quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Acende Brasil promove curso sobre mercados de carbono e setor de energia


Notícia publicada em 28/01/2010 no Canal Energia.

O Instituto Acende Brasil realizará, no próximo dia 4 de fevereiro, um curso de imersão em "Mercados de Carbono e Setor de Energia". O planejamento do curso propõe a apresentação de informações que garantam uma compreensão total da literatura divulgada sobre o tema, além de ajudar os alunos a identificarem os desafios e as oportunidades de negócios que podem ser geradas dentro do mercado regulado e do mercado voluntário de carbono. Para participar, não é necessário um conhecimento profundo sobre a questão. O curso é oferecido para pessoas iniciadas ou não nas questões do clima e de créditos de carbono. Mas, de acordo com o Instituto, o público-alvo do curso não são os estudantes acadêmicos, mas os profissionais, principalmente de instituições financeiras, seguradoras e empresas de energia.

O curso será dividido em quatro módulos. O primeiro introduzirá os alunos a questões relacionadas a clima, alterações climáticas, fontes de gases de efeito estufa, o papel sociedade para reduzir os riscos para o planeta e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para a redução de gases de efeito estufa. A segunda parte debaterá os mercados de carbono, apresentando o perfil de compradores, vendedores, carteiras de projetos, acordos internacionais e a responsabilidade dos países, incluindo aqueles que não ratificaram o Protocolo de Quioto e fazem parte do mercado voluntário de carbono.

Depois, será elaborada uma simulação de venda de créditos de carbono de uma PCH, com cálculo da quantidade de carbono evitado ou sequestrado, elaboração do projeto de crédito de carbono e venda desses créditos. Ao fim, será abordado o módulo "Futuro do Mercado de Carbono, Oportunidades e Desafios", com as perspectivas pós COP-15, as posições dos países, as oportundiades e os desafios dos mercados voluntário e regulado de carbono.

O curso custa R$ 1.090 e será ministrado em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site: www.acendebrasil.com.br/.

Nenhum comentário: