segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dica de Curso


Curso de Extensão: Comunicação Empresarial e Sustentabilidade

Responsável: Prof. Ms. Backer Ribeiro Fernandes

Realização: Intercom

Local: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - Bela Vista - São Paulo

Ementa

Sustentabilidade é hoje a principal pauta na comunicação empresarial. Por ser um tema relevante e de grande importância, cabe ao gestor da comunicação zelar pela qualidade da informação e transmiti-la de forma clara e transparente, para que os diversos públicos e grupos de interesse (funcionários, acionistas, comunidade, consumidores, entre outros) percebam os compromissos sociais e ambientais da empresa. A estratégia de comunicação deve consolidar o capital de confiança da empresa, gerar valor para os negócios, fortalecer sua imagem e consolidar sua reputação.


Objetivos

Capacitar o comunicador para identificar e desenvolver oportunidades de comunicação para uma gestão socioambiental responsável e para influenciar as decisões internas, inserindo a sustentabilidade nos planos de comunicação empresarial, nas pautas jornalísticas e nas campanhas publicitárias.


Conteúdo Programático

Curso composto por 10 módulos temáticos:


Módulo 1 – O que é Meio Ambiente: Introdução
O que é Sustentabilidade?
Os grandes temas: Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Agenda 21, Protocolo de Kioto, mercado de Carbono e outros.


Módulo 2 – Política e Legislação Ambiental no Brasil
Histórico e evolução da legislação ambiental no Brasil
Leis e códigos de proteção ambiental
O papel dos órgãos governamentais e a responsabilidade pelo dano ambiental
Processo de Licenciamento Ambiental – EIA RIMA

Módulo 3 – Gestão ambiental
Certificação Ambiental: um novo compromisso das organizações
Princípios e conceitos do Sistema de gestão ambiental (SGA)
Normas e certificações: ISO 14.001 e 14063 de Comunicação Ambiental
Produção mais Limpa (P+L) e a Ecoeficiência
Compromisso Empresarial para Reciclagem das embalagens (3R’s).

Módulo 4 – Comunicação para a Sustentabilidade
A sustentabilidade e os Princípios Institucionais: uma nova cultura
A comunicação e relacionamento com os públicos estratégicos
O papel do comunicador frente aos desafios socioambientais
Planejamento estratégico com foco na Sustentabilidade


Módulo 5 – Ética na Comunicação Socioambiental
Comunicação Low Profile: o receio de não comunicar
A Empresa Cidadã e a democratização da informação
Greenwashing: sobre a verdade e a mentira
Carta da Terra: a dimensão ética da Sustentabilidade

Módulo 6 – Reputação e Imagem
Ser uma empresa sustentável ou parecer Ser
A importância da imagem e reputação nos momentos de crise
O valor dos Bens Intangíveis nos índices de Reputação
Matrix: a comunicação é no campo virtual

Módulo 7 – Jornalismo Ambiental
O que é notícia na cobertura ambiental
A cobertura da sustentabilidade na grande imprensa e na imprensa especializada
O papel das assessorias no relacionamento com a imprensa ambiental
Construção de pautas de sustentabilidade

Módulo 8 – Mídias e Redes Socioambientais
Internet: uma ferramenta de disseminação da informação ambiental
Sustentabilidade tem o padrão de rede
Web 2.0: não faz sentido separar o real do digital
Os processos de construção colaborativa de conhecimento e informação

Módulo 9 – Marketing Verde
Mercado x Meio Ambiente
Do Marketing Social ao Marketing Ambiental
O antagonismo do Consumo Consciente
Fortalecimento das marcas – Branding
Ecodesign e as embalagens

Módulo 10 – Da Responsabilidade Social para a Sustentabilidade
Investimento social privado
Meio ambiente e o Terceiro Setor
Envolvimento dos públicos estratégicos
Índices, relatórios e indicadores de Sustentabilidade


Carga horária: 64h/aula
Datas / Horários:

Turma 1 (T1) – 13/julho a 2/setembroSegundas e Quartas-FeirasDas 19h às 23h
Turma 2 (T2) – 18/julho a 5/setembroSábados Das 9h às 13h e das 14h às 18h
Vagas: 20 alunos por turma
Inscrições: até 3 de julho de 2009, no site da Intercom (faça download da ficha aqui)

Valor: R$ 840,00 (Inscrição + 2 parcelas de R$ 280,00) - Associado da Intercom tem 50% de desconto.

Inscrição: deverá ser feita mediante depósito identificado em conta corrente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM – CNPJ 51.201.093/0001-53 - Banco do Brasil – agência 3559-9 – conta 6.103-4, enviar o comprovante do depósito, juntamente com a ficha para o e-mail: cursos@intercom.org.br

Parcelas: devem ser quitadas com cheques entregues à secretaria da entidade no escritório da Bridadeiro Luis Antonio no primeiro dia do curso.

Certificado: Para os alunos com freqüência mínima de 75%.

Um comentário:

Backer disse...

Oi sumida!!

Valeu pela força e ve se aparece pra contar as novidades.

Abração,
Backer