sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dica da Semana - Curso sobre Princípios do Equador: Avaliando riscos socioambientais em projetos


A Consultoria Finanças Sustentáveis irá promover no dia 31 de agosto de 2010, das 8h30 às 18h, em São Paulo, o curso "Princípios do Equador: Avaliando riscos socioambientais em projetos"

O curso irá qualificar seus participantes a respeito do conjunto de diretrizes socioambientais que norteiam os Princípios do Equador e que visam a identificar riscos associados a projetos financiados de acordo com tais diretrizes.

Principais tópicos a serem discutidos:
- Conceito de project finance
- Lançamento e evolução dos Princípios do Equador
- Co-responsabilidade dos financiadores por danos ambientais
- O que são os Princípios do Equador
- Ciclo de vida de projetos
- Avaliação e categorização do risco socioambiental de projetos
- Padrões de Desempenho e Guidelines setoriais da IFC e do Banco Mundial
- Engajamento de comunidades e consultas públicas
- Gerenciamento e monitoramento de projetos financiados
- Auditoria independente
- Reporting: comunicando a implantação dos Princípios do Equador
- Casos práticos: como identificar riscos sociais e ambientais em projetos

Diferenciais:
- Uso de filmes específicos, dinâmicas de grupo e discussão de casos práticos
- Material didático com vários casos de negócios sustentáveis
- Participantes receberão dois livros sobre sustentabilidade nos negócios

Instrutores:
Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl

Investimento:
R$ 850,00, inclui certificado, material didático e alimentação

Inscrições:
www.financassustentaveis.com.br/imgs/fichadeinscricao.xls

Local:
Hotel Tryp Itaim - Sol Meliá
R. Manuel Guedes, 320 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Mais informações:
cursos@financassustentaveis.com.br
Tel. (11) 3586-0859 / 3582-0915

Confira as próximas turmas dos cursos sobre sustentabilidade nos negócios em: www.financassustentaveis.com.br/cursos.aspx#1


CONSULTORIA FINANÇAS SUSTENTÁVEIS
www.financassustentaveis.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inscrições gratuitas para a 4ª Edição da Mostra FIESP/ CIESP de Responsabilidade


Na próxima semana, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo realizará a 4ª edição da Mostra FIESP/ CIESP de Responsabilidade Socioambiental.

Este ano, a Mostra enfatiza a questão do desenvolvimento social, com um tema principal que preocupa as empresas, a sociedade, o Brasil e o mundo: "Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento – Ação coordenada para a sustentabilidade global."

A Mostra tem o objetivo de ser uma plataforma de divulgação das práticas de responsabilidade socioambiental realizadas pelos mais diversos setores da sociedade.

Assim como nas edições anteriores, o evento pretende reunir empresários, governos e a sociedade civil, comprometidos com a criação de novos modelos de gestão, que contribuam para construção de uma sociedade mais inclusiva e pelo desenvolvimento sustentável, aliando o crescimento econômico à responsabilidade social.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento onde podem ser obtidas mais informações sobre o evento.

Serviço

O quê: III Mostra FIESP/ CIESP de Responsabilidade Socioambiental
Quando: de 24 a 26 de agosto
Onde: Edifício sede da FIESP
Endereço: Avenida Paulista, 1313 (próximo a estação de Metrô Trianon-Masp)
Inscrições gratuitas!
Mais informações: http://www.fiesp.com.br/socioambiental/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dica da Semana - Curso Relatório de Sustentabilidade GRI


Estão abertas as inscrições para o curso "Relatório de Sustentabilidade GRI", promovido pelo UniEthos. O curso acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2010, em São Paulo e tem carga horária de 16h.

O relatório de sustentabilidade é a principal ferramenta de comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações e o modelo de relatório da Global Reporting Initiative (GRI) é atualmente o mais completo e mundialmente difundido.

A GRI foi criada com o objetivo de elevar as práticas de relatórios de sustentabilidade a um nível de qualidade equivalente ao dos relatórios financeiros. O conjunto de diretrizes e indicadores da GRI proporciona a comparabilidade, credibilidade, periodicidade e legitimidade da informação na comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações.

O Curso Relatório de Sustentabilidade GRI objetiva a capacitação dos participantes no processo de elaboração do relatório de sustentabilidade, que inclui o preparo, engajamento das partes interessadas, definição do conteúdo, monitoramento e relato, proporcionando a reflexão, mensuração e relato do desempenho social, ambiental e econômico de suas organizações.

Confira no site os descontos para associados do Instituto Ethos.

Inscreva-se já em www.uniethos.org.br

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

“Novo” Ponto Eletrônico trará impactos ambientais

Por Catharina Castro

Portaria polêmica do MTE segue na contramão da era digital e afeta a sustentabilidade do planeta

Talvez ainda poucos saibam, mas, em agosto de 2009, o Mistério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Portaria 1.510, que disciplina o uso do “ponto eletrônico” pelas empresas. A medida parte de um pressuposto equivocado de que existe problema generalizado na marcação de ponto das empresas. Com o intuito de coibir fraudes, o MTE, por meio da portaria 1.510, cria uma máquina específica para registro eletrônico, e determina que o registro somente possa ser feito nessa máquina.

Você deve estar pensando... e o quê este assunto tem a ver com responsabilidade social e sustentabilidade? Eu diria que tem tudo a ver, porque entre as mudanças geradas pela portaria está a obrigação de imprimir um ticket a cada “batida” de ponto. A impressão de comprovantes de papel ocasionará um consumo desnecessário de recursos naturais.

Calcula-se que se forem impressos dois tickets (com cerca de 5 cm/cada) por dia para 10 milhões de trabalhadores, teremos aproximadamente 6 bilhões de tickets impressos desnecessariamente todos os anos. Alguns números falam que isto corresponde a 400 mil árvores.

Enquanto a Justiça brasileira se esforça para dar agilidade aos seus processos e eliminar papéis, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cria uma portaria que aumenta a burocracia e prejudica o meio ambiente.

Além da impressão dos tickets, a medida ainda prevê aumento de custos para as empresas para aquisição de milhões de equipamentos de novos equipamentos. Isto significa que os milhares de equipamentos “antigos” serão descartados, provocando um impacto ambiental ainda não dimensionado.

E estes são apenas alguns entre tantos impactos indesejáveis que serão gerados pela Portaria MTE 1.510/2009.

Se você achou um absurdo esta medida um absurdo e quer manifestar sua opinião, participe da campanha “Passou do Ponto – Todos contra o 'Novo' Ponto Eletrônico”.

Visite o hotsite da campanha (http://www.passoudoponto.com.br/) e fique por dentro das principais notícias e decisões relacionadas às novas regras Ponto Eletrônico (Portaria MTE 1.510/ 2009) e saiba porque todos estão contra esta medida que passou do ponto, sendo um retrocesso para empresas, trabalhadores e para o meio ambiente.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Inscreva seu trabalho e participe do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil



De 1º de setembro a 31 de outubro de 2010, acontecerá a etapa virtual do III Congresso Internacional contra o Trabalho Infantil. Por meio de ferramentas online – como fóruns, chats e vídeos – participantes de todo o mundo poderão trocar experiências e discutir temas relacionados ao trabalho infantil.

O evento contará com a participação de especialistas de toda a América Latina. Entre os nomes já confirmados estão Antônio Carlos Gomes da Costa (Brasil), Maria Helena Van Yurick (Chile), Virgínia Murilo (Costa Rica), Isaac Ruiz (Peru) e José Henrique Fernandez (Uruguai), entre outros.

O evento é uma iniciativa da Fundação Telefônica com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do PREAL (Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe). O desenvolvimento da ferramenta online é do Ceats/FIA (Centro de Empreendedorismo e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração).

Convidamos você para se inscrever como Participante do evento ou como Proponente de Trabalhos.

Como Proponente, você pode enviar trabalhos – sejam pesquisas acadêmicas, práticas ou experiências de intervenção sobre a temática do trabalho infantil. Os trabalhos não precisam ser originais, podendo ter sido apresentados em outras oportunidades. Além disso, a inscrição é bastante simples. Confira um modelo de trabalho.

Os participantes receberão uma declaração de participação no evento.

O prazo para envio dos trabalhos é até 15 de agosto. Inscreva-se!

Para mais informações acesse o site do Encontro: pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: contatoencuentro@fia.com.br

Atenciosamente,

Comitê Organizador do Evento

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Conecta 2010 debaterá a inovação como estratégia de crescimento sustentável


Nos próximos dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo, será realizado o Conecta 2010. A edição deste ano, tem como tema "A Inovação como Estratégia de Crescimento Sustentável" e contará com cases nacionais e internacionais.

O evento é voltado para gestores, pesquisadores e instituições científicas e tecnológicas. Entre os participantes estão Matthew Heim, presidente da NineSigma; Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral; Gustavo Caetano, CEO da SambaTech, entre outros. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto, pelo site.

SERVIÇO:
O quê: Conecta 2010 - "A Inovação como Estratégia de Crescimento Sustentável"
Quando: 25 e 26 de agosto
Horário: das 9h às 18h
Onde: World Trade Center Hotel (SP)
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - São Paulo (SP)
Investimento: R$ 750. Associados Anpei e Fortec têm 20% de desconto
Instituição organizadora: Agência USP de Inovação, Inventta e CNPq

Mais informações e inscrições: no site do evento

Sites consultados:
Instituto Inovação
Blog Conecta 2010
Nós da Comunicação

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Casa Cor - MG aposta na sustentabilidade

Imagem da internet. Meramente ilustrativa

Com o tema "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz", evento confirma seu compromisso com a sustentabilidade

Em um esforço conjunto, a Casa Cor Minas Gerais e o Grupo Sustentax se uniram para disseminar os conceitos e práticas sustentáveis de modo a fazer com que os profissionais possam desenvolver seus ambientes incorporando conceitos de responsabilidade socioambiental e de salubridade, e ao mesmo tempo mantendo a sofisticação e a originalidade. “O resultado serão espaços criativos e de muito bom gosto, com mais qualidade ambiental, conforto térmico e aprazibilidade”, acrescenta João Grillo.

O grande desafio deste ano é ter a sustentabilidade permeando todas as etapas dos projetos, desde a criação, concepção, implantação até a desmontagem. “Estamos desenvolvendo um trabalho de profundidade para que a Casa Cor também passe a ser reconhecida como referência mundial em sustentabilidade em arquitetura de interiores, decoração e paisagismo”, explica Paola Figueiredo, Vice-Presidente do Grupo Sustentax.

A maioria das pessoas ainda confunde sustentabilidade com ecologia, com baixo conforto, com primitivismo, com baixa qualidade, com falta de beleza, com ausência de sofisticação, etc. “É importante considerar que sustentabilidade é, antes de tudo, inovação e criatividade para melhorar a qualidade de vida e impactar menos o planeta”, afirma Paola.

Ao dar preferência a eletrodomésticos mais eficientes com o Selo Procel; a madeiras com os selos FSC ou CEFLOR; a produtos de construção e decoração (adesivos, selantes, metais sanitários, pisos, revestimentos, tecidos e tintas) com o Selo Sustentax; com conteúdos reciclados; matéria prima rapidamente renovável, entre outros, os profissionais – arquitetos, decoradores e paisagistas que participam da Casa Cor Minas Gerais, vão cumprir seu papel na expansão deste conceito no mundo contemporâneo. “É possível, sim, construir um ambiente elegante, de alta qualidade, com esta consciência, finaliza Ernesto Lolato.

Inserida no calendário de eventos da cidade de Belo Horizonte, 16ª edição da Casa Cor Minas Gerais vai acontecer no Edifício ArcelorMittal, na Avenida João Pinheiro, 580, bem próximo à Praça da Liberdade. Entre os dias 24 de agosto e 05 de outubro, o maior evento de arquitetura, design e decoração de interiores do Estado promete, mais uma vez, surpreender e encantar o público, apresentando 63 projetos.

SERVIÇO:

CASA COR MINAS GERAIS
Local: Avenida João Pinheiro, 580 - antiga sede da ArcelorMittal.
Período: 24 de agosto a 05 de outubro
Horário: De terça a sexta: 14h00 às 22h00
Sábado: 13h00 às 22h00
Domingo: 12h00 às 19h00

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MBA Gestão Sustentável da Inovação em Tecnologia da Informação


Publicada no site Nós da Comunicação.

O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC), da Escola Politécnica (Poli) da USP, oferece o novo curso de MBA Gestão Sustentável da Inovação em Tecnologia da Informação. O objetivo é proporcionar aos executivos e gestores de TI uma formação mais completa, com conhecimentos sobre os aspectos éticos, sócio-políticos e ambientais, além de uma visão mais ampla do cenário da inovação tecnológica dos negócios e capacitação para produzir e implementar planos estratégicos de TI social e ecologicamente sustentáveis.

As aulas iniciam no dia 25 de agosto, com inscrições até 9 de agosto e processo seletivo no dia 16. A carga horária é de 420 horas aula + 120 horas para a elaboração da monografia.

SERVIÇO:

Data: 25 de agosto
Horário: quartas e sextas das 19h às 22h; sábados (quinzenalmente): das 9h às 12h / das 13h00 às 16h
Investimento: O valor de matrícula é de R$ 1.500. O curso pode ser pago em 15 parcelas de R$ 1.700
Local: prédio da Engenharia Elétrica (USP)
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 158, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições: até 9 de agosto via formulário
Mais informações pelo telefone (11) 3091 5261, com Selma ou Silvia, pelo e-mail ti-sustentabilidade@larc.usp.br, ou no site.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto seleciona mulheres para trabalhar na construção civil

Foto: Projeto Mão na Massa - RJ

O Projeto já formou 210 mulheres e tem aumentado em até 60% a renda das participantes

O Projeto Mão na Massa abre 100 vagas para o curso gratuito que capacita mulheres para trabalhar na construção civil. As inscrições serão realizadas nos dias 10 e 11 de agosto, entre 8h e 12h, na rua Ana Néri, 1.422, Rocha, Rio de Janeiro. O curso é aberto para mulheres, com idade entre 18 a 45 anos, e que tenham feito no mínimo a 5ª série do Ensino Fundamental. As interessadas devem levar carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência (originais e cópias) para fazer a inscrição.

Essa é a quinta edição do Projeto Mão na Massa. Depois de formadas, as mulheres poderão trabalhar em canteiros de obras na função de meio-oficial, cargo acima do de servente. Antes disso, as alunas selecionadas vão cursar 460 horas de aulas, entre práticas e teóricas – ministradas na sede do projeto no Rocha e no Senai de Vicente de carvalho. Para dar ainda mais segurança às alunas, o projeto oferece uma etapa prática – supervisionada por uma engenheira, um arquiteto e uma técnica de edificações – que será realizada em uma obra social do município.

Durante o curso, todas as participantes recebem vestuário profissional, Equipamento de Proteção Individual (EPI). No período das aulas, são oferecidos lanche e vale-transporte. A etapa prática é coberta com uma bolsa-auxílio durante dois meses. E. ao final do curso, as alunas recebem um kit de ferramentas para facilitar acesso ao emprego. Informações: 31475100. E-mail: coordenacao@projetomaonamassa.org.br.

Como surgiu o projeto

O projeto Mão na Massa – Mulheres na construção civil foi criado a partir de uma pesquisa realizada, em 2007, com 216 mulheres familiares de crianças atendidas diariamente no Abrigo Maria Imaculada, situado no bairro do Rocha, no Rio de Janeiro. A maioria delas é moradora da Comunidade Dois de Maio, que faz parte do complexo de Favelas do Jacarezinho. Metade das entrevistadas mostrou interesse em aprender técnicas básicas de construção civil, pois muitas eram responsáveis pelas obras e reparos de suas residências.

