sexta-feira, 25 de junho de 2010

ONU vai premiar ações empresariais pró-ODM

Projetos empresariais que tenham contribuído para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) podem concorrer ao World Business and Development Awards (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento), reconhecimento global promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), juntamente com a Câmara Internacional de Comércio e o Fórum Internacional de Líderes Empresariais. A iniciativa, que em cinco edições teve quatro projetos brasileiros entre os ganhadores, foi lançada nesta quarta-feira, em Nova York (EUA).

O prazo para inscrições vai até 1º. de julho de 2010. Podem participar empresas de qualquer tipo e tamanho que liderem projetos dirigidos a pelo menos um dos oito ODM. A ideia é mostrar como modelos inovadores de negócios, apoiados em parcerias sólidas, podem obter sucesso comercial e ao mesmo tempo melhorar a vida de muitas pessoas.

Os vencedores serão condecorados em 21 de setembro de 2010, em Nova York (EUA), em evento paralelo à cúpula mundial na qual líderes de vários países irão debater um programa de ação para acelerar o progresso nas metas estabelecidas pela ONU.

O prêmio é bienal e existe desde 2000. Na primeira edição, um projeto da Bahia Sul Celulose para reduzir poluição esteve entre os ganhadores. Na edição de 2002, uma iniciativa da Alcan voltada para o ensino de empreendedorismo e ética ambiental, implantada no Brasil e em outros quatro países, também esteve entre os vencedores.

Na lista de premiados de 2006 estava o Banco Real, por orientar diversas de suas ações de acordo com os ODM. Por fim, um projeto da Endesa aplicado no Brasil (que dá descontos em conta de luz para quem recicla lixo) foi um dos vencedores de 2008.

Informações inscrições: Para obter mais informações, acesse o site do World Business and Development Awards. As inscrições vão até 1º. de julho de 2010.

Fonte: Texto extraído do site do Instituto Ethos

Nenhum comentário: