quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Setor mínero-metalúrgico reúne-se para debater sobre investimento social

Como medir o retorno para a sociedade de um investimento em responsabilidade social? Ou seja, como mostrar quantitativamente para os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, governo e apoiadores, o resultado prático de uma ação social?

Em torno desta questão a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração promove no próximo dia 11 de agosto, o 5º Workshop de Responsabilidade Social. O evento será realizado na sede da entidade, à Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo , São Paulo.

“Nosso objetivo é contribuir para esclarecer e conscientizar as empresas do nosso segmento sobre os reais benefícios do investimento social, mostrar exemplos práticos trazidos por grandes corporações e as ferramentas para fazer a avaliação do investimento”, diz a analista de Recursos Humanos da Armco e integrante da comissão organizadora, Carolina Crochi.

A primeira atividade da programação será em forma de talk show, com a participação da diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício; o diretor da Txai Consultoria e Educação, Reinaldo Bulgarelli; o conselheiro do Fundo Ethical da Santander Asset Management, Roberto Gonzalez; e a fundadora da ONG Sementeira de Projetos, Rosana Junqueira. Cada um dos participantes dará sua opinião sobre a questão colocada pela mediadora Rosaly Todeschi Bandeira: ‘A avaliação econômica de projetos sociais determina as vantagens de uma empresa ser socialmente responsável?’.

Esquentando os debates, cases de sucesso, mostrando o que, como e quanto se obteve de resultado, serão apresentados pela ArcelorMittal, Natura, Usiminas e Termomecânica. Para complementar as informações, serão mostradas em mini-curso, ministrado pela diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício, as ferramentas de avaliação econômico-financeira de projetos sociais.

A apresentação cultural da Trupe da Santa Casa de Diadema demonstrará, na prática, como o investimento social em arte pode transformar a vida das pessoas, principalmente do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social.

“Ao vivenciar atividades culturais e artísticas, essas crianças e adolescentes vão perdendo a timidez, ganham mais confiança e autoestima e, consequentemente, tornam-se cidadãos melhor preparados”, afirma a coordenadora pedagógica do projeto, Cristina Aparecida Malosti de Queiroz.

Mais informações na página do evento: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/responsabilidade/2009/


Fonte: Assessoria de Imprensa da ABM Brasil

Nenhum comentário: