sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dica de fim de semana - Livro

Livro: Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da Teoria à Prática
Autores: José Carlos Barbieri e Jorge Emanuel dos Reis Cajazeira
Editora: Saraiva
Preço: R$ 43,00 (230 páginas)

O livro Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da Teoria à Prática, de José Carlos Barbieri e Jorge Emanuel Reis Cajazeira, trata de estudos teóricos e práticos sobre a responsabilidade social empresarial (RSE). No prefácio, Oded Grajew, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, considera a obra como “de extrema importância, pois contribui, de forma concreta, para o avanço da responsabilidade social empresarial”.

Dividido em sete capítulos, cuja trajetória vai do debate teórico em torno da RSE aos instrumentos gerenciais de natureza operacional, o livro aborda temas como ética e desenvolvimento sustentável, bem como as principais fontes de princípios e diretrizes para estabelecer políticas, objetivos e metas para tratar a questão. É um percurso que vai das principais formulações teóricas sobre RSE até as suas práticas mais recentes, afinadas com o movimento mundial pelo desenvolvimento sustentável. Como disse Alan Bryden, a maior autoridade da International Organization for Standardization (ISO), os autores desse livro “conseguiram comunicar toda a riqueza que o verdadeiro conceito de responsabilidade social requer, tanto na profundidade quanto na abrangência”.

O livro traz ainda questões para revisão, um glossário e uma extensa bibliografia para quem desejar se aprofundar no assunto.


Os autores


José Carlos Barbieri é professor do Departamento de Administração da Produção e Operações (POI) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão do meio ambiente, responsabilidade social e inovação, tendo participado como pesquisador e coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados por várias instituições de fomento. É membro do Fórum de Inovação da FGV-Eaesp, instituição em que atua como professor da pós-graduação stricto sensu da linha de pesquisa em gestão ética, socioambiental e de saúde. É também membro da comissão do Inmetro para criação de normas para certificação de sistemas de responsabilidade social.


Mestre e doutor pela FGV-Eaesp, Jorge Emanuel dos Reis Cajazeira é executivo da área de Competitividade da Suzano Papel e Celulose. Coordenou os trabalhos para a criação da norma NBR 16001 de responsabilidade social e presidiu a comissão do Inmetro para criação de um sistema nacional para certificação socioambiental. Presidente do comitê internacional da ISO para a criação da norma ISO 26000 de responsabilidade social, é membro do Comitê de Critérios e coordenador do Comitê de Inovação e Ativos Intangíveis da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e ex-presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

Nenhum comentário: