sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Gênero é tema de relatórios de sustentabilidade


A Global Reporting Initiative (GRI) lançou durante evento na Malásia, o guia “Inserindo Gênero no Relatório de Sustentabilidade”. O documento tem o objetivo de valorizar o gerenciamento de gênero, sinalizar oportunidades de negócios para as mulheres e reforçar a importância da adoção das melhores práticas de sustentabilidade pelas companhias.

O guia apresenta tendências e formas de introdução de políticas de governança e como mensurar resultados nas práticas de recursos humanos. Entre os tópicos abordados no documento estão temas como planos de carreiras e políticas salariais semelhantes e transparentes para ambos os sexos e questões envolvendo assédio sexual no ambiente de trabalho. O documento é amplo e abrange diversos públicos, sugerindo práticas na área direcionadas aos colaboradores e às comunidades, indicadores relevantes para os investidores e consumidores e exigências em relação à cadeia de suprimentos.

Entre os stakeholders que participaram da elaboração do guia, boa parte deles está envolvida na leitura e na produção de relatórios de sustentabilidade. As percepções foram coletadas durante uma série de workshops internacionais que reuniram membros de entidades privadas, sociedade civil, investidores e representantes trabalhistas. Um grupo de conselheiros também foi estabelecido para dar suporte ao desenvolvimento do guia, tendo os governos da Alemanha, Islândia e Suíça como principais incentivadores.


A GRI desenvolveu o principal padrão de relatório de sustentabilidade no mundo. Suas diretrizes estão na terceira edição, a G3, que estabelece os princípios e indicadores que organizações podem usar para medir e relatar seu desempenho econômico, ambiental e social. No Brasil, entre as empresas que o seguem estão Natura, Itaú Unibanco, Wal-Mart, Itaipu, entre outras.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dica de semana - Hábitos sustentáveis


A partir dessa semana estreamos uma nova área em nosso blog. Toda quinta-feira no Cola Social, você vai encontrar uma dica que irá contribuir para tornar o mundo melhor!

Você sabia?

Você sabia que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia? Para reduzir esse gasto, o ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30min. Adote essa ideia!!

Fonte: Blog Mundo Mais Belo (O Boticário)

Envie você também sua dica! Participe!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Concurso "Saco de Idéias"


Concurso "Saco de Idéias" premia melhores vídeos sobre uso (ou não) de sacolas plásticas

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente irá premiar com um notebook (1º lugar) e câmeras digitais (2º e 3º lugar) os melhores vídeos sobre o tema “O que você pode fazer para reciclar, reutilizar, recusar ou reduzir o uso de sacolas plásticas?”.

Para concorrer no concurso cultural “Saco de Idéias”, os interessados devem produzir um vídeo de no mínimo 15 segundos e no máximo um minuto sobre o tema, acessar o site http://www.sacodeideias.com.br/, preencher o formulário de inscrição e postar o vídeo.

O material será submetido à votação dos internautas e os dez mais votados serão analisados por uma comissão julgadora, formada pelos diretores de criação das três agências que atendem o Instituto Akatu - Leo Burnett, Lew Lara e Brancozulu.

Os vencedores serão anunciados no dia 18 de dezembro e os três vencedores terão seu material exibido em TV aberta. A ação pretende sensibilizar e conscientizar a população brasileira para o consumo consciente de embalagens e sacolas plásticas e tem apoio do Ministério do Meio Ambiente, com patrocínio do Carrefour.

Fonte: (Envolverde/Instituto Akatu)

Nota do Blog

Estou divulgando o concurso e acho a iniciativa super válida. Sou a favor da reciclagem, da reutilização, da redução do uso de sacolas plásticas. Sou a favor de tudo relacionado a preservação do planeta, mas discordo de quem quer banir as sacolas plásticas definitivamente do planeta. As sacolas plásticas são importantes e como tudo tem sua função e seu lugar reservado! Sou a favor do fazer a nossa parte para a melhoria do planeta!

Acho que esse concurso é uma ótima oportunidade de se mostrar alternativas para o uso das sacolas plásticas!!!

Boa sorte a todos!

Abraços,
Catharina Castro

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

X Seminário Ética na Gestão


Hoje e amanhã em Brasília acontece o X Seminário Ética na Gestão. O seminário visa contribuir para a efetividade e sustentabilidade das ações de promoção da ética e criar condições necessárias para tornar efetivo o alcance dos objetivos e das diretrizes estabelecida no Plano Plurianual 2008/2011.

Objetivos específicos:
  • Compartilhar experiências e instrumentos para implementação da ética no Poder Executivo Federal;

  • Avaliar o progresso nas ações de gestão da ética na Administração Pública Federal;

  • Promover debates de temas relacionados à ética envolvendo agentes públicos e especialistas.
Público Alvo:

Integrantes de Comissão de Ética, demais servidores com responsabilidades pela gestão da ética nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, servidores de outros poderes, especialistas e representantes da sociedade civil e do setor privado.

Horário:
8h às 18h (23/11/2009)
8h30 às 17h30 (24/11/2009)


Cronograma:

Dia 23/11/2009

Cerimônia de Abertura

Painel 1: Ética, Democracia, Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento Global

Painel 2: Ética Pública: Desafios e Perspectivas

Painel 3: Experiências e Instrumentos para Implementação da Ética na Administração Pública Federal

Dia 24/11/2009

Painel 4: Ética como Instrumento de Gestão Institucional

Painel 5: Princípios, Valores e Normas para promoção da Ética no Brasil

Encerramento

Local:

Escola de Administração Fazendária (ESAF) - Rodovia DF - 001 KM 27,4 Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul CEP: 71686-900 Brasília - DF

Informações:

(61) 3411-2952/ 3194/ 2081

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dica da semana - LIVRO

ETICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Organizadores:
GIDEON CARVALHO DE BENEDICTO; CANDIDO FERREIRA DA SILVA FILHO E JOSE FRANCISCO CALIL
Editora: ALINEA

Este livro é resultado das pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professores em importantes instituições de ensino superior no Brasil e, particularmente, por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, - Mestrado em Administração - do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). O livro está dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos ao leitor a fundamentação teórica daquilo que entendemos por ética, responsabilidade social e governança corporativa. Na segunda parte do livro, em quatro capítulos, os autores apresentam resultados de pesquisas com organizações empresariais mostrando como elas pensam, desenvolvem e implementam políticas de responsabilidade social, bem como, outras estratégias que resultem na agregação de valor para os acionistas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Curso: Sustentabilidade nos Negócios para Jornalistas

Inscrições abertas para o Curso Sustentabilidade nos Negócios para Jornalistas

A Consultoria Finanças Sustentáveis está com as inscrições para o Curso "Sustentabilidade nos Negócios para Jornalistas". O curso acontece no dia 24 de novembro, em São Paulo e tem o objetivo de qualificar seus participantes a adquirir referências que contribuam para a produção do conteúdo de pautas jornalísticas sobre os diversos e complexos aspectos ligados à sustentabilidade dos negócios.

Entre os principais tópicos que serão debatidos no curso estão os acontecimentos mais marcantes da sustentabilidade no Brasil e no mundo; o que é desenvolvimento sustentável; conceito de sustentabilidade nos negócios (dimensões econômica, social e ambiental – Tripple Bottom Line). O curso também abordará a diferença entre sustentabilidade nos negócios e investimento social privado; o conceito de pegada ecológica; o ciclo de vida dos produtos e certificações socioambientais; o conceito de neutralização de carbono e eco-eficiência e marketing "verde" e greenwashing.

O curso pretende discutir ainda as iniciativas relevantes de sustentabilidade tais como Pacto Ethos, Princípios do Equador, Principles for Responsible Investing - PRI, Carbon Disclosure Project - CDP, Pacto Global, Global Reporting Initiative - GRI, Climate Principles; índices de sustentabilidade das bolsas, os desafios trazidos pelas mudanças climáticas, entre outros temas.

Serviço:

O quê: Curso de Sustentabilidade nos Negócios para Jornalistas

Quando: 24 de novembro de 2009, das 8h às 14h

Local: Hotel Tryp Itaim - Sol Meliá R. Manuel Guedes, 320 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Mais informações:cursos@financassustentaveis.com.br
Tel. (11) 3586-0859 / 3582-0915

Diferenciais do curso:

- Uso de filmes específicos, dinâmicas de grupo e discussão de casos práticos
- Material didático com vários casos de negócios sustentáveis
- Participantes receberão dois livros sobre sustentabilidade nos negócios

Instrutores:
Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl

Investimento:
R$ 500,00, inclui certificado, material didático e alimentação

Inscrições:

Mais informações no site http://www.financassustentaveis.com.br/

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sustentabilidade na rota entre São Paulo e Amazônia

Promovido pelo Movimento Nossa São Paulo e pelo Fórum Amazônia Sustentável, o seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia” debaterá as necessidades e responsabilidades dos paulistanos com a floresta.

As inscrições para o evento que acontece amanhã, dia 12 de novembro, estão abertas!

Débora Spitzcovsky

A cidade de São Paulo é uma das principais consumidoras dos produtos originários da região amazônica, o que faz com que o município tenha um papel fundamental na preservação da floresta. A fim de debater a relação São Paulo-Amazônia, o Movimento Nossa São Paulo, juntamente com o Fórum Amazônia Sustentável, realizará o 2º seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia”.

O evento, que acontecerá no dia 12 de novembro, apresentará um balanço da iniciativa “Conexões Sustentáveis”. Por meio de pactos setoriais relacionados à madeira, à pecuária e à soja, firmados com a Prefeitura de São Paulo e os empresários da cidade, o projeto luta, diariamente, pela erradicação do trabalho escravo e contra o desmatamento da Floresta Amazônica.

Após um vídeo de apresentação do movimento TicTacTicTac, o economista polonês Ignacy Sachs – que é diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris – dará início ao seminário com uma palestra que discutirá o papel da Amazônia enquanto laboratório para um modelo de desenvolvimento sustentável.

O evento ainda contará com um debate sobre o tema “Dilemas e Avanços sobre o Trabalho com Cadeias Produtivas Sustentáveis na Amazônia”, com a participação de Roberto Smeraldi, da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Helio Mattar, do Instituto Akatu, e Tiaraju Pires, da Abras – Associação Brasileira de Supermercados.

O segundo momento do seminário será destinado, apenas, aos signatários dos pactos setoriais propostos pelo “Conexões Sustentáveis”, que se dividirão em grupos de trabalho para a troca de experiências sobre a implantação dos compromissos assumidos.

Os interessados em participar podem se inscrever, on line, aqui.

Serviço

2º seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia”
Data: 12 de novembro
Horário: das 8h30 às 14h30, para o público em geral
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, nº 141, Vila Mariana – São Paulo/SP
Mais informações pelo telefone (11) 3894-2400

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bate papo sobre Ética e Sustentabilidade


Na noite de ontem, 05 de novembro, estive na UPIS, uma universidade em Brasília para conversar com alunas do curso de Secretariado Executivo sobre Ética e Sustentabilidade.

Deixo aqui o meu agradecimento pela acolhida e pelo bate papo agradável que tivemos!

Como mensagem para o fim de semana, deixo a frase que finalizou nosso bate papo de ontem...

Somos o que fazemos repetidamente. Por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito.
Aristóteles
A Editora Abril e a revista Exame promovem em São Paulo, no dia 11 de novembro, o Fórum Exame de Sustentabilidade 2009, com o tema “Copenhague: Desafios e Oportunidades”. O objetivo é discutir o impacto que terá no mundo a Conferência do Clima, a ser realizada pela ONU em Copenhague, em dezembro, e quais as perspectivas para as empresas brasileiras.

O evento incluirá dois debates. O primeiro – “Como Lidar com o Aquecimento Global e Seus Impactos” – contará com a participação da senadora Marina Silva, de Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, de Eduardo Viola, professor da Universidade de Brasília (UnB), e de Fernando Reinach, diretor executivo da Votorantim Novos Negócios.


O segundo debate, com o tema “Oportunidades de Negócio para o Brasil Sustentável”, será entre Antônio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose, Marcos Bicudo, presidente da Philips, e Marcos Jank presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).


SERVIÇO:

O quê: Fórum Exame de Sustentabilidade 2009;
Quando: 11 de novembro de 2009;
Horário: Das 9h00 às 12h30;
Local: Hotel Unique;
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700, Jardim Paulista, São Paulo (SP);
Inscrições: É imprescindível a confirmação pelo telefone (11) 3879-6805 ou pelo e-mail mailto:forumexame2009@;
Realização: Editora Abril

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade Fimai/Simai


Começa amanhã, 4, e vai até o dia 6 de novembro, em São Paulo (SP), a XI Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade Fimai/Simai. A feira, considerada o maior evento do setor na América Latina, tem como objetivo apresentar ao público brasileiro o que há de mais atual em produtos e serviços no mercado de meio ambiente industrial, nacional e internacional.

O evento terá a participação das mais importantes organizações do setor, entre as quais fabricantes de equipamentos e empresas de consultoria e de prestação de serviços. Tanto a feira quanto o seminário contarão com a participação de renomados profissionais e expoentes das áreas de meio ambiente e responsabilidade social, bem como de professores, ambientalistas e estudantes.

SERVIÇO

O quê: XI Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Fimai/Simai);
Quando: 4 a 6 de novembro de 2009;
Horário: A feira será das 14h00 às 21h00, com entrada franca;
o seminário ocorrerá das 8h00 às 18h00, com inscrições pagas;
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul;
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP);
Inscrições: Pelos e-mails eventos@ambientepress.com.br e rmai2@rmai.com.br;
Informações: Pelo telefone (11) 3917-2878 ou no site http://www.fimai.com.br/;
Realização: Revista Meio Ambiente Industrial.