sexta-feira, 22 de junho de 2012

Biojoias levam beleza do Pantanal para o exterior

Empresárias ganham prêmios com produção de acessórios femininos de chifre de boi
A Joias do Pantanal vende acessórios femininos, como colares, brincos e pulseiras

Por Gabriela Flores

A beleza do Pantanal é inspiração para as biojoias confeccionadas pela empresa das sócias Isabel Muxfeldt e Verhuska Pereira. Os produtos artesanais têm o chifre bovino lapidado, comprado de parceiros, como matéria-prima. No processo de lapidação, cera e polimento são usados, mas o material não passa por nenhum processo químico. O resultado são acessórios femininos de grande aceitação no mercado, como anéis, pulseiras, brincos e colares.

Quando abriu as portas, em 2003, a Joias do Pantanal tinha uma produção pequena. Hoje, mil peças são confeccionadas mensalmente, um crescimento de 300% em relação ao início da empresa. O trabalho é feito em parceria com artesãos locais e os preços das peças variam de R$ 15 a R$ 250. Os acessórios já conquistaram os mercados de Portugal e Flórida.

A biojoia produzida pelo empreendimento difunde a cultura pantaneira. “A exuberante beleza do material não podia ser uma exclusividade do Mato Grosso do Sul. Levamos um pouco da cultura do estado para o mundo”, destaca Isabel.

A Joias do Pantanal apoia o comércio justo, voltado ao desenvolvimento sustentável e que oferece aos trabalhadores garantia de direitos e melhores condições de troca. Segundo as empresárias, é uma alternativa concreta e viável frente ao sistema tradicional de comércio.

Em 2007, Isabel e Verhuska conquistaram o terceiro lugar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Três anos depois, como representantes do Empretec (http://empretec.sebrae.com.br/), seminário da Organização das Nações aplicado no Brasil pelo Sebrae, foram finalistas do Women in Bussines Award, em Doha, Qata. O prêmio foi conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad).

“O Empretec foi um marco no meu empreendimento e provocou intensas mudanças, pois, a partir dele, consegui fazer um plano de negócios. Sem o conhecimento que adq uirimos nos cursos do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/), o empreendedor não tem como crescer”, afirma Isabel.

Rio+20

Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa (MPE). Sustentabilidade é empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Por isso, o Sebrae é parceiro oficial da Rio+20.

O Sebrae representa 99,1% das empresas brasileiras, mais de dois milhões de empreendedores individuais (EI) e 4,4 milhões de agricultores familiares: mais de 37 milhões de pessoas.

Fonte: Joias do Pantanal www.joiasdopantanal.com.br

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