sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FAS lança Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta na RDS do Rio Negro


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) lançou o Programa de Sistemas Agroflorestais do Bolsa Floresta, durante evento na comunidade Santa Helena do Inglês, no município de Iranduba (AM), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de unidades de conservação do Estado do Amazonas por meio da implantação de sistemas agroflorestais nas comunidades ribeirinhas, aliado à conservação ambiental.

O programa, lançado no último dia 23, está dividido em diferentes etapas, tais como a implantação de viveiros agroflorestais; a capacitação de comunitários em produção de mudas de espécies arbóreas, frutíferas e agrícolas; envolvimento dos alunos dos Núcleos em práticas agroflorestais; quantificação do sequestro de carbono nos Sistemas Agroflorestais implantados. O programa conta com o apoio do Governo do Estado.

No lançamento do Programa de Sistemas Agroflorestais Bolsa Floresta, o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana, lançou também o “Projeto Pró-Banana”, que tem o objetivo de promover a segurança alimentar dos comunitários da RDS do Rio Negro e da RDS Uatumã, inicialmente, e demais unidades de conservação do Bolsa Floresta. “O programa faz parte de uma estratégia da Fundação de redução da pobreza, possibilitando também a comercialização do excedente, gerando renda às comunidades ribeirinhas”, afirma Viana.

Estavam presentes à cerimônia ambientalistas, empresários e representantes de universidades que estavam participando da “Viagem de Estudos à RDS Rio Negro”, organizada pela FAS. Na ocasião, eles puderam participar de plantio simbólico de mudas de banana no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnelo Bittencourt, na comunidade do Tumbira, e também na comunidade Santa Helena do Inglês.

A equipe técnica da FAS iniciou a distribuição de 5 mil mudas de banana, sendo que cada família receberá 20 mudas e os insumos necessários para o plantio. Ao todo, 19 comunidades ribeirinhas do Rio Negro serão contempladas e um total de mais de 250 famílias serão beneficiadas.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Para mais informações, visite nosso website: www.fas-amazonas.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário: