quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ethos lança publicação A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral – edição 2012


Cartilha ajuda empresas a analisar realizar doações para campanhas eleitorais de maneira transparente

Já está disponível a edição de 2012 da cartilha “A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral”, uma iniciativa do Instituto Ethos, do Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e da Transparência Internacional. A publicação é um manual voltado para empresas que querem implementar regras visando o estímulo da integridade e a prevenção da corrupção no contexto das eleições nacionais brasileiras de 2012.

Esta é a primeira edição após a entrada em vigor da lei da Ficha Limpa e da Lei de Acesso à Informação Pública, dois marcos fundamentais para a democracia e para a cidadania no Brasil. O Ethos publica essa série desde 2002.

A cartilha apresenta ainda informações a respeito dos temas-chave para combater a corrupção: como financiamento de campanhas eleitorais, trazendo ao público um diagnóstico do comportamento dos principais grupos empresariais no Brasil nas eleições de 2010.

Outro tema debatido são as vantagens e desvantagens de modelos de sistema políticos e eleitorais em debate ou adotados em outros países.

Para o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão “No cerne desta iniciativa está, de um lado, a aposta na complementaridade de regras eficientes, controles e sanções e, de outro, a atuação responsável da classe política, do setor privado e da sociedade. Somente por meio de mudanças concomitantes nessas duas frentes será possível avançar em direção a práticas de financiamento mais condizentes com os valores democráticos.”

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