quarta-feira, 27 de outubro de 2010

III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil


Caro internauta,

Até o próximo dia 29 de outubro, você ainda pode participar da etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil. Por meio de ferramentas online – como fóruns, chats e vídeos – quase 5,5 mil participantes de todo o mundo já estão trocando informações e discutindo diversos temas relacionados ao trabalho infantil e como as novas tecnologias podem ajudar a combater a prática. Para fazer parte dessa experiência, basta se inscrever!

Você ainda poderá participar das próximas atividades, incluindo chats e mesa-redonda ao vivo, sempre às 13h (horário de Brasília), além de consultar aquelas já realizadas. Muitas das discussões já iniciadas continuam abertas em fóruns de debate – é só ler os materiais e publicar sua contribuição.

Diversos especialistas mundiais já enviaram suas contribuições ou participaram dos debates ao vivo: Paulo Sérgio Pinheiro (Brasil), Veet Vivarta (Brasil), Guillermo Dema (Peru), Virgínia Murilo (Costa Rica), Rodrigo Villar (Colômbia) e José Enrique Fernández (Uruguai), entre outros. Não perca a oportunidade de trocar idéias com eles! Inscreva-se em:
http://pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com/hotsite/registration


Encontro

Esse evento é uma iniciativa da Fundação Telefônica com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do PREAL (Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe). O desenvolvimento da ferramenta online é do Ceats/FIA (Centro de Empreendedorismo e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração). Para mais informações, acesse: http://pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com

A etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil precede a realização do evento presencial, que será realizado dias 03 e 04 de novembro, na Colômbia. Mais informações em: http://www.fundacion.telefonica.com/pronino/encuentrotrabajoinfantil

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fecomercio lança 2º Prêmio de Sustentabilidade


Federação e Fundação Dom Cabral iniciam segunda edição do Prêmio para estimular práticas sustentáveis e instituir novas formas de relacionamento entre empresas, governo e consumidores.

São Paulo, 20 de outubro de 2010 – Para propor um novo olhar sobre os desafios da sustentabilidade e suas implicações no ambiente empresarial, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), via Conselho de Estudos Ambientais, e a Fundação Dom Cabral (FDC), por intermédio do Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, aliam-se para a realização do “2º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade”, que nesta edição aborda o tema Princípios do Varejo Responsável.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.fecomercio.com.br/sustentabilidade até 28 de janeiro de 2011. A premiação acontecerá em abril de 2011.

José Goldemberg, presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, enfatiza que o intuito da ação é fazer do Prêmio uma referência de boas ideias e práticas para um varejo sustentável. “É a confirmação do compromisso da Fecomercio em auxiliar o desenvolvimento de um comércio mais justo”, observa o físico.

As inscrições e premiação foram distribuídas em três categorias, com algumas subcategorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa e Entidade Empresarial); Órgão Público e Academia (Professor e Estudante). O primeiro colocado de cada categoria/sub-categoria receberá como prêmio um título de previdência correspondente ao valor de R$ 15 mil.

Critérios de avaliação

A escolha dos projetos vencedores seguirá critérios de avaliação como: benefícios sociais, ambientais e econômicos gerados na organização após implantação do projeto, alinhamento da prática relatada com um ou mais princípios fundamentais do Varejo Responsável, número de pessoas, organizações e regiões beneficiadas pelo projeto e a capacidade de aplicação do projeto em outras entidades. Os materiais inscritos serão analisados por uma banca julgadora, formada pelos setores empresarial, público e órgãos públicos.

Princípios do Varejo Responsável

São constituídos por 16 elementos construídos como resultado dos trabalhos de pesquisa e de validação de conteúdo realizados pelo Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, e que representam uma sugestão de conduta a ser adotado pelas empresas em suas práticas sustentáveis. Conheça no site oficial do prêmio www.fecomercio.com.br/sustentabilidade os detalhes de cada um dos 16 Princípios do Varejo Sustentável.

Compromisso

Atualmente, a responsabilidade corporativa e a sustentabilidade estão entre os temas mais importantes em debate no cenário geral de atuação das empresas, e, com o aumento da conscientização sobre a real situação de desequilíbrio e risco do planeta, a questão alcança novos conteúdos e públicos.

A Fecomercio mantém o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e estimula a comunidade empresarial a abraçar essa causa, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa.

Sobre a Fecomercio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Representa empresas e congrega 152 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 700 mil companhias e respondem por 11% do PIB paulista – aproximadamente 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Informações repassadas pela Assessoria de Imprensa Fecomercio.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

6º Concurso Causos do ECA


PARTICIPE DA VOTAÇÃO ONLINE E AJUDE A ESCOLHER O VENCEDOR!

Você pode ajudar a decidir um dos vencedores do Causos do ECA, concurso realizado anualmente pelo Portal Pró-Menino com o objetivo divulgar histórias reais de vidas transformadas pela correta utilização do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os causos finalistas da sexta edição já foram selecionados e estão disponíveis para leitura no Portal. Escolha o que mais gosta e vote ! A história eleita pela votação online recebe um prêmio de R$ 10 mil*!

Além disso, você pode convidar seus amigos para votar – via email, Facebook ou Twitter – e ajudar a história que você escolheu a ganhar o prêmio. Mas não demore! A votação online vai só até 29 de outubro, às 17h.