A temperatura cai, bate aquela preguiça. Uma vontade de ficar embaixo do cobertor, em casa, quentinha, assistir a um bom filme – e, claro, comer alguma coisa. Difícil comer salada, tomar água. Parece que no mundo só existe chocolate quente, fondue e outras coisinhas bem calóricas.
O resultado é: engordamos mais no inverno que no verão. Mas será que é porque nosso organismo fica mais lento? Não, é bem ao contrário.
Parece que gastamos mais energia no verão porque suamos mais, mas na verdade é só a liberação do calor que está “sobrando”.
Reavaliando a Alimentação
No inverno, quando a temperatura cai, o tecido gorduroso tem o importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O gasto energético é maior e para repor o que perdemos, precisamos do alimento, nossa primeira fonte de energia.
Carboidratos trazem energia rapidamente, e aí dá-lhe massas, pães, doces. Além disso, temos um traço cultural bem “engordativo”.
Podemos tomar um chá para aquecer, mas costumamos acompanhá-lo de torradas ou bolachas. A sopa vem acompanhada de pão, os queijos de vinho. E como “comer e coçar é só começar”, não há quem segure o ponteiro da balança.
Reavaliar a alimentação é bem interessante e necessário, pois podemos aproveitar as delícias do inverno, mas com algumas modificações.
Algumas dicas
• Fondue: pode ser feito com queijos mais magros e substituindo pães por legumes.
• No lugar do chocolate quente, chás variados. Mas como ninguém é de ferro, quando for tomar seu chocolate, prefira leite desnatado e cacau ao invés de achocolatado. Adoce com agave.
• Queijo & Vinho: prefira os queijos brancos e mais magros.
• Sopas: prefira as com legumes orgânicos batidos.
• Abuse das frutas da estação, como maçã, morango, laranja e maracujá. Dê preferência aos orgânicos.
Dicas para queimar calorias no inverno
Preguiça e Inverno andam de mãozinhas dadas e exercícios não combinam com essa dupla. Haja ânimo para ir à academia ou ao parque com esse frio. Mas deveria ser exatamente o contrário, pois se nosso corpo está gastando mais energia, deveríamos aproveitar exatamente essa época para emagrecer.
Escolha um bom agasalho para enfrentar as temperaturas mais baixas e abuse dos alimentos com efeitos termogênicos, que além de oferecer calor também promovem a queima das calorias. Vamos conhecê-los?
Alimentos que promovem a queima de calorias
Frutas oleaginosas: contêm ômega-3, ajudam a queima de calorias, controlam as taxas de colesterol no sangue, beneficiam a memória e a concentração. Ideais para aquelas horinhas do petisco.
Canela: aumenta a temperatura do corpo, ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico. Experimente uma maçã ou uma pera assada salpicada com canela.
Gengibre: queima a gordura do organismo, ajuda na circulação do sangue e dá aquela sensação de conforto térmico. Um bom chá de gengibre com cravo e canela esquenta rapidinho. Uma boa ideia é usar gengibre em conserva para temperar saladas.
Pimenta: além do efeito termogênico, controla o apetite e dá um sabor especial à comida. Atenção apenas aos que tem alergia ou problemas de gastrite.
Vamos às receitinhas?
Receitas saudáveis para o inverno
Queijo cottage caseiro
Um queijo fresco, fácil de fazer e ideal para acompanhar frutas, sobremesas, saladas, omeletes, tortas, patês e torradas.
Cottage significa “cabana”, “chalé” ou “casa de campo”, em francês e também em inglês. Originalmente era feito por camponeses.
Ingredientes
- 3 litros de leite fresco
- 2 colheres de sopa de limão
- 300 g de creme de leite fresco
- Sal marinho a gosto para temperar
Modo de Preparar
Leve o leite ao fogo. Imediatamente antes de começar a ferver (90 °C) desligue o fogo e adicione o limão. Mexa até coalhar o leite. Se for necessário, coloque mais limão. Passe na peneira sem espremer.
Deixe descansar e escorra o restante em um pano de prato limpo, de algodão, por uma hora. Tempere com sal a gosto e adicione o creme de leite.
(Rendimento: 2 xícaras de queijo cottage)
Conserva de Gengibre
A conserva de gengibre, também chamada de Gari, é uma conserva muito utilizada na culinária japonesa e que os brasileiros adoram, para comer com sushis e sashimis.
Dizem os japoneses que o Gari serve para “limpar” a boca, para melhor sentir o gosto dos diversos tipos de sushis e sashimis. Também é ótimo para gripes, resfriados e rouquidão.
Ingredientes
- 1 kg de gengibre
- 6 xícaras (chá) de vinagre de arroz
- 3 colheres (sopa) rasas de sal marinho
- 1 ½ xícaras (chá) de açúcar orgânico
- 1 vidro grande com tampa, lavado e esterilizado em água fervente
Modo de Preparar
Descasque o gengibre, corte em pedaços menores e rale em fatias bem fininhas, sempre no sentido de suas fibras. O que não conseguir ralar, corte com a faca. Cozinhe-os numa panela com água até que ferva. Escorra. Deixe esfriar. Aproveite a água para o chá, com cravo e canela, sobre o qual falamos acima.
Em outra panela, coloque o vinagre, o sal e o açúcar e leve ao fogo até que ferva.
Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente o gengibre na mistura de vinagre, sal e açúcar, sempre lembrando que ele deve ficar imerso no vinagre. Tampe e deixe curtir em temperatura ambiente por uns 2 dias. Depois deve ser conservado em geladeira. Dura aproximadamente 6 meses.
Fonte: Coletivo Verde/ Cybercook
Fotos: Infobarrel / Thecocktailhour / Yummybakes / Chica&jo / Chocolates&dreams