sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Empregos verdes

Reino Unido anuncia criação de centro de treinamento para formação de profissionais para a sustentabilidade

A iniciativa do governo britânico de criar milhões de empregos no setor verde ganhou um importante reforço com o anúncio da criação do primeiro centro de treinamento dedicado às chamadas “competências verdes”, em Tredegar. É o que comunica Fiona Harvey, correspondente de meio ambiente, na edição do Finantial Times de hoje.

A iniciativa está sendo conduzida pela British Gas em parceria com a Welsh Assembly Government. A empresa oferecerá a expertise para treinamento dos profissionais e o governo custeará a instalação do centro, por meio do Fundo Europeu de Contingência.

Os cursos se destinarão, preferencialmente, aos desempregados. Ainda que o programa, não garanta um posto de trabalho ao final da formação, o governo pretende utilizar a mão-de-obra capacitada em seu projeto de eficiência energética. A iniciativa atenderá cerca de 40.000 lares com a instalação de isolamento térmico e aparelhos de microgeração de energia, assim incluindo boilers especializados, aquecedores e painéis solares.

Curiosamente, Tredegar, a cidade escolhida para abrigar o centro de treinamento britânico de “competências verdes”, foi um dos berços da Revolução Industrial na região de South Wales. Esperamos que a coincidência histórica contribua com o surgimento de uma nova tendência de crescimento econômico, dessa vez baseada na sustentabilidade.

Fonte: Matéria publicada na Revista Idea Socioambiental
COLABORE!
Se vocês tiverem mais informações sobre este tema, colaborem enviando e-mail para catharinacastro@hotmail.com.

Nenhum comentário: