quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sustentabilidade na rota entre São Paulo e Amazônia

Promovido pelo Movimento Nossa São Paulo e pelo Fórum Amazônia Sustentável, o seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia” debaterá as necessidades e responsabilidades dos paulistanos com a floresta.

As inscrições para o evento que acontece amanhã, dia 12 de novembro, estão abertas!

Débora Spitzcovsky

A cidade de São Paulo é uma das principais consumidoras dos produtos originários da região amazônica, o que faz com que o município tenha um papel fundamental na preservação da floresta. A fim de debater a relação São Paulo-Amazônia, o Movimento Nossa São Paulo, juntamente com o Fórum Amazônia Sustentável, realizará o 2º seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia”.

O evento, que acontecerá no dia 12 de novembro, apresentará um balanço da iniciativa “Conexões Sustentáveis”. Por meio de pactos setoriais relacionados à madeira, à pecuária e à soja, firmados com a Prefeitura de São Paulo e os empresários da cidade, o projeto luta, diariamente, pela erradicação do trabalho escravo e contra o desmatamento da Floresta Amazônica.

Após um vídeo de apresentação do movimento TicTacTicTac, o economista polonês Ignacy Sachs – que é diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris – dará início ao seminário com uma palestra que discutirá o papel da Amazônia enquanto laboratório para um modelo de desenvolvimento sustentável.

O evento ainda contará com um debate sobre o tema “Dilemas e Avanços sobre o Trabalho com Cadeias Produtivas Sustentáveis na Amazônia”, com a participação de Roberto Smeraldi, da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Helio Mattar, do Instituto Akatu, e Tiaraju Pires, da Abras – Associação Brasileira de Supermercados.

O segundo momento do seminário será destinado, apenas, aos signatários dos pactos setoriais propostos pelo “Conexões Sustentáveis”, que se dividirão em grupos de trabalho para a troca de experiências sobre a implantação dos compromissos assumidos.

Os interessados em participar podem se inscrever, on line, aqui.

Serviço

2º seminário “Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia”
Data: 12 de novembro
Horário: das 8h30 às 14h30, para o público em geral
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, nº 141, Vila Mariana – São Paulo/SP
Mais informações pelo telefone (11) 3894-2400

Nenhum comentário: