, organizações de Responsabilidade Social Corporativa, etc);

  • Proporcionar suporte a iniciativas globais e regionais, representar e participar de foros locais e grupos de trabalho conforme instruído pelo Escritório Regional;

  • Apoiar o rápido crescimento e ambiente empresarial dinâmico;

  • Prever impacto social

  • implicações de questões relacionadas ao desenvolvimento do negócio em mercados emergentes locais.

EXPERIÊNCIA:

  • 6 anos de experiência de trabalho, inclusive experiência em produtos de consumidor é preferido.

  • Experiência em Responsabilidade Corporativa e compreensão da área de conformidade social local e global

  • Excelente comunicação verbal e escrita. Capacidade para se comunicar de forma clara e concisa, e interagir com todos os níveis de gerenciamento tanto interno quanto externo

EDUCAÇÃO:

  • Formação superior, de preferência com pós graduação ou MBA em campo relacionado

  • Inglês: Fluente

  • Espanhol: Desejável

Mais informações no site Vagas.com.br.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dica da semana - Lançamento de livro


José Eli da Veiga lança livro sobre aquecimento global e ecodesenvolvimento

O economista José Eli da Veiga, professor da FEA-USP, lança no dia 14 de dezembro de 2009, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, seu livro Mundo em Transe – Do Aquecimento Global ao Ecodesenvolvimento. O livro resume para o grande público boa parte da experiência adquirida nos quase 40 anos de dedicação ao estudo do desenvolvimento sustentável.

Publicada pela Editora Autores Associados, a obra discute a transição para o baixo carbono, crescimento e sustentabilidade, bem como o monitoramento do ecodesenvolvimento num cenário de riscos causados pelas mudanças climáticas e pela proliferação nuclear.

O lançamento terá início às 16h30, no Teatro Eva Herz, com um debate entre o autor e os também economistas Ladislau Dowbor e Ricardo Abramovay, sobre o tema “Transição ao Baixo Carbono”, tendo como mediador o vice-presidente executivo do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi.

O evento se encerrará com sessão de autógrafos, a partir das 19h00, no andar térreo da livraria.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro Mundo em Transe – Do Aquecimento Global ao Ecodesenvolvimento, de José Eli da Veiga;
Data: 14 de dezembro de 2009;
Horário: Debate às 16h30, no Teatro Eva Herz, seguido de sessão de autógrafos, às 19h00, no andar térreo;
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional;
Endereço: Avenida Paulista, 2073, Bela Vista – São Paulo (SP).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dica de final de semana - Tô no clima!


Quem estiver em São Paulo neste final de semana é convidado a entrar no clima para salvar o planeta. Tô no clima para salvar o planeta é uma ação da campanha Tic Tac Tic Tac às vésperas do início da COP-15. O evento que acontece no dia 6 de dezembro (domingo), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reunirá grandes nomes da música brasileira, em uma iniciativa global de ações pelo clima.

O evento pretende mobilizar a sociedade brasileira a pressionar líderes nacionais e globais para que não seja adiado o compromisso de firmar um novo acordo climático global durante a durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), que acontece de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Vários nomes da música brasileira aderiram à causa do evento. Entre eles, Zélia Duncan, Mariana Aydar, Simoninha e Gabriel, O Pensador, farão pocket shows gratuitos na área externa do Auditório do Ibirapuera. As apresentações serão intercaladas com a participação de convidados, exibição de depoimentos de lideranças políticas, celebridades e vítimas das mudanças climáticas, assim como intervenções da sociedade civil sobre o tema.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Verde do Município de São Paulo, Auditório Ibirapuera e Natura.

Serviço

Quando: dia 06 de dezembro (domingo)
Onde: Parque do Ibirapuera - São Paulo
Horário: a partir das 10h da manhã

Dica da semana - Hábitos sustentáveis

Evite desperdiçar água ao lavar as mãos ou ao escovar os dentes. Não deixe a torneira aberta todo o tempo. A mesma atitude serve para o banho. Evite deixar a torneira aberta enquanto se ensaboa e fique atento se ela estive pingando. Uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d'água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros.


Sua atitude pode mudar o planeta!

Hábitos sustentáveis - toda quinta-feira aqui no Cola Social!

Participe. Mande você também sua dica!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Logística reversa em foco


A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realiza na capital fluminense, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2009, o Seminário sobre Responsabilidade Ambiental Pós-Consumo, evento coordenado pela Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente.

A idéia é promover uma discussão entre o ciclo produtivo, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a sociedade organizada sobre o tratamento pós-consumo de embalagens de produtos industrializados e sobre os meios e instrumentos utilizados para a proteção ambiental.

Os participantes terão a oportunidade de expor experiências de comprovado sucesso, como a do recolhimento de pneus inservíveis e de embalagens de agrotóxicos. Também serão analisadas potenciais parcerias visando intercâmbios para a educação ambiental pós-consumo e o desenvolvimento de sistemas de coleta de embalagens após sua disposição final. danos ambientais.

