sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vem aí a 3ª edição da Mostra FIESP/ CIESP de Responsabilidade Sociambiental

Na próxima semana, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo realizará a 3ª edição da Mostra FIESP/ CIESP de Responsabilidade Socioambiental.

A Mostra tem o objetivo de ser um veículo para divulgação das práticas de Responsabilidade Social realizadas por diversos setores, além de consolidar uma pauta social afirmativa, criar uma agenda sobre o tema e articular estas empresas para o desenvolvimento sustentável global.

Assim como nas edições anteriores, o evento é aberto à participação de entidades internacionais de desenvolvimento e meios de comunicação do Brasil e do exterior. Outros países interessados em participar podem fazê-lo por meio de suas Câmaras de Comércio e Indústria, Consulados e Embaixadas.

A Mostra tem como público-alvo: empresas envolvidas em projetos de responsabilidade socioambiental; governos federal, estadual e municipal; empresários de pequenas e médias empresas; universidades, organizações não-governamentais e demais interessados no tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.fiesp.com.br/socioambiental/ onde podem ser obtidas mais informações sobre o evento.

Serviço

O quê: III Mostra FIESP/ CIESP de Responsabilidade Socioambiental
Quando: de 25 a 27 de agosto
Onde: Edifício sede da FIESP
Endereço: Avenida Paulista, 1313 (próximo a estação de Metrô Trianon-Masp)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Curso esclarece sobre o valor da sustentabilidade

Ministrado pelo especialista Ricardo Guimarães, no dia 28 de setembro, em São Paulo, o curso abordará a multidisciplinaridade do conceito de sustentabilidade e a importância de transformá-lo em uma cultura social

Por Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 15/07/2009
Atualizada em 17/07/2009

A dinâmica da nossa sociedade e, sobretudo, o crescimento tecnológico colocaram o futuro do planeta em xeque e transformaram o conceito de sustentabilidade em uma premissa, que deve ser incorporada às atitudes de todas as pessoas e organizações.

Para isso, o especialista em branding sustentável Ricardo Guimarães – que também é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – acredita que é necessário ampliar a visão da sociedade sobre o assunto e, para isso, com a ajuda da Escola São Paulo, ministrará o curso “O Valor da Sustentabilidade”.

No dia 28 de setembro, das 19h30 às 22h, Ricardo dividirá com todos os inscritos o conhecimento que adquiriu com seu trabalho no setor de gestão sustentável. Entre os temas que serão abordados está a multidisciplinaridade do conceito de sustentabilidade – imprescindível para que o planeta, de fato, apresente melhoras – e a importância da incorporação dessa filosofia em todos os setores da sociedade.

As inscrições para participar da aula já estão abertas, mas as vagas são limitadas. Mais informações sobre o curso e as reservas podem ser obtidas no site da Escola São Paulo ou pelo telefone (11) 3081-0364.


Curso “O Valor da Sustentabilidade”
Palestrante: Ricardo Guimarães
Data: 28 de setembro Horário: das 19h30 às 22h
Valor: R$20,00
Local: Escola São Paulo
Endereço: Rua Augusta, nº 2239
Mais informações no site do espaço cultural ou pelo telefone (11) 3081-0364

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Empregos verdes

Reino Unido anuncia criação de centro de treinamento para formação de profissionais para a sustentabilidade

A iniciativa do governo britânico de criar milhões de empregos no setor verde ganhou um importante reforço com o anúncio da criação do primeiro centro de treinamento dedicado às chamadas “competências verdes”, em Tredegar. É o que comunica Fiona Harvey, correspondente de meio ambiente, na edição do Finantial Times de hoje.

A iniciativa está sendo conduzida pela British Gas em parceria com a Welsh Assembly Government. A empresa oferecerá a expertise para treinamento dos profissionais e o governo custeará a instalação do centro, por meio do Fundo Europeu de Contingência.

Os cursos se destinarão, preferencialmente, aos desempregados. Ainda que o programa, não garanta um posto de trabalho ao final da formação, o governo pretende utilizar a mão-de-obra capacitada em seu projeto de eficiência energética. A iniciativa atenderá cerca de 40.000 lares com a instalação de isolamento térmico e aparelhos de microgeração de energia, assim incluindo boilers especializados, aquecedores e painéis solares.

Curiosamente, Tredegar, a cidade escolhida para abrigar o centro de treinamento britânico de “competências verdes”, foi um dos berços da Revolução Industrial na região de South Wales. Esperamos que a coincidência histórica contribua com o surgimento de uma nova tendência de crescimento econômico, dessa vez baseada na sustentabilidade.

Fonte: Matéria publicada na Revista Idea Socioambiental
COLABORE!
Se vocês tiverem mais informações sobre este tema, colaborem enviando e-mail para catharinacastro@hotmail.com.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Setor mínero-metalúrgico reúne-se para debater sobre investimento social

Como medir o retorno para a sociedade de um investimento em responsabilidade social? Ou seja, como mostrar quantitativamente para os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, governo e apoiadores, o resultado prático de uma ação social?

Em torno desta questão a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração promove no próximo dia 11 de agosto, o 5º Workshop de Responsabilidade Social. O evento será realizado na sede da entidade, à Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo , São Paulo.

“Nosso objetivo é contribuir para esclarecer e conscientizar as empresas do nosso segmento sobre os reais benefícios do investimento social, mostrar exemplos práticos trazidos por grandes corporações e as ferramentas para fazer a avaliação do investimento”, diz a analista de Recursos Humanos da Armco e integrante da comissão organizadora, Carolina Crochi.

A primeira atividade da programação será em forma de talk show, com a participação da diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício; o diretor da Txai Consultoria e Educação, Reinaldo Bulgarelli; o conselheiro do Fundo Ethical da Santander Asset Management, Roberto Gonzalez; e a fundadora da ONG Sementeira de Projetos, Rosana Junqueira. Cada um dos participantes dará sua opinião sobre a questão colocada pela mediadora Rosaly Todeschi Bandeira: ‘A avaliação econômica de projetos sociais determina as vantagens de uma empresa ser socialmente responsável?’.

Esquentando os debates, cases de sucesso, mostrando o que, como e quanto se obteve de resultado, serão apresentados pela ArcelorMittal, Natura, Usiminas e Termomecânica. Para complementar as informações, serão mostradas em mini-curso, ministrado pela diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício, as ferramentas de avaliação econômico-financeira de projetos sociais.

A apresentação cultural da Trupe da Santa Casa de Diadema demonstrará, na prática, como o investimento social em arte pode transformar a vida das pessoas, principalmente do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social.

“Ao vivenciar atividades culturais e artísticas, essas crianças e adolescentes vão perdendo a timidez, ganham mais confiança e autoestima e, consequentemente, tornam-se cidadãos melhor preparados”, afirma a coordenadora pedagógica do projeto, Cristina Aparecida Malosti de Queiroz.

Mais informações na página do evento: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/responsabilidade/2009/


Fonte: Assessoria de Imprensa da ABM Brasil

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Reflexão

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...


Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Passe adiante! Precisamos começar JÁ!


Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Fonte: E-mail que está circulando na internet.