sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CBCS realiza oficina sobre vulnerabilidade em áreas urbanas

 

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) promove a oficina “Vulnerabilidade em Áreas Urbanas: o Que Deve Ser Feito?”, que ocorrerá no dia 2 de março de 2010, das 14h00 às 18h00, no Auditório da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

O objetivo da oficina é discutir e identificar diretrizes de atuação em áreas de risco que impactam no ambiente construído, como as de riscos geológicos, de inundação e enchentes, provocados pela ação humana e decorrentes de eventos climáticos extremos.

A intenção do CBCS é atrair arquitetos, engenheiros, construtoras, incorporadoras, profissionais de planejamento urbano e demais profissionais ligados à área de construção sustentável e meio ambiente urbano, a fim de sensibilizá-los para iniciativas que priorizem as melhores práticas em construções no Brasil, evitando as tragédias causadas pelas ocupações irregulares, excesso de chuvas e deslizamentos.

A oficina será coordenada por Fábio Feldman, conselheiro do CBCS, e contará com palestrantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Defesa Civil do Estado de São Paulo, Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) e Grupo Santander.

SERVIÇO
O quê: Oficina “Vulnerabilidade em Áreas Urbanas: o Que Deve Ser Feito?”;
Quando: 2 de março de 2010;
Horário: Das 14h00 às 18h00;
Local: Auditório da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo;
Endereço: Av. 9 de julho, 2029, Bela Vista – São Paulo (SP);
Público Alvo: Arquitetos, engenheiros, construtoras, profissionais de planejamento urbano e demais profissionais ligados a área de construção sustentável e meio ambiente urbano;
Informações: Pelo telefones (11) 3869-0791 e (11) 3869-0791 ou pelo e-mail secretaria@cbcs.org.br;
Inscrições: Para inscrever-se, acesse o site www.cbcs.org.br;
Custo: R$ 150,00 até o dia 20/02/10 e R$ 250,00 após essa data. Estudantes, docentes e filiados ao CBCS têm 50% de desconto;
Realização: Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Fonte: Instituto Ethos

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Norma ISO 26000 é aprovada para publicação em 2010

Publicada em 25/02/2010 pelo Envolverde. Autor: Gustavo Ferroni*

"O trabalho de construção da norma ISO 26000 começou ainda em 2005 e, devido ao seu caráter multistakeholder (com representantes de empresas, governos, trabalhadores, ONGs, consumidores e outros) e ampla participação de pessoas e organizações de todos os continentes (são mais de 400 envolvidos), levou muito mais tempo do que o esperado. A publicação da norma estava prevista inicialmente para o final de 2008, mas divergências sobre seu conteúdo impediram o cumprimento dessa data. Agora, dois anos depois, a norma finalmente ficará disponível para o público.

A norma ISO 26000 chegará para ser a grande referência sobre responsabilidade social em todo o mundo. É o primeiro documento sobre o assunto que apresenta um conteúdo amplo e foi construído com base no consenso entre representantes do mundo inteiro e de diversos setores.

Não será mais uma certificação

Reafirmando o caráter dinâmico e transformador da responsabilidade social, a ISO 26000 foi construída com um formato aberto e provocador. A norma não será certificável; apenas trará orientações para todas as organizações (não só empresas) sobre como devem assumir responsabilidade sobre os impactos de suas atividades e sobre seus relacionamentos na sociedade. A ISO 26000 define responsabilidade social como: "A responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:
- Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade;
- Leve em consideração as expectativas dos stakeholders;
- Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com normas internacionais de comportamento;
- Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em seus relacionamentos.

Nota 1: Atividades incluem produtos, serviços e processos.

Nota 2: Relacionamentos referem-se às atividades da organização dentro da sua esfera de influência."

A votação

O caminho para se chegar à norma ISO 26000 foi muito difícil. As discussões envolveram questões cruciais da nossa sociedade, mexendo com interesses de importantes atores políticos e econômicos ao tocar em temas como a relação entre empresas e trabalhadores, barreiras ao comércio internacional e a responsabilidade sobre os impactos ao longo da cadeia produtiva. Nos últimos anos, alguns países e organizações fizeram muito lobby para ter suas visões incorporadas na norma, alterando seu conteúdo para atender a seus interesses. O caso que chamou mais atenção foi o da delegação chinesa, que, com sua visão negativa sobre a norma, chegou a visitar quase todos os países envolvidos para tentar influenciar seus respectivos votos.

Leia mais sobre essa questão no artigo "O Dragão Mostra Suas Garras".

Mesmo com a pressão de atores relevantes, a norma ISO 26000 foi aprovada com números impressionantes: foram 79% de votos a favor.

Próximos passos

Mesmo tendo sido aprovada, a norma ainda poderá sofrer alterações em seu conteúdo. No mês de maio, ocorrerá a última reunião do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO Working Group on Social Responsibility) para a realização dos últimos ajustes. O texto final deverá ser lançado no final de setembro.

Fique de olho

Neste ano, muitas atividades deverão ser realizadas e materiais lançados sobre a ISO 26000. O Instituto Ethos lançará um hotsite didático sobre a norma e também realizará uma oficina em sua Conferência Internacional, além de produzir outros materiais. É importante ficar de olho nos websites das outras organizações envolvidas no processo de construção da norma - em especial a ABNT, o Idec, o Dieese, o Inmetro e o GAO.

*Gustavo Ferroni, coordenador do GT Ethos-ISO 26000 / Edição de Benjamin S. Gonçalves (Instituto Ethos)"

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dica da Semana - Lançamento de livro


Será lançado nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o livro Liderança Baseada em Valores – Caminhos para a Ação em Cenários Complexos e Imprevisíveis.sobre liderança baseada em valores será lançado em São Paulo

A obra - organizada pelos professores da Fundação Dom Cabral, Carmen Migueles e Marco Túlio Zanini -, discute os fatores que diferenciam as organizações e os caminhos para a construção da sustentabilidade econômica, social, ambiental e ética, além de propor ações em cenários de grande complexidade e incertezas. Na ocasião será feito um debate com os organizadores e convidados.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “Liderança Baseada em Valores – Caminhos para a Ação em Cenários Complexos e Imprevisíveis”, da Editora Campus Elsevier;
Data: 26 de fevereiro de 2010;
Horário: Das 18h00 às 20h00;
Local: Teatro Vivo SP;
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan , 860. Morumbi - São Paulo. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Inscrições para pós-graduação em Responsabilidade Socioambiental encerram amanhã

Amanhã é o último dia das inscrições para o curso de pós-graduação (lato sensu) em Responsabilidade Socioambiental Empresarial, do Senac Nove de Julho, em São Paulo.

O curso é dirigido a profissionais que desejam planejar e gerir políticas e práticas de RSE, baseadas na relação ética com stakeholders e comprometidas com o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.

O curso prepara o profissional para incorporar o conhecimento adquirido à cultura e ao modelo de gestão da organização, com foco na aplicabilidade dos conceitos mais atuais de RSE e sustentabilidade, além de propor a análise de modelos e boas práticas em gestão responsável.

SERVIÇO

O quê: Curso de pós-graduação em Responsabilidade Socioambiental Empresarial;
Quando: As aulas começam em março de 2010 e vão a julho de 2011 (18 meses);
Horário: Às terças e quintas, das 19h00 às 22h40;
Local: Senac Nove de Julho;
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 40 andar, Bela Vista – São Paulo (SP);
Informações: Pelo telefone (11) 2182-6900 ou pelo e-mail novedejulho@sp.senac.br;
Inscrições: Até amanhã, 24 de fevereiro. Para inscrever-se, clique aqui.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Geração de lixo eletrônico cresce a 40 mi de toneladas por ano, diz ONU


Publicada em 22/02/2010 pela Folha de SP. Autor: Juan Palop, da Efe.

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta segunda-feira (22) medidas urgentes contra o crescimento exponencial do lixo de origem eletrônica em países emergentes como o Brasil. Ela considera o fato um problema grave para o ambiente e a saúde pública.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apresentou hoje na Indonésia um relatório sobre o tema. Nele, prevê sérias consequências ainda nesta década pelas montanhas de resíduos "perigosos" e "tóxicos" que se acumulam sem nenhum controle nas economias em desenvolvimento.

A geração de lixo eletrônico global cresce a uma taxa de cerca de 40 milhões de toneladas por ano, segundo o relatório.

"Este documento ressalta a urgência de estabelecer um processo ambicioso e regulado de coleta e gestão adequada do lixo eletrônico", afirmou o alemão Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma e subsecretário da ONU.

Steiner explicou que Brasil, China, Índia e México serão os principais prejudicados pelo lixo e enfrentam "crescentes danos ambientais e problemas de saúde pública".

O estudo destaca, por tamanho, taxa de crescimento econômico e perspectivas, os casos da Índia e, sobretudo, China, o segundo maior produtor de lixo eletrônico do mundo (2,3 milhões de toneladas ao ano) atrás apenas dos Estados Unidos.

Até 2020

Os especialistas do Pnuma estimam que, até 2020, o volume de resíduos procedentes de computadores abandonados crescerá 500% na Índia em relação a 2007, e 400% na China e África do Sul.

Nesse mesmo ano, a quantidade de telefones celulares abandonados na Índia e na China seria 18 e 7 vezes maior que a atual, respectivamente, enquanto as televisões e geladeiras sem uso em ambos os países se multiplicariam por pelo menos dois.

A China é um dos maiores lixões internacionais de resíduos de origem eletrônica, apesar de ter proibido a importação de tais produtos.

O relatório, intitulado "Reciclando - Do lixo eletrônico a recursos", aponta que a maioria dos eletrodomésticos e aparelhos comuns em casas e empresas contém dezenas de peças perigosas.

Admite também a dificuldade de enfrentar o desafio, devido à "complexidade" de desenvolver programas integrais de reciclagem em países em desenvolvimento e aos obstáculos que um sistema de transferência de tecnologia de nações industrializadas para emergentes encontraria.

No entanto, o Pnuma apresenta soluções que requerem a participação de toda a comunidade internacional.

Exportação de lixo

"Temos que chegar às pessoas prejudicadas por esses produtos químicos e apresentar soluções aos líderes locais, nacionais e regionais que representem uma diferença", assinalou Donald Cooper, especialista em resíduos perigosos do Pnuma.

Nessa linha, a agência da ONU propõe a aplicação de novas tecnologias e mecanismos, além do estabelecimento de "centros de gestão de lixo eletrônico" nos países em desenvolvimento.

Brasil, Colômbia, México, Marrocos e África do Sul são citados como lugares com grande potencial de introduzir melhores tecnologias de reciclagem porque o "setor de lixo eletrônico informal seria relativamente pequeno".

O Pnuma adverte sobre a resistência apresentada pelo setor que até o momento lucrou com a gestão desses resíduos e dos problemas que surgiram em certas nações pela falta de infraestrutura.

O documento sugere enviar as peças especialmente perigosas, entre elas circuitos integrados e pilhas, a países industrializados com capacidade de processá-los adequadamente.

"O lixo de uma pessoa pode ser a matéria-prima de outra. O desafio dos resíduos eletrônicos representa um passo importante na transição a uma economia ecológica", afirmou Konrad Osterwalder, reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU).

Veja texto do Pnuma com mais dados sobre o lixo eletrônico (em inglês)."

Flagras pelo Brasil


Inúmeras iniciativas têm surgido pelo Brasil com o intuito de divulgar e incentivar o consumo consciente ou a consciência ambiental. De forma espirituosa e regionalizada, o Salvador Shopping, localizado na capital baiana, estimula o uso consciente da água, por meio de adesivos colocados nos espelhos do banheiro.

A adesivação é apenas parte de uma campanha de conscientização lançada pela EMBASA - Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. e Governo da Bahia para o verão.

Assista ao vídeo da campanha, clicando aqui.

Se você tem conhecimento de alguma campanha desta natureza em sua cidade ou se você flagrou uma iniciativa como esta, envie-nos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dica da Semana - Curso sobre Sustentabilidade nos negócios

A Consultoria Finanças Sustentáveis irá promover no dia 04 de março, em São Paulo, o curso "Princípios do Equador: avaliando riscos socioambientais em projetos".

O curso tem como objetivo qualificar seus participantes a respeito do conjunto de diretrizes socioambientais que norteiam os Princípios do Equador e que visam a identificar riscos associados a projetos financiados de acordo com tais diretrizes.

Os principais tópicos debatidos serão:

- Linha do tempo dos Princípios do Equador
- Conceito de sustentabilidade nos negócios (dimensões econômica, social e ambiental – Tripple Bottom Line)
- Co-responsabilidade dos financiadores por danos ambientais
- Lançamento e evolução dos Princípios do Equador
- Conceito de project finance
- O que são os Princípios do Equador
- Ciclo de vida de projetos
- Avaliação e categorização do risco socioambiental de projetos
- Padrões de Desempenho e Guidelines setoriais da IFC e do Banco Mundial
- Engajamento de comunidades e consultas públicas
- Gerenciamento e monitoramento de projetos financiados
- Auditoria independente
- Reporting: comunicando a implantação dos Princípios do Equador
- Casos práticos: como identificar riscos sociais e ambientais em projetos

Instrutores:
Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl

Investimento:
R$ 800,00 (inclui certificado, material didático e alimentação)

Inscrições podem ser feitas diretamente no site
www.financassustentaveis.com.br/imgs/fichadeinscricao.xls

Local do curso:
Hotel Tryp Itaim - Sol Meliá
R. Manuel Guedes, 320 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Mais informações podem ser obtidas no e-mail cursos@financassustentaveis.com.br, pelos telefones (11) 3586-0859 / 3582-0915 ou no site www.financassustentaveis.com.br.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Especial: Carnaval sustentável pelo Brasil

Já é carnaval! Por todas as partes do Brasil, milhões de pessoas saem as ruas para curtir a maior festa popular do país.

Em tempo de festa é comum as pessoas esquecerem um pouco de seus deveres e deixarem de lado os compromissos... ainda mais quando o assunto é o meio ambiente ou a sustentabilidade do planeta... o Blog Cola Social andou pesquisando o que os brasileiros estão fazendo para ter um carnaval sustentável e descobriu uma série de iniciativas espalhadas pelo Brasil.

Acompanhe abaixo as iniciativas dos principais destinos da folia:

Carnaval Sustentável Salvador


Este ano, a Prefeitura de Salvador promete fazer um Carnaval ecologicamente correto. A Superintendência do Meio Ambiente e a Emtursa fizeram uma parceria com a Petrobras que garante que - no período do carnaval - os trios elétricos, carros de apoio e transportes públicos irão trafegar com o “Biodiesel B-5”, um combustível bem menos poluente que o diesel comum. "O biotrio, trio elétrico movido a B-5, irá atrair a atenção de investidores, transformando o Carnaval de Salvador numa vitrine de negócios sustentáveis geradores de lucro social, econômico e ecológico integrado", prevê o superintendente municipal do Meio Ambiente, Ary da Mata.

Fonte: Bahia Notícias (Samuel Celestino).

Carnaval sustentável Rio de Janeiro

No Carnaval 2010, a Coca-Cola Brasil, para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade, levará ao Sambódromo do Rio de Janeiro o tema reciclagem. O camarote da empresa trará projeto arquitetônico composto por materiais ecologicamente corretos. Os pufes de pet serão forrados com a lona do outdoor do ano anterior; as camisetas de acesso confeccionadas com malha de pet reciclado e toda a madeira utilizada será certificada e reciclada (OSB).

O espaço ainda vai oferecer aos convidados oficinas de reciclagem com o artista Sérgio Luiz Santos, da ONG carioca Ecolata, que produzirá na hora brindes feitos de latas de refrigerante.

Fonte: Oliva Comunicação publicado em Free Shop.com.

Carnaval sustentável São Paulo
por Carlos Hee

Camarote da SPTuris, no Sambódromo do Anhembi, terá mobiliário feito com material reciclado

O camarote da São Paulo Turismo, SPTuris, no Sambódromo do Anhembi, que, este ano, tem como tema Sustentabilidade, já está em fase de construção para o carnaval. A Criacittá, primeira empresa de marketing cenográfico do País, foi convocada para criar a ambientação, que teve mobiliário desenvolvido em parceria com a Alpargatas. Serão 46 peças, entre pufes-saco, banquetas, poltronas, recamiers, bertoias e sofás de tecido ecológico Locomotiva Eco Juta, composto por fios reciclados de algodão e de garrafas pet, o que vai de encontro ao conceito auto-sustentável do camarote. De forma criativa e com design, lonas coloridas vão trazer mais charme ao ambiente, que contará ainda com luminárias de galões de água, divisórias feitas de CD, balcões de madeiras de OSB (placa com sobra de madeiras), pufes e mesas com garrafas pet e latinhas de alumínio. Todos os adereços serão montados por jovens de ONGs que fazem parte do programa Roda da Cidadania, numa parceria entre a Criacittá e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.

Fonte: Portal Onne no Msn Brasil.

Carnaval sustentável Recife

Diversas toneladas de latas de alumínio comercializadas. Mais de mil crianças e adolescentes beneficiados.

O Carnaval Multicultural do Recife também é inclusão e, principalmente, responsabilidade social. Para quem tira o sustento através do comércio informal e não tem onde deixar os filhos, a Prefeitura oferece o Espaço Cidadania, um verdadeiro mobilizador social. Nestes espaços, a Prefeitura emprega 70 arte-educadores e assistentes sociais que realizam atividades recreativas, oficinas culturais e brincadeiras.

Fonte: Prefeitura do Recife - Carnaval Multicultural

Para dicas para um carnaval consciente e sustentável, clique aqui.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Grandes empresas avaliam agora sua pegada florestal

Publicada em 11/02/2010 pelo Valor Econômico. Por: Daniela Chiaretti.

ONG diz que estudo surgiu do interesse de fundos de pensão

Depois da "pegada de carbono" é a vez de empresas internacionais começarem a se preocupar com a sua "pegada florestal".

O conceito envolve o quanto de desmatamento é causado direta ou indiretamente por uma empresa ou um produto. Companhias aéreas, por exemplo, respondem por 5% das emissões mundiais de gases-estufa - e é na queima de combustível fóssil dos aviões que está sua "pegada de carbono". Mas a "pegada florestal" está na comida servida a bordo, no couro do revestimento das poltronas ou na origem do biocombustível utilizado pela frota de carros da empresa.

Ontem, em Londres, foi lançado o relatório da Forest Footprint Disclosure (FFD), no qual empresas que responderam a um questionário estruturado em 11 temas-chave para a sustentabilidade, do rastreamento da cadeia de fornecedores à governança e participação em sistemas de certificação ambiental, por exemplo. O objetivo do diagnóstico é levantar as políticas que envolvem commodities consideradas de "risco florestal" como óleo de palma, soja, madeira, carne, couro e biocombustíveis.

A pesquisa foi enviada a 217 grandes companhias selecionadas pelo ranking das 500 maiores da revista Fortune. Apenas 35 empresas responderam. British Airways, BMW, Adidas, Nike e Unilever foram algumas das que enviaram resposta. Entre elas, há duas brasileiras: o frigorífico Independência e a Fíbria, resultado da fusão entre Aracruz e Votorantim Celulose e Papel. Em termos regionais, só uma empresa asiática enviou respostas e a maior participação veio de companhias europeias ou do Reino Unido.

Em parte, este resultado faz sentido. O FFD é um projeto novo da ONG britânica Global Canopy Programme, que estuda e pesquisa florestas no mundo. O projeto teve apoio de várias fundações e do governo britânico através do ministério de desenvolvimento internacional, o DFID. "Não significa que quem não respondeu não é sustentável", explica Tracey Campell, diretora do FFD. "Talvez não tenham respondido porque não sabiam como ou porque temem o que faríamos com os dados, já que somos um projeto novo e pouco conhecido", diz. "Mas foi um início muito promissor." A iniciativa tomou forma pelo interesse de 34 bancos e fundos de pensão com ativos na casa dos US$ 3,5 trilhões e que querem saber mais sobre as empresas que têm financiado.

"Este é o futuro, o caminho. É algo meio irreversível" diz Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e um dos consultores do projeto. "Quando os líderes setoriais começam a soltar informação, os outros tendem a segui-los."