O seminário tem os seguintes objetivos:

- Engajar na responsabilidade ambiental diante dos produtos pós-consumo os fabricantes, comerciantes e distribuidores, a comunidade em geral, os meios de comunicação, estabelecimentos educacionais, clubes de serviços, governos e o Ministério Público;

- Assegurar que os resíduos dos produtos lançados no mercado sejam reutilizados, reciclados, recuperados ou eliminados de maneira ambientalmente correta.
- Difundir entre consumidores os meios utilizados para recolhimento de embalagens e os sistemas de coleta seletiva, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.

- Criar meios de divulgar os conceitos de responsabilidade pós-consumo entre a população, despertando a consciência de cada um.

SERVIÇO

O quê: Seminário sobre Responsabilidade Ambiental Pós-Consumo;
Quando: 9 e 10 de dezembro de 2009;
Horário: Das 9h00 às 19h00, no dia 9/12, e das 9h00 às 15h30, no dia 10/12;
Local: Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça – Ministério Público do Rio de Janeiro; Endereço: Av. Marechal Câmara, 370, 9º andar – Centro, Rio de Janeiro (RJ);
Inscrições e informações: Pelo site www.abrampa.org.br/seminarioposconsumo;
Realização: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Inscrições Gratuitas. Vagas Limitadas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta contra Aids é marcado por combate ao preconceito

Criado em outubro de 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), diante do crescimento acelerado do número de casos de pacientes soropositivos no mundo, o Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado nesta terça-feira (1º de dezembro), traz a cada ano um tema que cerca a doença. O deste ano é dizer não ao preconceito.

No Brasil, o slogan adotado pelo Ministério da Saúde é: "Viver com a Aids é possível. Com o preconceito não." Mais do que um dia para lembrar a existência de milhares de infectados no mundo, a data serve para colocar em debate questões como transmissão, acesso gratuito aos medicamentos e prevenção, além de reforçar aspectos como solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV.

A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas e passou a ser lembrada no Brasil a partir de 1988.

Seminário Mudanças Climáticas e o monitoramento do comportamento social, trabalhista e ambiental das empresas


O Instituto Observatório Social (IOS), em parceira com o Instituto para o Desenvolvimento de Cooperação e Relações Internacionais (Idecri), convida você para o seminário: Mudanças Climáticas e o monitoramento do comportamento social, trabalhista e ambiental das empresas.

O objetivo do evento é contribuir para as discussões sobre meio ambiente e seus impactos para o movimento sindical, auxiliar na incorporação do tema nas redes de trabalhadores em multinacionais e coletar insumos para formatar uma metodologia de monitoramento do comportamento ambiental das empresas.

O seminário é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas até o dia 1º de dezembro, terça-feira.

Serviço

Data: 3 de dezembro de 2009, das 9h às 17h
Local: Hotel Braston Augusta (Rua Augusta, 467, São Paulo – SP)
Entrada gratuita. Vagas limitadas.
Inscrições podem ser feitas até HOJE, 1º de dezembro pelo e-mail secretaria@os.org.br
Para acessar a programação do seminário, clique aqui.

Fonte: Observatório Social - Imprensa (por e-mail)

Lançamento do estudo Relatórios de Sustentabilidade: evolução, cenários e tendências


Estudo, a ser lançado amanhã, 02, aponta tendências na elaboração de balanços socioambientais

Como eram, como são e como serão os relatórios de sustentabilidade? É o que procura responder o estudo desenvolvido por Ideia Sustentável, que contou com o patrocínio do Bradesco. Os resultados desse levantamento serão divulgados e debatidos no próximo dia dois de dezembro, no Hotel Macksoud Plaza, das 8h30 às 11h30.

Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os responsáveis pela gestão dos relatórios de sustentabilidade de 50 empresas líderes no Brasil.

O evento de lançamento do estudo terá como debatedores: Gláucia Térreo, ponto focal da Global Reporting Initiative no Brasil, e Ricardo Voltolini, diretor de Ideia Sustentável e publisher da Revista Ideia Socioambiental.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rsvp@monitordesustentabilidade.com.br

Serviço:
Seminário Relatórios de Sustentabilidade: evolução, cenários e tendências
Quando: 02/12, quarta-feira a partir das 8h30
Onde: Hotel Macksoud Plaza – Alameda Campinas, 150, Bela Vista, São Paulo/SP

CEBDS lança o “Guia de Comunicação e Sustentabilidade”


O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) convida para o lançamento, no dia 4 de dezembro, em São Paulo, do Guia de Comunicação e Sustentabilidade. O encontro reunirá representantes das empresas que participaram da iniciativa e consultores que atuaram no projeto.

A publicação, cuja produção foi coordenada pela Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCOM), do CEBDS, traz orientações na teoria e na prática sobre como comunicar o tema sustentabilidade dentro das organizações e para seus diversos públicos de interesse.

Traz ainda uma linha do tempo sobre os fatos mais marcantes relacionados ao desenvolvimento sustentável, um glossário com os principais termos dessa área, dicas sobre como preparar eventos sustentáveis e ferramentas práticas para colaborar no trabalho dos comunicadores empresariais.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do Guia de Comunicação e Sustentabilidade;
Data: 4 de dezembro de 2009; Horário: Das 10h00 às 12h00;
Local: Casa do Saber – Sala Amarela;
Endereço: Rua Dr. Mário Ferraz, 414, Jardins – São Paulo (SP);
Informações e inscrições pelo e-mail fernanda@cebds.org ou pelo telefone (21) 2483-2261;
Realização: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).