quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lei de responsabilidade social tem prioridade

Estamos de olho! O Blog Cola Social acompanha de perto essa matéria!

Primeiro item da pauta, PEC que cria lei de responsabilidade social será votada em segundo turno

O Plenário do Senado votará em segundo turno a proposta de emenda à Constituição (PEC) 29/03, que institui indicadores de responsabilidade social, com objetivo de avaliar condições sociais do país. A votação da matéria - primeiro item da pauta - está marcada para terça-feira (4), às 14h, data da primeira sessão deliberativa do Senado.

A redação final da proposta, da Comissão Diretora, foi relatada pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), e manteve o texto original da autora da PEC, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Antes da votação em primeiro turno no Plenário, a PEC foi apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tendo como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

A PEC dá nova redação ao artigo 193 da Constituição, que trata da ordem social, estabelecendo que a ordem social tenha como base o primado do trabalho e, como objetivo, o bem-estar e a justiça sociais, a serem avaliados por meio de indicadores de responsabilidade social, nos termos da lei complementar.

Lúcia Vânia disse, na justificação de motivos para apresentação da PEC, que é necessário o aprimoramento dos instrumentos legais que coloquem os objetivos da ordem social em efetiva aplicação. Tasso Jereissati observou que essa PEC representará o passo inicial para que venha a ser constituída uma Lei de Responsabilidade Social, a exemplo da atual Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Lei de Responsabilidade Social, observaram os senadores, deverá ser capaz de instituir um Índice de Responsabilidade Social, que terá abrangência nos três níveis de governo.

- Ao lado da investigação do adequado cumprimento da lei de Responsabilidade Fiscal, é preciso avançar muito na busca da eficácia da gestão do dinheiro público, estabelecendo metas para a superação das desigualdades econômicas e sociais e para a melhoria das condições de vida das pessoas, especialmente as de menor poder aquisitivo - disse Jereissati.

Fonte: Helena Daltro Pontual / Agência Senado - 30/07/2009

Um comentário:

Rogério Tomaz Jr. disse...

Essa (não exatamente uma lei, mas o princípio de igualar a preocupação e o monitoramento da responsabilidade fiscal/administrativa com a preocupação e o monitoramento dos índices sociais) é reivindicação histórica de organizações, movimentos e militantes de direitos humanos. Muito antes mesmo de entrar no mundo empresarial o conceito de "responsabilidade social", que nem vou discutir aqui pra não dar confusão... rs
Mas que bom que você está acompanhando! Parabéns!