terça-feira, 26 de maio de 2009

Economia criativa


No próximo dia 2 de junho, o Auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, promoverá o Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade das Nações, de autoria da administradora de empresas Anne Louette.

A nova publicação apresenta 25 indicadores mapeados em países como Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Reino Unido e Suíça. Os indicadores alternativos pretendem complementar a medição do Produto Interno Bruto (PIB) ao incorporar índices de sustentabilidade econômicos, ambientais, sociais, éticos e culturais, e incluir parâmetros para avaliação da qualidade de vida.

O evento de lançamento contará com palestras que abordarão a aplicação da sustentabilidade em função do surgimento de economias criativas, trará painéis privados sobre a prática além da apresentação da publicação.

Nomes como José Eli da Veiga, da USP, Ladislau Dowbor, da PUC-SP, Lala Deheinzelin e Rosa Alegria, do Núcleo de Estudos do Futuro, da PUC-SP, Mario Monzoni, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-Eaesp (GVces), e Maurício Broinizi, do Movimento Nossa São Paulo, estarão presentes na apresentação para discutir o tema.


Serviço:

Lançamento do livro Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações, de Anne Louette;
Quando: 2 de junho de 2009;
Horário: Das 8h30 às 12h00;
Local: Auditório da Fundação Getulio Vargas de São Paulo;
Endereço: Av. Nove de Julho, 2029, Terreo – Bela Vista, São Paulo (SP);
Inscrições e informações: pelo email contato@compendiosustentabilidade.com.br

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um futuro verde nos aguarda...


Ultimamente estamos sendo bombardeados por dicas e fórmulas para salvar o mundo. São exemplos de atitudes que devem ser colocadas em prática antes que seja tarde demais. Concordo e confesso que pratico e divulgo várias dessas práticas como escovar os dentes com a torneira fechada, desligar o chuveiro na hora de se ensaboar, somente ligar a torneira na hora de realmente enxaguar os pratos, entre outros comportamentos.

Alguns céticos se perguntam qual a diferença que farão ao mundo? Eu respondo toda a diferença. E sem querer parecer a mais correta das pessoas afirmo que essas minhas atitudes foram adquiridas na infância, muito antes dessa avalanche de notícias sobre sustentabilidade.

O que somente confirma a importância da educação, dos bons exemplos, pois, estes sempre estiveram e sempre estarão em moda.

Infelizmente, é sabido por todos nós que a educação não é privilégio de todos, como deveria ser... E é por isso, que venho reforçar aqui a importância de darmos bons exemplos para serem seguidos.

O desafio de transformar o mundo em um ambiente mais sustentável foi colocado aos participantes do Global Forum América Latina (GFAL) realizado recentemente em João Pessoa-PB.

A Investigação Apreciativa, método utilizado no evento, busca o melhor das pessoas, das suas organizações e do mundo ao redor. Os participantes do encontro fizeram a sua parte e deram o melhor de si.

Para reduzir o impacto ambiental a organização do GFAL Nordeste utilizou materiais reciclados na produção do material de divulgação do evento, como nos banners feitos em tecido, e ainda no kit composto de lápis e canetas, blocos de notas e folders.

Para não utilizar produtos descartáveis foram distribuídas canecas de porcelana e o buffet também entrou no clima utilizando pratos de porcelana, copos de vidro para servirem um cardápio regional e saudável. Os kits do evento também foram confeccionados em algodão colorido, típico do estado da Paraíba. Todas estas atitudes traduziram na prática a utilização do tripé econômico, social e ambiental.

Se depender dos cerca de 500 participantes do Global Forum América Latina (GFAL), um futuro verde nos aguarda!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Concurso Cultural Grupo Eco - Dia Mundial do Meio Ambiente


Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) e reforçar a consciência ambiental, o Grupo Eco está promovendo um concurso cultural. Para participar é só preencher o cadastro que está no site e criar uma frase com até 250 caracteres que contenham as palavras: “Planeta”, “Sustentabilidade” e “Grupo Eco”.

As dez melhores frases serão publicadas no site do Grupo Eco, e receberão um lindo Conjunto Sustentável de Porta Pesticos.

Entre no site http://www.grupoeco.com.br/htm/concurso.htm e participe!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dica de fim de semana - Livro

Livro: Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da Teoria à Prática
Autores: José Carlos Barbieri e Jorge Emanuel dos Reis Cajazeira
Editora: Saraiva
Preço: R$ 43,00 (230 páginas)

O livro Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da Teoria à Prática, de José Carlos Barbieri e Jorge Emanuel Reis Cajazeira, trata de estudos teóricos e práticos sobre a responsabilidade social empresarial (RSE). No prefácio, Oded Grajew, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, considera a obra como “de extrema importância, pois contribui, de forma concreta, para o avanço da responsabilidade social empresarial”.

Dividido em sete capítulos, cuja trajetória vai do debate teórico em torno da RSE aos instrumentos gerenciais de natureza operacional, o livro aborda temas como ética e desenvolvimento sustentável, bem como as principais fontes de princípios e diretrizes para estabelecer políticas, objetivos e metas para tratar a questão. É um percurso que vai das principais formulações teóricas sobre RSE até as suas práticas mais recentes, afinadas com o movimento mundial pelo desenvolvimento sustentável. Como disse Alan Bryden, a maior autoridade da International Organization for Standardization (ISO), os autores desse livro “conseguiram comunicar toda a riqueza que o verdadeiro conceito de responsabilidade social requer, tanto na profundidade quanto na abrangência”.

O livro traz ainda questões para revisão, um glossário e uma extensa bibliografia para quem desejar se aprofundar no assunto.


Os autores


José Carlos Barbieri é professor do Departamento de Administração da Produção e Operações (POI) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão do meio ambiente, responsabilidade social e inovação, tendo participado como pesquisador e coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados por várias instituições de fomento. É membro do Fórum de Inovação da FGV-Eaesp, instituição em que atua como professor da pós-graduação stricto sensu da linha de pesquisa em gestão ética, socioambiental e de saúde. É também membro da comissão do Inmetro para criação de normas para certificação de sistemas de responsabilidade social.


Mestre e doutor pela FGV-Eaesp, Jorge Emanuel dos Reis Cajazeira é executivo da área de Competitividade da Suzano Papel e Celulose. Coordenou os trabalhos para a criação da norma NBR 16001 de responsabilidade social e presidiu a comissão do Inmetro para criação de um sistema nacional para certificação socioambiental. Presidente do comitê internacional da ISO para a criação da norma ISO 26000 de responsabilidade social, é membro do Comitê de Critérios e coordenador do Comitê de Inovação e Ativos Intangíveis da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e ex-presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Oportunidade na área de comunicação

Gerente de Comunicação - São Paulo (SP)
A empresa Significa busca profissional para a Unidade de Comunicação e Conteúdos para Atitudes de Marca, Instituições e Projetos com funções de estruturar processos, gerir equipes e interagir com clientes da Significa (Natura, Votorantim, Claro, Vale etc.) e da Articultura (Consulado da Mulher, Orquestra Petrobras Sinfônica, Perc Pan, Canal Futura etc.), empreendendo o contínuo desenvolvimento e rentabilidade da Unidade.
O profissional deve possuir as seguintes características:
• formação superior completa, preferencialmente em comunicação, marketing e/ou jornalismo
• experiência mínima de seis anos em editorias e/ou agências/consultorias de comunicação integrada e/ou relações públicas;
• experiência/familiaridade com desenvolvimento de produtos/campanhas para plataforma web; • vocação/interesse relevante e repertório em temáticas sociais, ambientais e culturais;
• ampla capacidade e experiência analítica, lógica e estratégica;
• ampla capacidade e experiência em planejar e gerir projetos/processos;
• ampla capacidade e experiência em formar e liderar equipes e desenvolver a carreira de seus profissionais;
• habilidade para abordagens e relacionamentos comerciais;
• boa postura, desenvoltura e comunicação verbal e escrita;
• capacidade de organização, proatividade e auto gestão;
• domínio de ferramentas básicas de informática: powerpoint, excel, word, Internet.
Os interessados devem enviar seu currículo para selecao@significa.com.br, informando a posição e o código da vaga: Gerente de Comunicação COM18.
Fonte: GIFE

quarta-feira, 13 de maio de 2009

2º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor Sobre Meio Ambiente

O concurso Ecocartoon 2009 terá a participações de cartunistas do mundo todo e este ano apresentarão desenhos com o tema “Poluição Urbana”. Os prêmios somam mais de R$ 8 mil e os interessados terão até o dia 18 de abril para enviarem seus trabalhos.

O evento é uma iniciativa do shopping Pátio Brasil e tem o objetivo de chamar a atenção e despertar a população para os problemas ambientais que o planeta enfrenta e incentivar novas idéias que ajudem e solucionem esses problemas. 100 trabalhos serão selecionados por um júri especializado e reunidos em uma mostra que será montada na praça central do próprio shopping entre os dias 03 a 21 de junho.

Poderão concorrer os artistas gráficos em geral, amadores ou profissionais, de nacionalidade brasileira ou estrangeira. Cada candidato poderá enviar dois trabalhos inéditos no formato de charge, cartum, caricaturas ou tiras de humor sobre o tema. As inscrições podem ser feitas no site do Ecocartoon ou pelos correios.

A expectativa dos organizadores do concurso é que esse ano as inscrições ultrapassem os números da sua primeira edição. As peças serão julgadas no dia 18 de abril e vencedores receberão R$ 4 mil para a primeira colocação, R$ 2 mil para a segunda, R$ 1,5 mil para a terceira e R$ 750 para o vencedor do Júri Popular.

Serviço
Data de Início: 03/06/2009 às 09h30
Data de Término: 21/06/2009 às 18h30
Local do Evento: praça central do próprio shopping Pátio Brasil - Brasília
Email de Contato: ecocartoon@ecocartoon.com.br
URL: http://www.ecocartoon.com.br/home.asp

terça-feira, 12 de maio de 2009

1º Fórum Conaje Renovar



"Saúde, atitude responsável com o meio ambiente, tecnologias limpas, eficiência energética, preservação e valores intangíveis. O desafio é de todos. Não podemos mais usar o princípio da sustentabilidade dos territórios e das cidades e a praticar cotidianamente o seu contrário."Esta é a base das discussões promovidas pelo 1º Fórum Conaje Renovar que traz como tema primordial a soma "Sustentabilidade e Responsabilidade".

A vertentes do tema que serão abordadas vão de experimentação de situações que reflitam saúde e bem estar, cruzamento dos temas centrais com práticas empresariais até sensibilização de novos conhecimentos em áreas crescentemente importantes (Energia, Construção sustentável, Ecologia Urbana) e novas competências que são decisivas para a condução dos processos (Negociação, Gestão de conflitos, Comunicação).

Paralelo ao Fórum, serão promovidos encontros e workshops entre empresários e empresas para apresentação de propostas e parcerias de soluções sustentáveis.

Serviço

Data de Início: 21/05/2009 às 08h00
Data de Término: 22/05/2009 às 08h00
Local do Evento: Auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Centro do Rio de Janeiro - RJ
Participantes: Haroldo Mattos de Lemos (Presidente do Instituto Brasil PNUMA), Mozart Schimitt de Queiroz (Gerente Executivo da Petrobras), José Henrique Penido (Assessor da Diretoria Técnica e Industrial da COMLURB) e a Fundacao Odebrecht são os palestrantes confirmados do fórum.
Contato: Vanessa Rouvier
Telefone de Contato: (21) 9973-2425
URL: http://www.conaje.com.br/renovar
As inscrições são através do site do evento e tem o valor de R$ 160,00.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Em busca de uma comunicação responsável...


A Feira e Seminário de Marketing Sustentável Unomarketing – Comunicação Consciente acontece nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho na Fecomercio, em São Paulo, e tem o objetivo de ampliar horizontes no que diz respeito à articulação das ações de clientes e fornecedores visando uma comunicação responsável.

O evento é indicado para empresas e profissionais das áreas de Comunicação e Marketing que tenham ações para a promoção da sustentabilidade nas suas atividades empresariais.

Com o apoio de associações, empresas, institutos e universidades envolvidas com a questão da sustentabilidade, o evento pretende articular os projetos existentes e fortalecer a atuação do setor saindo do discurso para uma realidade palpável e promotora de transformação real.

Na Feira, empresas, associações e institutos apresentarão ações, projetos e trabalhos em um ambiente especialmente desenhado para esta finalidade, com cenografia adaptada para a percepção das inúmeras possibilidades de articulação entre os atores presentes e visitantes e espaços para reflexão e imersão nesta perspectiva de fortalecimento e interdependência dos atores da cadeia de valor.

Paralelamente ao seminário ocorre o Fórum de Empreendedorismo Social no dia 4 de junho. O Fórum é gratuito e tem como tema central "O que oferecemos está em crise ou a crise é resultado de pouca gente pensando em soluções para os problemas que enfrentamos?".

Serviço

O quê: Feira e Seminário de Marketing Sustentável Unomarketing – Comunicação Consciente
Quando: 2 a 4 de junho
Horário: das 13h às 21h
Onde: Fecomércio - Federação do Comércio do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 (Próximo ao Metrô Consolação e Metrô Trianon-Masp)
Mais informações no site do evento http://www.unomarketing.com.br/index.php

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Escambau - Feira de Trocas

Se você está em Brasília, este fim de semana e tem livros, roupas e acessórios esquecidos no fundo do armário, chegou a hora de dar-lhes utilidade. Será realizada neste sábado a Feira Escambau, que promove a troca de artigos usados. A participação é gratuita e permite o reaproveitamento de livros e revistas, além de CD’s, DVD’s e os jurássicos LP’s. É bom lembrar que é proibido vender qualquer produto.

A Escambau é um projeto da Cooperativa Trilha Mundos. A ideia surgiu da prática da economia solidária. Segundo os organizadores, o intuito é fomentar uma reflexão sobre o consumismo e os valores dados a cada produto. A primeira edição foi em agosto de 2006. Desde então, mais e mais adeptos comparecem para trocar o que não vai usar mais.

Esta edição será no espaço Raízes, na 110 norte, bloco D. O evento será das 14h às 18h. Quem quiser reservar gratuitamente uma mesa pode entrar em contato com a organização pelo e-mail: feiraescambau@gmail.com, ou pelo telefone 3036-9179.

SOS Sustentabilide

Com dicas que podem tornar sua vida mais sustentável, o manual busca aplicar na rotina formas mais "verdes" de se viver

A Believe Comunicação Viva, junto a Fundação Getúlio Vargas, lançou o Manual SOS Sustentabilidade. O guia visa uma conscientização das empresas e sociedade em geral sobre a importância das práticas socioambientais no dia a dia. A agência de comunicação, com foco em projetos de sustentabilidade corporativa, afirma que o manual é um bom começo para a mudança ou manutenção de hábitos sustentáveis.

“O manual é interativo e de fácil leitura para os iniciantes e também instrutivo para aqueles que já têm hábitos sustentáveis”, recomenda Lincoln Paiva, diretor da Believe Comunicação Viva e idealizador do Manual.

O guia pode ser usado em empresas, ONGs e comunidades, além de escolas e bibliotecas públicas para a formação de alunos e orientação de professores e diretores.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

1º Workshop Conversa Sustentável tem nova data e local - 3/6/2009


O 1º Workshop Conversa Sustentável tem nova data e local. Será realizado agora no dia 3 de junho, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo, e será gratuito.


Aproveitando a 2ª Semana do Meio Ambiente, o tema será "Terra, Lugar para Morar", e cada instituição trará seu olhar sobre as moradias e conservação do meio ambiente no atual cenário de crescimento urbano descontrolado.


