Brasília - Empresários, representantes do poder judiciário e da sociedade civil tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhadamente a norma internacional de responsabilidade social, a ISO 26000. Em Seminário realizado ontem na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente mundial da ISO 26000, Jorge Cajazeira, e diversos especialistas no tema apresentaram a Norma, seu processo de construção e as principais orientações e direcionamentos para a indústria brasileira.
Lançada no Brasil em dezembro de 2010, a ISO 26000 é a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. O documento, que começou a ser desenvolvido em 2005, propõe diretrizes que ajudam as empresas de diferentes portes, origens e localidades a implantar e desenvolver políticas baseadas na sustentabilidade.
Para o gerente-executivo de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI, Emerson Casali, a norma foi lançada em um momento oportuno e desfaz muitas confusões em torno do conceito de responsabilidade social. "A norma esclarece que o conceito de responsabilidade social baseia-se em relações éticas com os diversos públicos da empresa e afasta a ideia de responsabilidade social como ação social”, destaca Casali.
O Seminário de Divulgação da ISO 26000 – A norma internacional de responsabilidade social foi realizado pela CNI em parceira com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as empresas Suzano Papel e Celulose e Petrobras. O evento atraiu cerca de 150 pessoas interessadas no tema.
Ainda este ano, estão programados outros eventos de divulgação em diversas capitais do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário