terça-feira, 19 de junho de 2012

Projeto RECOR marca presença na Rio + 20

O Projeto RECOR começou sua participação na Rio + 20 conferindo o seminário ‘A Reserva da Biosfera e a Rio + 20’, no sábado (16). Na mesa de abertura estiveram presentes o secretário de ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, o presidente do Conselho da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino, o diretor da Unesco/Montevidéu, Jorge Grandi, e o secretário nacional da biodiversidade e florestas, Roberto Cavalcanti.


Durante o evento, Carlos Minc falou sobre o Projeto RECOR e deu dicas de como um projeto de recuperação de matas ciliares pode avançar, enfatizando a participação constante da comunidade ribeirinha no processo de disseminação da educação ambiental.

Após a abertura do seminário, com a mesa redonda ‘Reserva da Biosfera’, mediada pelo diretor da Unesco, Celso Shenkel, seguiram-se as palestras ‘Reserva da Biosfera Cinturão Verde de São Paulo’, ministrada por Rodrigo Victor, ‘Reserva da Biosfera da Amazônia’, com Luís Aragon, ‘Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço’, de Sérgio Augusto Domingues e, por fim, ‘Reserva da Biosfera da Mata Atlântica", ministrada por Clayton Lino.

Em entrevista ao nosso site, Clayton Lino destacou a importância da participação de projetos como o RECOR na Rio + 20, que só reforçam a parceria entre a RBMA e o projeto de restauração do rio Coruripe. “Iniciativas como essa ajudam a formar ideias que possibilitam a expansão dos trabalhos em Alagoas”, afirmou.

Durante o seminário, também foram entregues certificados para os 20 primeiros empreendimentos com o selo Mercado Mata Atlântica. O coordenador do Projeto RECOR e conselheiro da RBMA, Geraldo Gomes de Barros Neto, representou o projeto Arte na Mata, da escola Dom Avelar Brandão Vilela, da cidade de Teotônio Vilela-AL.

O selo é concedido aos produtos de empreendimentos que trabalham para a construção e gestão da sustentabilidade social, econômica e ambiental, realizam efetiva gestão ambiental e respeitam o patrimônio cultural a partir da participação no sistema de gestão da RBMA. Além do certificado, os premiados também receberam uma escultura concebida em material reciclável.

Allan Henrique Pedrosa, presidente da AGERH, proponente do Projeto RECOR, e Valdir Costa, gerente da Usina Coruripe, uma das parceiras do projeto, estiveram presentes e receberam o selo.

Além disso, foram lançados o anuário da Mata Atlântica, o caderno RBMA número 41, livros, folders, cartilhas e a Rede de Sociedades Costeiras Responsáveis para América Latina e Caribe.

Finalizando o evento, foi entregue o Prêmio Muriqui 2012. Os homenageados foram o renomado botânico Carlos Alfredo Joly e a Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). A premiação especial foi entregue ao cientista e ecólogo norte-americano, Thomas Lovejoy.

O Projeto RECOR participa da Rio + 20 até a quarta-feira, dia 20 de junho.

Confira as fotos em:

Nenhum comentário: