sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Seminário apresenta avanços do setor empresarial brasileiro no debate sobre a nova norma de responsabilidade social


A implementação da norma internacional de responsabilidade social oferece desafios e grandes oportunidades que já são vislumbradas pelas empresas no Brasil

Paralelamente ao lançamento da Norma ABNT NBR ISO 26000 no Brasil no dia 8 de dezembro, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) realizará, no dia 15 de dezembro, o Seminário: “Oportunidades e Desafios na Aplicação da Norma ISO 26000 nas Organizações”, que apresentará as conclusões do grupo de trabalho que reuniu durante o segundo semestre de 2010, 15 empresas para discussão da norma e sua aplicabilidade. São elas: Guarani, AES Brasil, AMCE, Anglo American, BM&F BOVESPA, BRASKEM, Instituto EDP, Itaú-Unibanco, Report Comunicação, Sanofi-Aventis, Santander Brasil, SESI/CNI, Souza Cruz, Telefônica e Vivo.

O seminário será mediado pelo coordenador do grupo de trabalho, Aron Belinky*, e por representantes das empresas participantes.

”O trabalho realizado no GT colocou em evidência o caráter inovador da ISO 26000 e sua utilidade para as empresas, especialmente como referência para o alinhamento e atualização de suas políticas de responsabilidade social ou sustentabilidade. Realmente é um documento que traz o estado da arte na gestão sobre esses temas e o primeiro a reunir articuladamente todos os seus múltiplos aspectos”, diz Aron. “Ao mesmo tempo, identificamos também alguns desafios para sua implementação, e possíveis caminhos para superá-los”, completa ele.

O GT ISO 26000 foi uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade que teve por objetivo propiciar aos participantes o conhecimento da norma, somado à reflexão sobre os potenciais e limitações da sua aplicação, por meio de estudos, debates e da troca de experiências. Uma série de atividades presenciais, focadas na apresentação e debates dos conteúdos da nova norma e na interação entre os participantes, complementadas por atividades remotas, de reflexão/pesquisa sobre os conteúdos e aplicabilidade na empresa, face à realidade profissional de cada participante subsidiaram a metodologia do grupo.

Roberta Simonetti, coordenadora do Programa de Sustentabilidade Empresarial do GVces, comenta que “o engajamento das empresas no GT e o elevado nível das discussões e reflexões, onde foram trazidos dilemas e casos práticos, destaca a preocupação deste grupo de vanguarda em cumprir uma agenda estratégica voltada às principais questões da responsabilidade social e da internalização da sustentabilidade em suas organizações”.

Além do seminário, o grupo está preparando uma publicação (a ser lançada no primeiro trimestre de 2011) que apresentará as principais práticas, percepções e conclusões referentes à responsabilidade social corporativa e à ISO 26000.

Sobre a ISO 26000

A ISO 26000 foi lançada mundialmente em Genebra no dia 1º de dezembro de 2010, sendo fruto das atividades de um grupo de trabalho multi-stakeholder formado por mais de 450 especialistas de 99 países e 45 entidades globais, que desde 2005 se dedicaram à sua elaboração. A norma se destaca por trazer uma abordagem inédita, traduzindo e integrando, por uma perspectiva tanto gerencial como estratégica, os temas e as práticas centrais da responsabilidade social e da sustentabilidade empresarial e organizacional.

* Parceiro do GVces, é secretário executivo do GAO - Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras na ISO 26000 e membro destacado do grupo de trabalho internacional que elaborou essa norma e acompanha sua implementação em todo o mundo.

Serviço:

Seminário: Oportunidades e Desafios na Aplicação da Norma ISO 26000 nas Organizações
Data: Dia 15 de Dezembro de 2010 das 14h00 às 17h00
Local: Auditório da FGV - Av. Nove de Julho 2.029 - Bela Vista - São Paulo

Fonte: Assessoria de Empresa - FGV.

Nenhum comentário: