segunda-feira, 21 de junho de 2010

CAIS 2010 apresenta propostas para universalização dos serviços de água e esgoto


Um dos principais desafios do Brasil é alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto de forma sustentável. Após três anos da Lei de Saneamento, muitas cidades e municípios ainda não entraram em acordo com as propostas do artigo. Segundo a Associação Brasileira de Agências Reguladoras - ABAR, numa pesquisa junto a suas associadas, apenas 161 planos de saneamento foram aprovados. Esse assunto será tema de discussão na segunda edição do Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento – CAIS 2010. O evento será no dia 30 de junho, no Hotel Renassaince, em São Paulo.

Durante o Congresso, o painel “Desatando os nós rumo à universalização dos serviços de água e esgoto de forma sustentável” vai debater o assunto e trazer novidades e soluções para o setor. O professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pedro Além Sobrinho, vai apresentar novas tendências tecnológicas e explicar sobre o impacto nos sistemas de esgoto sanitário. Já o Gerente Corporativo de Serviço ao Cliente da Águas Andinas, Victor De La Barra, vai apresentar a inovação de políticas públicas chilenas para financiar o saneamento nas áreas de baixa renda. Outra proposta interessante é o Projeto Aquapolo, que será apresentado pelo vice-presidente da Quattor, Celso Ferreira. O Projeto é um dos maiores programas de fornecimento de água industrial, a partir da água de reuso, do mundo e tem como objetivo garantir o abastecimento de água industrial às empresas do Pólo Petroquímico do ABC de forma sustentável.

Os três anos da Lei de Saneamento no Brasil também é tema de discussão no CAIS 2010. O vice-presidente da Foz do Brasil, empresa do Grupo Odebrecht, Newton Lima Azevedo, vai fazer uma avaliação do setor, passados 3 anos da aprovação da lei 11445, analisando a implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto desde 2007. Ele irá apresentar também quais questões ainda necessitam ser discutidas para que o setor ande com a velocidade que o país precisa, o que, segundo Newton, não está ocorrendo. O Congresso terá ainda outros painéis sobre investimentos no setor, reduções de custos, propostas dos candidatos ao governo, entre outros.

Autoria do texto: Assessoria de Imprensa - Instituto Besc.

Serviço
O quê: Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento – CAIS 2010
Quando: 30 de junho
Horário: das 08h30 às 18h
Onde: Hotel Renassaince, em São Paulo.
Evento Gratuito, vagas limitadas!

Nenhum comentário: