sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Especial: Carnaval sustentável pelo Brasil

Já é carnaval! Por todas as partes do Brasil, milhões de pessoas saem as ruas para curtir a maior festa popular do país.

Em tempo de festa é comum as pessoas esquecerem um pouco de seus deveres e deixarem de lado os compromissos... ainda mais quando o assunto é o meio ambiente ou a sustentabilidade do planeta... o Blog Cola Social andou pesquisando o que os brasileiros estão fazendo para ter um carnaval sustentável e descobriu uma série de iniciativas espalhadas pelo Brasil.

Acompanhe abaixo as iniciativas dos principais destinos da folia:

Carnaval Sustentável Salvador


Este ano, a Prefeitura de Salvador promete fazer um Carnaval ecologicamente correto. A Superintendência do Meio Ambiente e a Emtursa fizeram uma parceria com a Petrobras que garante que - no período do carnaval - os trios elétricos, carros de apoio e transportes públicos irão trafegar com o “Biodiesel B-5”, um combustível bem menos poluente que o diesel comum. "O biotrio, trio elétrico movido a B-5, irá atrair a atenção de investidores, transformando o Carnaval de Salvador numa vitrine de negócios sustentáveis geradores de lucro social, econômico e ecológico integrado", prevê o superintendente municipal do Meio Ambiente, Ary da Mata.

Fonte: Bahia Notícias (Samuel Celestino).

Carnaval sustentável Rio de Janeiro

No Carnaval 2010, a Coca-Cola Brasil, para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade, levará ao Sambódromo do Rio de Janeiro o tema reciclagem. O camarote da empresa trará projeto arquitetônico composto por materiais ecologicamente corretos. Os pufes de pet serão forrados com a lona do outdoor do ano anterior; as camisetas de acesso confeccionadas com malha de pet reciclado e toda a madeira utilizada será certificada e reciclada (OSB).

O espaço ainda vai oferecer aos convidados oficinas de reciclagem com o artista Sérgio Luiz Santos, da ONG carioca Ecolata, que produzirá na hora brindes feitos de latas de refrigerante.

Fonte: Oliva Comunicação publicado em Free Shop.com.

Carnaval sustentável São Paulo
por Carlos Hee

Camarote da SPTuris, no Sambódromo do Anhembi, terá mobiliário feito com material reciclado

O camarote da São Paulo Turismo, SPTuris, no Sambódromo do Anhembi, que, este ano, tem como tema Sustentabilidade, já está em fase de construção para o carnaval. A Criacittá, primeira empresa de marketing cenográfico do País, foi convocada para criar a ambientação, que teve mobiliário desenvolvido em parceria com a Alpargatas. Serão 46 peças, entre pufes-saco, banquetas, poltronas, recamiers, bertoias e sofás de tecido ecológico Locomotiva Eco Juta, composto por fios reciclados de algodão e de garrafas pet, o que vai de encontro ao conceito auto-sustentável do camarote. De forma criativa e com design, lonas coloridas vão trazer mais charme ao ambiente, que contará ainda com luminárias de galões de água, divisórias feitas de CD, balcões de madeiras de OSB (placa com sobra de madeiras), pufes e mesas com garrafas pet e latinhas de alumínio. Todos os adereços serão montados por jovens de ONGs que fazem parte do programa Roda da Cidadania, numa parceria entre a Criacittá e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.

Fonte: Portal Onne no Msn Brasil.

Carnaval sustentável Recife

Diversas toneladas de latas de alumínio comercializadas. Mais de mil crianças e adolescentes beneficiados.

O Carnaval Multicultural do Recife também é inclusão e, principalmente, responsabilidade social. Para quem tira o sustento através do comércio informal e não tem onde deixar os filhos, a Prefeitura oferece o Espaço Cidadania, um verdadeiro mobilizador social. Nestes espaços, a Prefeitura emprega 70 arte-educadores e assistentes sociais que realizam atividades recreativas, oficinas culturais e brincadeiras.

Fonte: Prefeitura do Recife - Carnaval Multicultural

Para dicas para um carnaval consciente e sustentável, clique aqui.

Nenhum comentário: