quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ISO 26000 é lançada no Brasil


A norma ABNT NBR ISO 26000:2010 - Diretrizes sobre responsabilidade social foi lançada ontem em um evento que reuniu cerca de 300 pessoas na sede da FIESP, em São Paulo.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representante oficial da norma no Brasil, em parceria com a Petrobrás, Suzano Papel e Celulose e CNI-SESI.

O lançamento contou com a presença de autoridades e representantes de empresas, associações e organizações não governamentais que esperam que a norma seja um poderoso instrumento para desenvolver e aperfeiçoar as práticas de responsabilidade social no Brasil.

Para o brasileiro Jorge Cajazeira, presidente mundial da ISO 26000, o lançamento serviu para coroar o esforço de 450 especialistas de todo o mundo que passaram os últimos cinco anos dedicados à construção da norma. Cajazeira também fez questão de destacar o envolvimento e dedicação da delegação brasileira na elaboração do documento.

A norma fornece orientações para todos os tipos de organizações, independentemente do porte ou localização, sobre conceitos, termos, definições e todas as questões referentes à responsabilidade social e desenvolvimento sustentável e sua implementação nas organizações. A norma é direcionadora e não certificável. Sua aplicação nas empresas será voluntária.

Mais informações sobre a norma podem ser obtidas nos seguintes links:

www.iso.org/sr | Informativo do Grupo de Trabalho Internacional
www.abnt.org.br | ABNT, informações e acesso ao “comitê espelho” brasileiro
www.uniethos.org.br/gtethosiso26000 | Instituto Ethos, com informações sobre atividades de implementação e acesso aos registros do grupo de trabalho de empresas que acompanhou a construção da norma.
www.gao.org.br | GAO – Grupo de Articulação da ONGs Brasileiras na ISO 26000, com informações sobre as atividades e acesso ao grupo de entidades envolvidas na construção da norma e sua implementação.

Nenhum comentário: