quarta-feira, 16 de abril de 2008

II Rodada de Administração Estratégica - Empreendedorismo e Inovação


Entre 8 de abril e 25 de junho, o Senac São Paulo promove a II Rodada de Administração Estratégica – Empreendedorismo e Inovação. A palestra acontece em 21 unidades da rede, sempre das 19h30 às 21h30 e abordará, de forma prática e clara, o que é “atitude empreendedora”, desmistificando empreendedorismo somente como criação de novos negócios.
As apresentações serão coordenadas por Leo Giovanni Avella, que é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios. O profissional trabalhou por nove anos gerenciando unidades de negócio do Sebrae-SP e, atualmente, é instrutor do Empretec, seminário da ONU sobre comportamentos empreendedores administrado no Brasil pelo Sebrae, e diretor administrativo financeiro da Educa - União dos Educadores.
São convidados para a realização, profissionais, empresários e alunos de qualquer área, pois o tema Empreendedorismo é geral, atendendo tanto aos que possuem seu próprio negócio, como também aqueles que trabalham para terceiros (empreendedorismo corporativo).
A II Rodada de Administração Estratégica acontece nas unidades que disponibilizam cursos relacionados à Administração Geral e Empreendedorismo. Dessa forma, os participantes ainda poderão conhecer o portfólio da instituição voltado para o setor.
Para participar do evento basta levar um quilo de alimento não-perecível. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio do telefone de contato da unidade de interesse. Confira abaixo a programação.

PROGRAMAÇÃO

8 de abril
Senac Jabaquara

Informações: (11) 2146-9150

10 de abril
Senac 24 de maio

Informações: (11) 2161-0500

15 de abril
Senac Tatuapé

Informações: (11) 2191-2900

17 de abril
Senac Guarulhos

Informações: (11) 2187-3350

22 de abril
Senac Santo André

Informações: (11) 6842-8300

25 de abril
Senac Barretos

Informações: (17) 3322-9011

29 de abril
Senac Franca

Informações: (16) 3402-4100

7 de maio
Senac Santana

Informações: (11) 2146-8250

8 de maio
Senac Santo Amaro

Informações: (11) 3737-3900

14 de maio
Senac Lapa Tito

Informações: (11) 6888-5500

15 de maio
Senac Limeira

Informações: (19) 2114-9199

20 de maio
Senac São João da Boa Vista

Informações: (19) 3623-2702

28 de maio
Senac Bauru

Informações: (14) 3321-3199

29 de maio
Senac Ribeirão Preto

Informações: (16) 2111-1200

4 de junho
Senac Nove de julho

Informações: (11) 2182-6900

6 de junho
Senac Campinas

Informações: (19) 2117-0600

10 de junho
Senac Osasco

Informações: (11) 2164-9877

12 de junho
Senac São José dos Campos

Informações: (12) 3929-2300

18 de junho
Senac Francisco Matarazzo

Informações: (11) 3879-3600

19 de junho
Senac São José do Rio Preto

Informações: (17) 2139-1699

25 de junho
Senac São Carlos

Informações: (16) 2107-1055


Evento: II Rodada de Administração Estratégica – Empreendedorismo e Inovação
Quando: de 8 de abril a 25 de junho de 2008, das 19h30 às 21h30
Onde: 21 unidades do Senac São Paulo
Quanto: um quilo de alimento não-perecível
Informações: entre em contato com a unidade de interesse

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ma(i)s que papelão!

Uma cooperativa que reúne catadores de material reciclável e novos escritores. Essa é a proposta do projeto social criado pelo escritor argentino Washington Cucurto, no bairro La Boca, em Buenos Aires. No Brasil acontece, desde a última Bienal do livro, uma versão chamada Dulcinéia Catadora. A cooperativa, tocada pela artista plástica Lúcia Rosa e um grupo variável de filhos de catadores e jovens que moram em abrigos, produz livros com capa de papelão cuidadosamente pintada a mão. Já têm no catálogo cerca de 30 títulos, de autores que vão do sonetista Glauco Mattoso ao rei do portuñol salvage Douglas Diegues. Os livros, verdadeiros objetos de arte, são vendidos a 5 reais. O lucro paga os jovens do coletivo e sustenta o projeto, que é auto-suficiente. O ateliê da Dulcinéia fica numa sala oferecida pela ONG Projeto Aprendiz, na Vila Madalena. O coletivo também faz intervenções urbanas. Recentemente cercaram uma praça em Sorocaba com uma grande frase de letras pintadas com 1,60 metro de altura. A frase, um ditado popular usado como epígrafe no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, define, segundo Lúcia, o coletivo: O sapo não pula por boniteza, mas porém por precisão.

Veja onde encontrar os livros feitos com material reciclável e palavras inéditas

Mercearia do Pedro – Rua Rodésia, 34 (Vila Madalena)
Galeria Vermelho – Rua Minas Gerais, 350
Livraria Realejo (Santos) – Rua Marechal Deodoro, 2

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Consumidor Consciente


O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram em parceria com a Market Analysis Brasil, um instituto de pesquisa de mercado, a publicação "Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro".

A pesquisa mostra que o consumidor está interessado em responsabilidade social, mas não acredita nas atitudes das empresas. Segundo a pesquisa, o consumidor brasileiro continua querendo saber se as empresas são socialmente responsáveis, mas está vendo poucos resultados práticos e, como conseqüência, desistindo de usar seu poder de consumo para influenciar as práticas das empresas. "Quase oitenta por cento dos consumidores têm interesse em saber o que as empresas estão fazendo na área de responsabilidade social empresarial", avalia Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. "Por outro lado, há uma dissonância entre as expectativas do consumidor e o que as empresas, na percepção do consumidor, estão fazendo."