O relatório listou as dez melhores performances por setor. No alimentício coube à dinamarquesa Danisco a melhor avaliação. "É uma fornecedora de ingredientes, o que é muito bom porque possibilita aos clientes terem um produto sustentável", diz Tracey. Na lista dos melhores desempenhos estão a francesa L'Oreal, a britânica Sainsbury, a finlandesa Neste Oil, a americana Weyerhaeuser e o IOI Group da Malásia. "Empresas que entendem qual é sua 'pegada' florestal, podem conseguir a confiança dos investidores de que estão avançando neste novo desafio e enfrentando a mudança climática com inteligência", diz o relatório.

Mais informações: www.forestdisclosure.com.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Repercussões da ISO 26000 é tema de palestra em SP

Ainda dentro da programação do ciclo de palestras com temas da pós-graduação, o Senac Nove de Julho promove nesta quinta-feira, 11/02, a palestra Repercussões da ISO 26000 na Responsabilidade Social, com Aron Belinky.

Para participar, basta se inscrever no site do SENAC SP e levar um quilo de alimento não-perecível, exceto açúcar e sal, no dia do evento.

Para mais informações sobre os cursos de pós-graduação do Senac Nove de Julho, clique aqui.

Serviço

Repercussões da ISO 26000 na Responsabilidade Social, com Aron Belinky.
Data e horário: 11/02/2010 (amanhã) às 20h
Preço: 1 Kg de alimento não-perecível(exceto açúcar e sal)

Ciclo de palestras com temas da pós-graduação
De 19/1 a 22/2/2010
Entrada: 1Kg de alimento não-perecível
Senac Nove de Julho
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Centro - São Paulo - SP
Tel.:(11)2182-6900 - E-mail:novedejulho@sp.senac.br

Para acessar toda a programação do Ciclo de palestras, clique aqui.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bradesco, Petrobras e Natura entre as 100 mais sustentáveis do mundo

Publicada em 03/02/2010 pela Ideia Socioambiental. Autor: Ricardo Voltolini

Ranking da revista canadense Corporate Knight, especializada em responsabilidade social empresarial coloca o Bradesco, a Petrobras e a Natura entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. As corporações brasileiras ficaram respectivamente na 94ª, 96ª e 99ª posições.

Apresentada há uma semana em Davos, na Suíça, durante o Fórum de Líderes, a 6ª edição do ranking da Corporate Knight foi elaborada a partir das observações de um conselho de 17 especialistas em responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, entre os quais o brasileiro Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Para chegar às melhores, os especialistas consideraram dez critérios técnicos observados nos relatórios oficiais das empresas, levando em conta variáveis como a emissões de CO2, eficiência energética, pagamento de impostos, a melhor relação entre a remuneração do executivo principal e dos trabalhadores, geração resíduos e a capacidade de inovação.

O ranking é formado por 24 países. O primeiro lugar ficou com o Reino Unido ( 21 empresas listadas), seguido pelos EUA (12), o bloco dos escandinavos (10), Austrália e Canadá (com 9 empresas cada) e Suíça (6).

As três corporações mais sustentáveis foram a General Electric (EUA), a Pacific Gas & Electricity (EUA) e a empresa de logística Tnt Nv (Holanda). Pesou a favor da campeã GE, segundo os coordenadores do ranking, o baixo índice de produção de resíduos, a alta diversidade de gênero nos quadros de funcionários e a eficiência na redução das emissões.

É a primeira vez que empresas brasileiras são classificadas no Top 100. Contou pontos para o Bradesco a excelente relação entre produtividade e emissões de gases de efeito estufa, embora o banco tenha ficado em último lugar no item geração de resíduos, um dos critérios analisados.

Já a Petrobras demonstrou bom desempenho na eficiência energética de sua produção. E sua posição na tabela só não foi melhor graças à baixa diversidade de gênero no conselho de administração: dos oitos membros, apenas a presidente (Dilma Rousseff) é mulher.

Considerada nacionalmente um ícone da sustentabilidade empresarial, a Natura obteve o seu lugar na lista global por causa da clareza de seu relatório, feito rigorosamente sob os critérios do GRI (Global Reporting Initiative), modelo consagrado como o mais completo. Contra si, pesou o fato de não ter presença feminina no conselho de administração.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Salas para chefes estão fora de moda na Philips

Publicada em 08/02/2010 pelo O Estado de São Paulo. Autor: Clayton Netz

O QG da subsidiária brasileira da Philips vai mudar de endereço. A empresa deixa o prédio atual, na rua Verbo Divino, na zona sul de São Paulo, para ocupar quatro andares do Castelo Branco Office Park, a primeira das seis torres do condomínio verde de 110 mil metros quadrados de área que a Tishman Speyer está erguendo em Alphaville, nas imediações da capital paulista. Não se trata, porém, de uma mera mudança de CEP. Na verdade, os 800 funcionários do escritório central vão encontrar uma nova forma de trabalhar, que começa a ser adotada globalmente pelo grupo holandês. Batizado internamente de Workplace Innovation, o modelo privilegia o trabalho em equipe e a colaboração dos funcionários de diferentes divisões de negócios e áreas funcionais.

O uso dos espaços será feito em função da necessidade, em vez da posição hierárquica, como ocorre tradicionalmente no mundo corporativo. Com isso, saem de moda as salas exclusivas, com o nome do ocupante gravado na porta, as cadeiras e as estações de trabalho diferenciadas em função da posição funcional. Isso vale, inclusive, para a alta chefia. "A ideia é aproximar mais as pessoas e estimular o trabalho em equipe", disse aos funcionários o presidente da Philips, Marcos Bicudo, que desde sua entrada na empresa, em julho do ano passado, reclamava da suntuosidade do espaço ocupado pela diretoria. "O novo modelo permitirá aos funcionários gerenciar melhor seu tempo e o equilíbrio de suas vidas." Uma das ideias, por exemplo, é permitir e até estimular o trabalho em casa.O anúncio da mudança, no final de 2009, não foi exatamente indolor para muitos funcionários, que residem nas imediações do atual endereço. Para convencê-los das vantagens do novo modelo e de ir trabalhar num local a 30 quilômetros de distância dali, entrou em ação a área de Recursos Humanos, que promoveu reuniões e seminários nos últimos meses.

Para chegar à definição pelo novo prédio, a Philips examinou 35 edifícios em São Paulo. Boa parte foi eliminada sumariamente por não atender às exigências de sustentabilidade: um ponto decisivo era que a construção tivesse o selo Green Building.

Definido o novo domicílio, o desafio para Bicudo e sua equipe, a partir de julho, é fazer com que o novo modelo de local de trabalho saia do papel e funcione na prática. Numa empresa hierarquizada como a Philips, dividida em setores de negócios que até aqui pouco se comunicavam entre si, na qual os sinais exteriores de poder costumam contar muito, a implantação do Workplace Innovation deverá exigir um grande esforço de persuasão e jogo de cintura.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dica da Semana - Hábitos Sustentáveis

A dica de hábitos sustentáveis desta semana vem em forma de matéria!

Varejo Sustentável
Publicada em 02/02/2010 no Ideia Socioambiental. Por Ana Carolina Addario

Tendências para o setor em 2010 apontam para o fortalecimento de alimentos orgânicos no mercado

O alto custo dos produtos alimentícios em 2009 teve um grande impacto nas hábitos de consumo dos norte-americanos. Em artigo publicado na XXX, Phil Lempert, responsável pelo site o "o guro dos supermercados" chama atenção para o fato de que cada vez mais americanos estão preparando sua própria comida em casa, levando lanches ao trabalho, e optando por marcas genéricas baseado em seu preço baixo. A questão é: esta tendência continuará em 2010?

De acordo com Lempert sim. Entre as tendências para o varejo mundial, o especialista destaca a larga utilização de produtos fabricados com ingredientes orgânicos, em uma investida das empresas para tornarem seus alimentos mais saudáveis. Um dos indicadores de sucesso desta tendência é a maior aquisição por parte dos consumidores por produtos que privilegiam sua saúde.

Empresas como a fabricante de sorvetes Haagen Dazs, a Peter Pan Peanut Butter (a única grande marca de pasta de amendoim com baixos níveis de frutose de milho), e a nova linha de sopas saudáveis da Campbell’s são exemplos do movimento por um setor alimentício mais sustentável.

Outras tendências:

· Crescimento no número de marcas próprias dos grandes varejistas em detrimento das marcas conceituadas;
· Estabelecimento de marcas do país de origem;
· Diminuição no investimento em publicidade e exploração de plataformas de mídia social que reproduzem o famoso boca-a-boca, como tiwtter, blogs, ferramentas para celular etc;
· Ascensão das comidas estilo gourmet;
· Produtos destinados a relaxar a consumidor, com substâncias, por exemplo, que facilitem seu sono etc.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Palestra Gratuita hoje em São Paulo


O Senac Nove de Julho promove até o final deste mês, um ciclo de palestras com temas ligados às áreas de sua pós-graduação. Entre os assuntos tratados estão temas ligados à Responsabilidade Social. A proposta das palestras é atualizar os conhecimentos dos participantes sobre o mercado de trabalho e tirar dúvidas sobre as áreas de interesse.

A palestra de hoje é Valorização da Diversidade nas Organizações - Possibilidades e Desafios, com Reinaldo Bulgarelli.

Para participar, basta se inscrever antecipadamente e levar um quilo de alimento não-perecível, exceto açúcar e sal, no dia do evento.

Para se inscrever on-line, clique aqui.

Para conhecer os cursos de pós-graduação do Senac Nove de Julho, clique aqui.

Serviço

Valorização da Diversidade nas Organizações - Possibilidades e Desafios, com Reinaldo Bulgarelli
Data e horário: HOJE (02/02/2010) às 19h30
Preço: 1 Kg de alimento não-perecível(exceto açúcar e sal)

Ciclo de palestras com temas da pós-graduação
De 19/1 a 22/2/2010
Entrada: 1Kg de alimento não-perecível
Senac Nove de Julho
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Centro - São Paulo - SP
Tel.:(11)2182-6900 - E-mail:novedejulho@sp.senac.br

Para acessar toda a programação do Ciclo de palestras, clique aqui.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cursos sobre Sustentabilidade nos Negócios

A Consultoria Finanças Sustentáveis acaba de divulgar sua agenda de cursos para 1º semestre de 2010. Os cursos irão focar nas práticas e ferramentas que auxiliam as empresas no desenvolvimento de negócios com responsabilidade socioambiental, qualificando seus participantes a adquirir referências que contribuam para a inserção da agenda da sustentabilidade em suas atividades profissionais.

Acompanhe abaixo o calendário:

Curso: Princípios do Equador: avaliando riscos socioambientais em projetos
Data: 4 de março
Investimento: R$ 800,00

Curso: Sustentabilidade: conceitos e aplicação nos negócios
Data: 13 de abril
Investimento: R$ 500,00

Curso: Aspectos jurídicos da sustentabilidade no campo ambiental - NOVO*
Data: 27 de abril
Investimento: R$ 600,00
*Com a participação especial do Escritório Tabet Advogados.

Curso: Sustentabilidade nos negócios do setor financeiro: avaliando riscos e oportunidades
Data: 13 de maio
Investimento: R$ 500,00

Curso: Sustentabilidade nos negócios para jornalistas
Data:17 de junho
Investimento: R$ 500,00

O valor do investimento inclui certificado, material didático e alimentação.

Diferenciais:

- Uso de filmes específicos, dinâmicas de grupo e discussão de casos práticos
- Material didático com vários casos de negócios sustentáveis
- Participantes receberão dois livros sobre sustentabilidade nos negócios

Instrutores:

- Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl
- Fernando Tabet e Lucas Baruzzi, no curso "Aspectos jurídicos da sustentabilidade no campo ambiental"

Mais informações e inscrições: www.financassustentaveis.com.br/cursos.aspx

Serviço:

Local: Hotel Tryp Itaim - Sol Meliá
Endereço: R. Manuel Guedes, 320 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

A consultoria também oferece cursos in company e palestras elaborados sob medida. Para mais informações CONSULTORIA FINANÇAS SUSTENTÁVEIS http://www.financassustentaveis.com.br/ ou pelos telefones (11) 3586-0859 / 3582-0915.