quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pesquisa com empresas identifica aumento da consciência ambiental entre funcionários


Publicada em 14/09/2010 pelo Blog do Guilherme Barros. Autores: Cristiano Zaia e Deco Bancillon

O Santander acaba de concluir pesquisa que indica um aumento da consciência ambiental por parte de funcionários da iniciativa privada. Realizada por quase três anos com 1.483 empresas, o levantamento aponta que os profissionais evoluíram no quesito absorção de práticas ambientais e sustentáveis e vêm procurando, cada vez mais, adotar práticas afins, como intensificar a coleta seletiva no ambiente de trabalho.

Um dado que chamou a atenção do departamento de Desenvolvimento Sustentável do Santander foi que, em três fases de pesquisa, observou-se que não só o corpo executivo aumentou o interesse pelo tema sustentabilidade, como os demais funcionários também. Entre os altos gerentes, houve um salto de 65% para 82%, para quem a questão é importante dentro da empresa, de 50% para 72% entre os gerentes médios, e de 35% para 58% entre os funcionários que não estão inseridos em cargos executivos.

Quando a pergunta foi “existe treinamento de sustentabilidade para os funcionários?”, houve uma ascensão de 18% para 41%, ao longo do período de coleta das informações. Já na pergunta “A empresa monitora a redução de seus impactos ambientais com metas específicas”, mesmo que tenha havido evolução durante a pesquisa, ao fim dos questionários apenas 51% das companhias afirmaram exercer essa prática.

A adoção de critérios socioambientais na escolha dos fornecedores também terminou em um patamar baixo: passou de 19% para 44%.

No decorrer da pesquisa foram avaliados oito temas principais: interesse em sustentabilidade; gestão e governança; visão, missão e valores; negócios e clientes; funcionários; fornecedores; meio ambiente; e ação Social. Todos eles registraram evolução no tema sustentabilidade, entre as empresas.

Nenhum comentário: