quarta-feira, 4 de maio de 2011

Publicação aborda a aplicabilidade da ISO 26000 nas empresas


Lançada na semana passada a publicação apresenta as principais práticas, percepções e conclusões de grandes empresas a respeito da responsabilidade social corporativa e da ISO 26000.

Foi lançada na última quinta-feira, 27 de abril, no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, a publicação “Contribuições do 1º grupo de trabalho do GVces sobre a ISO 26000: a norma internacional de responsabilidade social”.

A publicação é o resultado do esforço de um grupo de trabalho que reuniu durante o segundo semestre de 2010, 15 empresas para discussão da norma e sua aplicabilidade no dia a dia das empresas. São elas: AES Brasil, AMCE, Anglo American, BM&F BOVESPA, BRASKEM, CNI – SESI, Instituto EDP, Itaú-Unibanco, Guarani, Report Comunicação, Sanofi-Aventis, Santander Brasil, Souza Cruz, Telefônica e Vivo.

O grupo, coordenado por Aron Belinky, especialista do grupo de trabalho internacional, produziu uma série de considerações e recomendações práticas de como integrar as diretrizes propostas pela norma às atividades desenvolvidas pelas empresas brasileiras.

O GT ISO 26000 foi uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade que teve por objetivo propiciar aos participantes o conhecimento da norma, somado à reflexão sobre os potenciais e limitações da sua aplicação, por meio de estudos, debates e da troca de experiências. Uma série de atividades presenciais, focadas na apresentação e debates dos conteúdos da nova norma e na interação entre os participantes, complementadas por atividades remotas, de reflexão/pesquisa sobre os conteúdos e aplicabilidade na empresa, face à realidade profissional de cada participante subsidiaram a metodologia do grupo.

Sobre a ISO 26000

A ISO 26000 foi lançada mundialmente em Genebra no dia 1º de dezembro de 2010, sendo fruto das atividades de um grupo de trabalho multi-stakeholder formado por mais de 450 especialistas de 99 países e 45 entidades globais, que desde 2005 se dedicaram à sua elaboração. A norma se destaca por trazer uma abordagem inédita, traduzindo e integrando, por uma perspectiva tanto gerencial como estratégica, os temas e as práticas centrais da responsabilidade social e da sustentabilidade empresarial e organizacional. (Informações do GVces)

Nova turma

Já estão abertas as inscrições para o 2º GT GVCes ISO 26000. Os encontros acontecem de maio a novembro deste ano. Serão oito encontros presenciais (com duas sessões de quatro horas cada, total de 64 h). As conclusões do GT serão compartilhadas com a sociedade em um seminário final (novembro de 2011) e uma nova publicação será entregue no 1º trimestre 2012.

O grupo é destinado a profissionais que atuam nas áreas de Responsabilidade social, sustentabilidade, relações institucionais, marketing, planejamento, administração, recursos humanos, meio ambiente, entre outras.

O objetivo do grupo é propiciar: conhecimento sobre a ISO 26000; reflexão sobre potenciais e limitações e aplicabilidade prática; discussão e troca de experiências, além de produzir conhecimento atualizado sobre responsabilidade social e sustentabilidade, e compartilhá-lo com a sociedade em geral.

Mais informações sobre este novo grupo podem ser obtidas pelo telefone (11) 3154-0741/0742 ou por e-mail: raquel.costa@fgv.br.

Para ter acesso a publicação, clique aqui.

Confira também a apresentação feita durante o lançamento da publicação. Clique aqui.

Nenhum comentário: