sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Seminário: Ecoeficiência e os Desafios da Globalização

O jornal Valor Econômico promove na próxima segunda-feira, dia 3, no Rio de Janeiro, o seminário Ecoeficiência e os Desafios da Globalização. O evento tem por objetivo debater o caminho das empresas em busca do crescimento sustentável e também a sua necessidade em serem reconhecidas pelo fornecimento de serviços ou produtos que agregam valor à sociedade.

Entre os convidados já confirmados estão o filósofo colombiano Bernardo Toro; o diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa; o presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fernando Almeida, e o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young.

Serviço
O quê: Seminário Ecoeficiência e os desafios da globalização
Onde: Pestana Rio Atlântica
Endereço: Avenida Atlântica, 2964, Copacabana, Rio de Janeiro
Quando: 3 de dezembro de 2007
Horário: das 8h30 às 14h30
Inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 2199-2199, na Grande São Paulo ou 0800 701 8888 (demais localidades).

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Seminário Anual de Responsabilidade Social Corporativa

Acontece, amanhã, no Centro de Convenções da FIRJAN no Rio de Janeiro, o Seminário Anual de Responsabilidade Social Corporativa. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, o evento contará com presença de diversas empresas do setor de Óleo e Gás.

Mais informações e inscrições podem ser feitas no site do IBP.

Serviço:
O quê: Seminário Anual de Responsabilidade Social Corporativa
Onde: Centro de Convenções - FIRJAN
Endereço: Av. Graça Aranha, 01 - 2º andar - Rio de Janeiro – RJ
Data: 29 de novembro de 2007
Horário: das 8h à 17h30

Aconteceu: Seminário discute RS nas empresas

Trocar e disseminar informações para incorporar à estratégia de negócio um sólido sistema de responsabilidade social empresarial (RSE). Esse foi o principal objetivo do 2o. Seminário Regional do Programa Tear, organizado pela Petrobrás e a Construtora Camargo Corrêa, com a coordenação geral do Instituto Ethos e a parceria do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Sebrae Macaé (RJ).

O seminário aconteceu ontem no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Participaram do evento apenas empresas integrantes do Programa Tear e convidadas. Na ocasião foi lançada a publicação – “Metodologia Tear de Trabalho em Cadeia de Valor”.

O seminário apresentou os resultados do Programa e casos de pequenas e médias empresas que ampliaram sua participação no mercado depois de iniciarem um processo de gestão socialmente responsável.

O Programa Tear é o resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para aumentar a sustentabilidade e a competitividade das pequenas e médias empresas.

Foi feita uma divisão dos sete setores estratégicos da economia, nos seguintes segmentos: açúcar e álcool; construção civil; energia elétrica; mineração; siderurgia; petróleo e gás; e varejo.

Empresas-âncora - Em cada um destes segmentos foi identificada uma “empresa-âncora” com experiências avançadas em gestão socialmente responsável. Esta empresa-âncora selecionou em média quinze pequenas e médias empresas integrantes de sua cadeia de valor, fornecedoras ou clientes, com as quais assumiu o compromisso de ajudar a incorporar a responsabilidade social empresarial nos respectivos processos internos, bem como no relacionamento com as partes interessadas das suas respectivas cadeias de valor.

A Petrobras, empresa âncora na área de petróleo e gás, coordena um trabalho piloto com 16 empresas fornecedoras, na Bacia de Campos. São vários os resultados obtidos: projetos arquitetônicos ecológicos, implantação de coleta seletiva, redução do consumo de água e energia, uso de papel reciclado, incentivo à leitura entre os funcionários, entre outros. "Queremos sensibilizar as empresas e replicar as ações", diz José Luis Reis, um dos responsáveis pelo Programa Tear na Petrobras.

Para medir e monitorar os avanços, todas as empresas, âncoras e convidadas, respondem os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e, a partir deste diagnóstico, elaboram planos de ação para implantar melhorias. Consultores contratados pelo Programa Tear auxiliam as empresas em todas as etapas: sensibilização e análise da sustentabilidade do negócio, respostas aos Indicadores Ethos, elaboração do Plano de Ação até o monitoramento de resultados.
As empresas-âncora são:

Açúcar e Álcool – Santelisa Vale Bioenergia;
Construção Civil / Grandes Obras – Camargo Corrêa
Construção Civil / Empreendimentos – Incorporadora Y. Takaoka / Gafisa
Energia Elétrica – CPFL Energia
Mineração – Companhia Vale do Rio Doce
Petróleo e Gás – Petrobras
Siderurgia – ArcelorMittal Brasil
Varejo – Grupo Pão de Açúcar
Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos, avalia que, graças à metodologia, tem sido possível medir, comparar e sistematizar os resultados da aplicação da gestão socialmente responsável nas empresas e nas respectivas cadeias de valor. “Aos poucos, vamos colecionando evidências que demonstram as vantagens competitivas de se adotar a RSE e os seus impactos positivos na sociedade”, diz Itacarambi.

Fonte: Agência Petrobrás de Notícias, publicada em 26/11/2007

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Vida sustentável na TV Cultura

Estréia nesta quarta-feira, 28 de novembro, às 22h40, a Faixa Vida Sustentável, que reúne três programas sobre sustentabilidade para popularizar novos conceitos e promover a reeducação social e ambiental.

Para Cynthia Ferrari, coordenadora de conteúdo, o objetivo desse combo de atrações é dar aos telespectadores, subsídios que os levem à reflexão e a uma mudança de valores. “Falar de sustentabilidade não é algo sazonal. Esse assunto chegou para ficar e as pessoas precisam entender. Por isso, queremos levá-las a repensar seus conceitos e paradigmas e a entender o que é preciso fazer para sanar as necessidades da sociedade atual, sem comprometer os recursos imprescindíveis para o futuro. Queremos popularizar os conceitos de sustentabilidade, que tanto se fala, mas pouco se explica. A função da TV Cultura é essa, não somente educar, mas reeducar”, completa Cynthia.
*
*
Assim sendo, é bom ficar ligado numa programação de qualidade!

1º Encontro Educação para uma Outra São Paulo

O Grupo de Trabalho de Educação do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, após várias plenárias pela cidade, realiza nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o 1º Encontro Educação para uma Outra São Paulo.

O Movimento busca criar um forte diálogo com toda a sociedade para ajudar no diagnóstico dos principais problemas da educação na cidade de São Paulo e apontar caminhos para a resolução de cada um deles.

O encontro contará com a participação de educadores das redes estadual, municipal e particular, faculdades de educação e outras organizações sociais da cidade. São esperados cerca de 1500 participantes . Durante todo o mês de novembro, o tema está sendo debatido nas escolas da cidade e também no site do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, por meio de uma pesquisa interativa.

Objetivos do encontro

- Apresentar e aprimorar coletivamente um diagnóstico sobre a situação da educação no município de São Paulo, levando em conta os acúmulos dos movimentos e organizações sociais, instituições de pesquisa e organismos governamentais;

- Definir uma agenda de prioridades educacionais do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade para fazer frente às discussões sobre educação no processo eleitoral municipal de 2008;

- Discutir propostas que permitam o aprimoramento do controle cidadão em educação e a construção de um Plano Municipal de Educação com base em um processo participativo amplo, envolvendo escolas e comunidades.

O evento será realizado no Parque Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209). As inscrições, gratuitas, vão até HOJE, e podem ser feitas pelo site http://www.nossasaopaulo.org.br/, onde também pode ser vista a programação. Vagas Limitadas.

Fonte: GIFE

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Ethos apresenta seu planejamento estratégico para 2008

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social reuniu, ontem, em São Paulo, empresas associadas e parceiras para apresentar o seu planejamento estratégico para o ano de 2008. Na ocasião, o Ethos fez um balanço das ações dos últimos 10 anos e traçou perspectivas para os próximos 10 anos do Instituto.

Para 2008, ano que a organização completa 10 anos de suas atividades, estão programadas uma série de iniciativas, entre elas um encontro do Ethos com seus associados nos Estados, visto que a realização de eventos regionais foi uma das necessidades levantadas pelas empresas associadas ao Instituto localizadas fora do estado de São Paulo.

Outra ação que pretende marcar a passagem dos 10 anos do Instituto é a Conferência Internacional que acontece de 27 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo. Além das mesas-redondas e dos debates, o evento terá ainda uma exposição apresentando a trajetória de uma década de atividades do instituto e uma mostra de tecnologias sustentáveis.

Na reunião também foram apresentados os projetos estratégicos do Instituto para 2008. São eles: Fórum Amazônia Sustentável; Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade; GRES – Grupo Referencial de Empresas em Sustentabilidade e o PLARSE – Programa Latino Americano de RSE.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

Petrobrás avança em RS e quem ganha é o Brasil


Petrobras vai investir R$ 1,2 bi em projetos sociais até 2012
Agência Petrobras de Notícias, Publicada em 21/11/2007

A Petrobras apresentou hoje, 21 de novembro, em solenidade no Palácio do Planalto, o seu novo programa social. O programa vai investir, no período, R$ 1,2 bilhão em projetos com foco em Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Educação para a Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo da iniciativa é, ao longo desse período, atender cerca de quatro milhões de pessoas diretamente e 14 milhões de forma indireta, além de alcançar outros 27 milhões de pessoas com ações de comunicação e difusão da cidadania.

O evento de lançamento do Programa e de abertura da seleção pública de projetos contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes e do presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young.

Resultados serão avaliados de acordo com metas de desempenho

O Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras inaugura uma nova fase na gestão do investimento social da Companhia. O Programa vai estabelecer um conjunto de indicadores e metas de desempenho para integrar o monitoramento das ações e a avaliação dos resultados em todo o território nacional. Dessa forma, será possível obter mais eficiência na mensuração de desempenho e na gestão do Programa, com base na estratégia corporativa.

Para alcançar uma transformação consistente no cenário social das comunidades, a Petrobras definiu um conjunto de metas de desempenho para o novo Programa. Entre estas metas destacam-se: a prioridade à juventude, com 50% do público atendido na faixa etária entre 15 e 29 anos; a inclusão de 20% dos participantes dos projetos de formação profissional no mercado de trabalho; a melhoria do desempenho de 60% de crianças e adolescentes atendidas nos projetos na escola formal; e a entrega de certificados de conclusão reconhecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional em, pelo menos, 60% dos cursos profissionalizantes.

Já as ações de geração de renda e oportunidade de trabalho devem garantir um aumento de, pelo menos, 60% da renda dos participantes. Além disso, no mínimo 70% dos projetos devem também estruturar um plano de negócio para garantir sua sustentabilidade.

Além de facilitar a identificação, o registro, a sistematização e a multiplicação das ações bem-sucedidas, o novo Programa vai estimular a adoção de boas práticas de gestão pelas organizações sociais brasileiras.

Parceria com a sociedade civil para reduzir pobreza e desigualdade

O Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras é resultado de um conjunto de esforços. Seu conteúdo foi elaborado com a participação de membros de diferentes áreas da Petrobras, representantes da sociedade civil e do governo, de forma a refletir o compromisso da empresa em contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades nas comunidades em que está presente, colaborando para o fortalecimento de políticas públicas na área social.

Formulado em alinhamento ao Plano Estratégico 2012 e considerando o mesmo horizonte de tempo do Plano de Negócios da Companhia, esse programa confirma a determinação da Petrobras em aliar seu crescimento ao desenvolvimento sustentável.

O principal objetivo do Programa é contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades e atuar em prol do desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no País. Em síntese, promover o desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades locais.

Diretrizes

• Respeitar a diversidade • Dar prioridade à juventude • Buscar a sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações • Atuar em sinergia com políticas públicas • Realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstitucionais • Estimular o protagonismo social, a co-responsabilidade, o associativismo, o cooperativismo e o trabalho em rede • Contribuir para a erradicação do analfabetismo • Colaborar para o desenvolvimento local nas áreas de influência do Sistema Petrobras.

