Trocar e disseminar informações para incorporar à estratégia de negócio um sólido sistema de responsabilidade social empresarial (RSE). Esse foi o principal objetivo do 2o. Seminário Regional do Programa Tear, organizado pela Petrobrás e a Construtora Camargo Corrêa, com a coordenação geral do Instituto Ethos e a parceria do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Sebrae Macaé (RJ).
O seminário aconteceu ontem no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Participaram do evento apenas empresas integrantes do Programa Tear e convidadas. Na ocasião foi lançada a publicação – “Metodologia Tear de Trabalho em Cadeia de Valor”.
O seminário apresentou os resultados do Programa e casos de pequenas e médias empresas que ampliaram sua participação no mercado depois de iniciarem um processo de gestão socialmente responsável.
O Programa Tear é o resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para aumentar a sustentabilidade e a competitividade das pequenas e médias empresas.
Foi feita uma divisão dos sete setores estratégicos da economia, nos seguintes segmentos: açúcar e álcool; construção civil; energia elétrica; mineração; siderurgia; petróleo e gás; e varejo.
Empresas-âncora - Em cada um destes segmentos foi identificada uma “empresa-âncora” com experiências avançadas em gestão socialmente responsável. Esta empresa-âncora selecionou em média quinze pequenas e médias empresas integrantes de sua cadeia de valor, fornecedoras ou clientes, com as quais assumiu o compromisso de ajudar a incorporar a responsabilidade social empresarial nos respectivos processos internos, bem como no relacionamento com as partes interessadas das suas respectivas cadeias de valor.
A Petrobras, empresa âncora na área de petróleo e gás, coordena um trabalho piloto com 16 empresas fornecedoras, na Bacia de Campos. São vários os resultados obtidos: projetos arquitetônicos ecológicos, implantação de coleta seletiva, redução do consumo de água e energia, uso de papel reciclado, incentivo à leitura entre os funcionários, entre outros. "Queremos sensibilizar as empresas e replicar as ações", diz José Luis Reis, um dos responsáveis pelo Programa Tear na Petrobras.
Para medir e monitorar os avanços, todas as empresas, âncoras e convidadas, respondem os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e, a partir deste diagnóstico, elaboram planos de ação para implantar melhorias. Consultores contratados pelo Programa Tear auxiliam as empresas em todas as etapas: sensibilização e análise da sustentabilidade do negócio, respostas aos Indicadores Ethos, elaboração do Plano de Ação até o monitoramento de resultados.
As empresas-âncora são:
Açúcar e Álcool – Santelisa Vale Bioenergia;
Construção Civil / Grandes Obras – Camargo Corrêa
Construção Civil / Empreendimentos – Incorporadora Y. Takaoka / Gafisa
Energia Elétrica – CPFL Energia
Mineração – Companhia Vale do Rio Doce
Petróleo e Gás – Petrobras
Siderurgia – ArcelorMittal Brasil
Varejo – Grupo Pão de Açúcar
Construção Civil / Grandes Obras – Camargo Corrêa
Construção Civil / Empreendimentos – Incorporadora Y. Takaoka / Gafisa
Energia Elétrica – CPFL Energia
Mineração – Companhia Vale do Rio Doce
Petróleo e Gás – Petrobras
Siderurgia – ArcelorMittal Brasil
Varejo – Grupo Pão de Açúcar
Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos, avalia que, graças à metodologia, tem sido possível medir, comparar e sistematizar os resultados da aplicação da gestão socialmente responsável nas empresas e nas respectivas cadeias de valor. “Aos poucos, vamos colecionando evidências que demonstram as vantagens competitivas de se adotar a RSE e os seus impactos positivos na sociedade”, diz Itacarambi.
Fonte: Agência Petrobrás de Notícias, publicada em 26/11/2007
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