A idéia do encontro surgiu de leitores do Blog Conversa Sustentável que procuram um espaço para ampliação da discussão de temas como a preservação do meio ambiente, construção e normas de gestão sustentáveis.


O evento, promovido pela empresa Conversa Sustentável e apoiado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), foi estruturado em dois grandes painéis, nos quais os participantes poderão conversar com os palestrantes e conhecer cases inéditos, como o da ISO 26000, e de empresas como o Grupo Pão de Açúcar e a C&C (Casa & Construção).


Serviço

Nome do evento: 1º Workshop Conversa Sustentável;

Data: 3 de junho de 2009;Horário: das 10h30 às 19h00;

Local: Livraria Cultura - Shopping Bourbon;

Endereço: R. Turiassu, 2100 – Pompéia, São Paulo (SP);



Inscrições: pelo site http://www.conversasustentavel.com.br/workshop.htm; Realização/organização: Conversa Sustentável.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ABDL lança 2ª turma do Progama Liderança para a Segurança Climática

Pioneira na educação para a sustentabilidade no Brasil, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) lança em abril a 2º turma do Programa Liderança para a Segurança Climática, que equivale à 14º edição do Programa LEAD.

O programa se propõe a desenvolver lideranças na transição para sociedades com baixo teor de carbono capazes de se adaptar às mudanças climáticas, combinando enfoques, metodologias e disciplinas que contemplam as dimensões pessoal, organizacional, interpessoal e sistêmica da sociedade.

A metodologia de formação para ação do programa promove o fortalecimento das capacidades de liderança através de processos de aprendizagem, vivências e da implantação de iniciativas e projetos desenvolvidos pelos/as próprios/as participantes em suas comunidades e/ou organizações.

Outros componentes importantes do programa são:
A formação de uma rede entre participantes, docentes e parceiros, permitindo o intercâmbio e a mobilização de recursos que favoreçam a colaboração.
A participação em seminário internacional organizado pelo LEAD Internacional (www.lead.org) sobre mudanças climáticas, realizado na China, do qual participarão 150 lideranças provenientes de mais de 30 países.

O uso de ambientes e ferramentas virtuais que facilitam a aprendizagem e a colaboração online.
O ingresso na rede ABDL/LEAD, formada por mais de 300 fellows no Brasil e 2.000 no mundo.
O contato com grandes especialistas em liderança, através da rede Global Leadership Network.
Nós pretendemos compor uma turma com lideranças dos diferentes setores e gostaríamos convidá-los a participar da Jornada de Lançamento do Programa, a ser realizada no IPT/USP no dia 29 de abril, quando metodologia e conteúdos serão apresentados. Estamos em busca de empresas, fundações e/ou organizações que possam apoiar o programa através de cotas que viabilizem a participação de pessoas dos diferentes setores. Nos colocamos à disposição para uma reunião sobre o mesmo.

As inscrições estão abertas até dia 20 de maio.
Para mais informações acesse o Portal ABDL - www.abdl.org.br.
Contato:
Dalberto Adulis - Coordenador Executivo ABDL - dalberto@abdl.org.br
Mariana Paál - Coordenadora de Comunicação e Redes - marianapaal@abdl.org.br

5º Workshop de Responsabilidade Social - ABM


Em 2009, o Fórum Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração –ABM de Responsabilidade Social será novamente adequado ao formato de workshop e com o forte intuito de esclarecer e conscientizar sobre as vantagens do investimento social nas empresas. O tema central do 5º Workshop de Responsabilidade Social (http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/responsabilidade/2009/), que ocorre no dia 11 de agosto, em São Paulo, está focado em como quebrar paradigmas e integrar a responsabilidade social, e os investimentos sociais à gestão estratégica das empresas.Hoje, boa parte das corporações socialmente responsáveis, já experimenta uma vasta gama de benefícios, prova disso é a relação de comportamento ético e desempenho financeiro em seus planejamentos. Portanto, a ABM objetiva abordar as melhores vantagens e as melhores práticas de avaliação econômica em projetos sociais, analisando cases com esse enfoque.

Fonte: ABM