Linhas de Atuação

1. Geração de renda e oportunidade de trabalho 2. Educação para a qualificação profissional3. Garantia dos direitos da criança e do adolescente

Temas transversais

• Gênero • Igualdade Racial • Pessoas com Deficiência • Pescadores e Outros Povos e Comunidades Tradicionais

Ações Estratégicas

1. Investimentos em projetos sociais (nacionais, regionais e locais)

Repasse de recursos, de forma planejada e monitorada, a iniciativas que promovam a transformação social das comunidades.

2. Fortalecimento de redes e organizações sociaisApoio à interação entre os agentes sociais, públicos e privados, para a formação de parcerias e alianças, troca de experiências, produção de conhecimento e debate sobre políticas públicas.

3. Difusão de informações para a cidadaniaCampanhas de comunicação para mobilizar e influenciar a opinião pública, as organizações sociais e o governo para a discussão de temas ligados à cidadania e aos direitos humanos.

Começam inscrições para a seleção pública de projetos do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras

• Prazo de inscrição vai até 11 de janeiro de 2008

• Limite de patrocínio é de R$ 690 mil por projeto

• Regulamento e inscrições no site www.petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania

A partir de hoje (21 de novembro), até 11 de janeiro de 2008, estarão abertas as inscrições de projetos sociais no processo de seleção pública do programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras em 2008. Serão destinados R$ 27 milhões para a edição deste ano. Cada instituição poderá solicitar até R$ 690 mil para implantação e desenvolvimento do projeto pelo período de um ano. Há possibilidade de estender o apoio por até 24 meses.

A inscrição na seleção pública do Desenvolvimento & Cidadania Petrobras é gratuita e deverá ser feita somente no endereço www.petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania. Serão aceitos projetos sob responsabilidade de organismos governamentais, não governamentais e comunitários, legalmente constituídos no País, que atuem no Terceiro Setor brasileiro. Cada organização poderá inscrever até três projetos, mas só poderá ser contemplada em um. Poderão candidatar-se projetos em andamento, ou em fase de planejamento, que tenham como foco uma das seguintes linhas de atuação:

• Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho

• Educação para a Qualificação Profissional

• Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Dentro dessas linhas de atuação, os critérios de seleção vão considerar quatro temas transversais: Gênero, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência, Pescadores e outros Povos e Comunidades Tradicionais.

Durante o período de inscrições, a Petrobras vai realizar em todos os estados brasileiros as Caravanas Sociais, com o objetivo de divulgar ao máximo o programa e seus critérios, permitindo assim a igualdade de acesso aos interessados. Livres e gratuitas, as Caravanas são oficinas presenciais e virtuais que vão capacitar as organizações sociais para a elaboração de projetos. O site do Programa disponibiliza o cronograma das visitas.

Informações gerais

No site www.petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania, as instituições têm acesso ao passo-a-passo para elaboração do(s) projeto(s). O envio do material deve ser feito em um volume único lacrado, contendo quatro vias encadernadas separadamente em formato A4, acompanhados dos sumários dos formulários de inscrição e demais documentos requeridos. O encaminhamento por via postal deve ser feito por correspondência registrada e com aviso de recebimento, segundo normas dos Correios, para: Caixa Postal 29143 - CEP: 20540-970.

Serão válidos os projetos postados impreterivelmente até o dia 14 de janeiro de 2008. A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita até o final do mês de maio de 2008, pela imprensa e pela internet, no mesmo endereço eletrônico. Mais informações poderão ser obtidas no SAC (0800-789001).

A Petrobras identificará e valorizará projetos que reaplicam tecnologias sociais mapeadas pela Rede de Tecnologia Social, ou que desenvolvem novas tecnologias com potencial para inclusão na Rede.

Outra iniciativa será a inclusão, na Carteira de Projetos, de iniciativas inscritas na Seleção Pública e escolhidas pela Comissão, que não venham a ser contempladas com patrocínio por causa da limitação de recursos do Programa. Esses projetos receberão um selo comprovando sua qualidade técnica, pertinência e alto potencial de gerar resultados transformadores e impactos sociais nas comunidades mais vulneráveis do Brasil. O objetivo é estimular ações socialmente responsáveis entre as empresas parceiras, clientes e fornecedoras que integram a cadeia produtiva da companhia, e potencializar seu papel de protagonista na consolidação de uma política de responsabilidade social corporativa no mundo dos negócios.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dia da Consciência Negra


O texto já é um pouco antigo. Foi escrito em 2005 para um processo de seleção do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Mas a polêmica do sistema de cotas continua... e neste dia da Consciência Negra, vale a pena a reflexão!


Discriminação positiva
O polêmico projeto de lei que institui o sistema Especial de Reservas de vagas para alunos egressos de escolas públicas

No Brasil, os negros representam 65% da população que vive abaixo da linha de pobreza e 70% da população que vive em condições de indigência, ou seja, de cada dez miseráveis no Brasil, sete são negros. É o que mostra um estudo divulgado recentemente no Atlas Racial Brasileiro, resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais, com base nos Censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1991 a 2002.

Para tentar minimizar estas desigualdades sociais, o Governo Federal apresentou em maio passado, a partir de sugestões da sociedade aos parlamentares da Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional, um projeto de lei que institui o Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes advindos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas e federais de ensino superior. A distribuição das vagas levará em conta o perfil da população da unidade da Federação onde está a universidade, baseada no último censo do IBGE.

Atualmente, o projeto encontra-se em tramitação na Câmara. Enquanto isso algumas iniciativas paralelas vêm sendo tomadas por diversos setores da sociedade. Como é o caso da Ong Geledés – Instituto da Mulher Negra que tem como objetivo inserir o negro na sociedade pautando-se em ações afirmativas.

“O que não fica claro para as pessoas é que as cotas (das universidades) são um instrumento das ações afirmativas”, afirma a presidente da Ong Geledés, Solimar Carneiro. Estas ações são políticas públicas de inserção, isto é, ações concretas para afirmar determinados grupos e gêneros.

Outro exemplo de ação afirmativa que vem dando certo é o Projeto Educafro. O projeto ajuda pessoas afrodescententes e carentes a entrarem na universidade seja ela pública ou privada. Para isso desenvolvem um cursinho pré-vestibular que visa não somente a entrada do jovem na universidade, mas também o desenvolvimento de uma consciência crítica, através de aulas de cultura e cidadania. Segundo Héber Fagundes, coordenador dos núcleos da Educafro, o sistema de cotas vai fazer do Brasil um país plural, um país de todos os gêneros, todas as raças e todas as etnias.

Porém, a questão das cotas ainda gera bastante polêmica no meio acadêmico. Alguns alunos das universidades públicas ainda apresentam uma reação bastante negativa ao assunto. Entre eles, o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito da Universidade de São Paulo, Fernando Borges Filho que classifica a iniciativa como uma saída pela tangente do Governo Federal para tentar se esquivar da responsabilidade constitucional dos administradores públicos de fornecer educação de qualidade e gratuita a todos.

“Para dar oportunidade a quem tem menos chance, não se pode tirá-la de quem tem condições de entrar numa universidade pública e colocar pessoas que não tem condições, tem que se aumentar de forma drástica o número de vagas para que a concorrência diminua e fazer um processo seletivo mais justo”, afirma Fernando.

Foi o que fez a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Aumentou em 10% o número de vagas do último vestibular da instituição e deu a oportunidade a 27 alunos de entrarem para uma universidade pública.

Entre os agraciados com uma das vagas para o concorrido curso de medicina está o aluno Luciano José dos Santos, afrodescendente, de família humilde e proveniente de escola pública. Luciano conta que está vivendo uma alegria que não dá pra descrever e que vai fazer o possível para retribuir a oportunidade que lhe está sendo dada. “Tenho iniciativa, vou estudar, vou-me envolver, afinal capacidade intelectual não depende de raça ou das condições dos pais”, afirma.

Na opinião de Thiago Salati, estudante de medicina e coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifesp, o número de vagas adotado pela instituição é coerente com a realidade da universidade brasileira. E acrescenta dizendo “que as cotas são políticas de ações afirmativas frente a todo o processo de reforma universitária que está acontecendo no país”.

Segundo o professor Marcos Ferraz, coordenador de Ações Afirmativas na Unifesp, o sistema de cotas é apenas uma forma de inserir o estudante na universidade. “Nós da universidade estamos muito mais próximos do chamado “mundo real”, e este se faz através de conflitos que são resolvidos não através de mentes pensantes, mas por uma intervenção de reorganização social”, conclui.

Marcos Ferraz informou que o tema das cotas vem sendo discutido há algum tempo na Unifesp e que tem tido ampla participação e apoio tanto dos professores como dos alunos. “A universidade funciona por projetos e isso é um projeto. Então por que não darmos um avanço e abrirmos vagas para essas pessoas enquanto esperamos que os governos federais, estaduais e municipais melhorem o ensino? Esta iniciativa representa progresso social, então os projetos de inclusão são todos bem vindos”, finaliza.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Urgente - Vaga no Terceiro Setor

Segue vaga de emprego para o 3º setor em um Centro de Educação Infantil que atende crianças em situação de risco.

Assistente de Diretoria - Administrativo/Financeiro
Responsabilidades: Controle de folha de pagamento e ponto, realização de cotações e compras, controle e pagamento de notas fiscais, recebimento de materiais, entre outros.
Formado em administração de empresas/contabilidade/economia, com experiência comprovada, em adm/fin.
Salário - Em torno de R$1.500,00 + benefícios
Horário integral
Vaga para a zona sul, próximo da estação Socorro (CPTM).
Interessados devem enviar currículo o dia até 16/11/07 para - anabgama@bol.com.br.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dica de Cursos

Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos: "Comunicação com Comunidades" e "Comunicação Socioambiental" promovidos pela INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Os cursos são ministrados pelo Prof. Ms. Backer Ribeiro Fernandes, diretor da Communità Comunicação Socioambiental.

Para maiores informações acesse o link: http://www.intercom.org.br/brigadeiro/agenda.shtml

GARANTA A SUA VAGA!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Dica da Semana - LIVRO

OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE: UMA RUPTURA URGENTE
Autor: Fernando Almeida
Editora: Campus
Assunto: Responsabilidade Social


O autor aborda os desafios da sustentabilidade como um dramático dilema de todos nós, em três blocos principais. No primeiro, ele discorre sobre o estado dos serviços ambientais, as razões da urgência e o comportamento dos sistemas naturais. No seguinte, como implantar as mudanças pela via da ruptura estruturada como forma de desviar nosso futuro da rota da tragédia social e ambiental. E, por último, mostra quem vai operar as mudanças, apontando para a formação de líderes da sustentabilidade.

O livro traz, ainda, casos concretos de empresas líderes de mercado (3M, Alcoa, Amanco, Ambev, BP, Bradesco, CST-Acelor Brasil, Dupont, GE, Holcim, Itaú, Michelin, Plantar e Philips) e de ONGs que já estão no rumo da mudança, apresentando aos leitores os pontos-de-vista de quatro personalidades de destaque neste contexto: Fábio C. Barbosa, Presidente do Banco Real; Alain J. Belda, presidente da Alcoa Internacional; Chad Holliday, presidente da Dupont e Björn Stigson, presidente do World Bussiness Council for Sustainable Development (WBCSD).

Como demonstração da necessidade do envolvimento dos Principais setores da sociedade para que o desenvolvimento sustentável seja implantado, o livro é prefaciado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; pelo líder empresarial José Armando de Figueiredo Campos; e pelo presidente da ONG The World Resources Institute (WRI), Jonathan Lash. (Fonte : CEBDS)