Desde 2008, o projeto formou 210 mulheres sendo que 70% ingressaram no mercado formal ou prestam serviços autônomos, como encanadoras, pedreiras, pintoras e carpinteiras de formas. De acordo com avaliação realizada com 94 alunas certificadas em 2008, apenas uma tinha emprego formal (1%) e outras cinco informal (5%). A grande maioria (94%) não possuía colocação no mercado de trabalho. Com a capacitação, o índice de empregabilidade pulou para 66%. O impacto positivo na renda pode ser medido pelo aumento de 14 vezes no salário médio das operárias inseridas no mercado de trabalho. A renda média mensal familiar das operárias era de R$ 44,48 passando para R$ 630,88 após

Serviço:

Projeto Mão na Massa – mulheres na construção civil
Inscrições: 10 e 11 de agosto, entre 8h e 12h
Documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência, originais e cópias.
Local: Sede do projeto (Rua Ana Néri, nº 1422, Rocha, RJ - (21) 3147-5100
Ref: próximo ao Clube Garnier
Metrô: Estação de Triagem
Estação de Trem: São Francisco Xavier ou Triagem
Mais informações no site http://www.projetomaonamassa.com.br/

Release enviado pela Assessoria de Imprensa do Projeto.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Decks ecologicamente corretos substituem a tradicional madeira


Publicada em 04/08/2010 pelo CorreioWeb - Lugar Certo.

Já existem no mercado novos produtos que podem ser utilizadas em áreas externas no lugar do deck de madeira. A arquiteta Daniela Sedo dá dicas de como substituir a madeira por produtos ecologicamente corretos como plástico, cerâmica, cimento ou PVC. “Os benefícios destes materiais são a fácil instalação, boa durabilidade e menos manutenção”, explica.

Segundo Daniela, os produtos já conseguem imitar perfeitamente a madeira em cor, textura e até cheiro. É o caso do deck de plástico, que é produzido com 70% de plásticos reciclados e 30% de serragem de madeira. “Devido à utilização de serragem na composição, ele se assemelha visualmente e tem cheiro de madeira, não de borracha como outros revestimentos de plástico”, lembra a arquiteta.

Este tipo de deck é recomendado para áreas externas de casas de praia e locais com muita umidade. Em relação ao custo, a arquiteta explica que o investimento inicial é alto em relação à madeira, porém a resistência do produto compensa, já que não é necessária a manutenção periódica.

Outra opção é o piso de cerâmica e cimento, que é mais acessível e econômico. O revestimento de concreto deve ser utilizado em ambientes internos, já o cerâmico pode ser instalado em áreas externas. “O deck de cerâmica e de concreto, possuem tonalidades muito semelhantes à madeira e o piso é antiderrapante”, garante Daniela.

Um dos revestimentos mais tecnológicos que o mercado também pode oferecer é o deck de PVC. Este revestimento pode ser utilizado não só no piso, como também em paredes e até no teto. “São 3mm de espessura instalados em pisos extremamente nivelados (podendo ser inclinado ou plano). As placas são coladas ao contra piso e por isso se moldam à superfície, podendo ser muito bem empregadas em rampas e paredes curvas”, diz Daniela.

Porém a arquiteta alerta que esse tipo de revestimento pode ser utilizado apenas em ambientes internos. “Infelizmente o revestimento ainda não é indicado para uso externo, pois sua cola possui base de água e pode se descolar com o excesso de umidade. Já no uso interno o produto possui garantia de 5 anos”, conclui a arquiteta.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lei do resíduo sólido exigirá R$ 6,1 bi


Publicada em 03/08/2010 pelo O Estado de S. Paulo. Por: Rafael Moraes Moura.

Valor é quanto associação do setor estima que será necessário, ao longo de 4 anos, para a implantação e manutenção das iniciativas previstas no plano, sancionado ontem pelo presidente Lula. Governo investirá inicialmente R$ 1,5 bilhão, informou ministra

Coleta. Lei prevê que municípios devem abandonar lixões e investir em programas de separação e reciclagem dos resíduos

BRASÍLIA - Sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Política Nacional de Resíduos Sólidos exigirá investimentos de pelo menos R$ 6,1 bilhões nos próximos quatro anos para a implantação e manutenção das iniciativas previstas no plano, como a criação de aterros sanitários. A estimativa é da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre).

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governo deve investir inicialmente R$ 1,5 bilhão, a partir de 2011 - verba que será repassada para Estados, municípios e cooperativas para ações focadas.

A nova lei deve provocar mudanças na forma como a sociedade lida com o lixo. Um dos pilares do marco regulatório do lixo, a coleta seletiva não é plenamente difundida no País. De acordo com dados da Abrelpe, 44,1% dos municípios brasileiros não dispõem desse tipo de iniciativa.

As novas diretrizes do governo estabelecem ações como o chamado sistema de logística reversa, pelo qual empresas de eletroeletrônicos, pilhas e pneus terão de dar destinação adequada para itens usados. Proíbe ainda lixões, prevê que Estados e municípios façam planos específicos para a destinação do lixo, além de incentivar linhas de financiamento para cooperativas.

"Todo mundo passa a ser responsabilizado pela destinação apropriada dos resíduos sólidos. Isso exige um trabalho monumental, mas temos (agora) um novo patamar de legislação", disse a ministra, ontem, durante cerimônia. Foram necessárias duas décadas para que o texto ganhasse forma final, passasse pelo Congresso e chegasse às mãos do presidente Lula.

Uma campanha educativa deve ser lançada em breve, para conscientizar a população sobre o assunto. "Precisamos intensificar a informação ao cidadão, mudar esse comportamento, reduzir inclusive o consumo. Hoje, só o Estado de São Paulo produz diariamente 40 mil toneladas de resíduos sólidos. E a região metropolitana, mais cerca de 18 mil toneladas por dia", afirmou.

Avanço. "Demos um grande passo. Nunca vi diversos setores, tanto da sociedade civil quanto do governo e empresariado, tão engajados no avanço da questão", comentou o presidente da Abetre, Diógenes Del Bel.

"Demorou, mas hoje estamos entrando com o pé no acelerador." A coleta seletiva de lixo, avalia Del Bel, é um dos maiores desafios para o sucesso da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na Região Nordeste, por exemplo, 66,3% dos municípios não separam apropriadamente o lixo; no Centro-Oeste, o índice é ainda pior: 77,3%.

"Precisamos avançar na coleta. Temos ainda uma cultura de desperdício, mas vemos muitas iniciativas ocorrendo, a sociedade tem evoluído, há uma grande transformação cultural", disse.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que Estados, municípios e a União façam planos, com diagnóstico da situação atual, proposição de cenários e estabelecimento de metas e programas. Fica proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos. Além disso, embalagens deverão ser fabricadas com materiais que propiciem a sua reutilização ou reciclagem.
A lei proíbe tanto o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto quanto a fixação de habitantes nas áreas de disposição final do lixo.

Regulamentação. Uma série de ações ainda depende de regulamentação para que entrem em vigor. O governo precisa definir, por exemplo, como se darão os acordos setoriais, a implantação do sistema de informações e os cronogramas do plano nacional e da logística reversa.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Senac promove palestra sobre sustentabilidade ao oficializar parceria

Publicada em 28/06/2010 pelo Senac São Paulo

No dia 12/8/2010, o Senac apresenta a palestra gratuita Sustentabilidade em Eventos, ministrada por André Dornelles, durante encontro realizado para lançamento da parceria com a Associação de Marketing Promocional (Ampro).

O palestrante mostra que a sustentabilidade em eventos deve ser compreendida de modo sistêmico e sua gestão realizada com compromisso e responsabilidade, em todas as fases e processos, do princípio ao fim.

André Dornelles
É administrador de empresas, consultor especializado em sustentabilidade e leis de incentivo fiscal, organizador de eventos, palestrante e sócio-diretor de planejamento da empresa Apó Soluções Consultoria e Comunicação. Há 12 anos trabalha com foco no conceito do desenvolvimento da missão de sustentabilidade das empresas e suas respectivas marcas. Realizou projetos especiais para Banco Bradesco, Petrobras, Mercedes-Benz, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo, Pirelli, Unesco, TAM e outras emporesas e instituições.

SERVIÇO
O quê: Palestra Sustentabilidade em Eventos
Quando: dia 12/8/2010, às 19h30
Participação gratuita
Onde: Senac Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 228 – Centro – São Paulo – SP
Inscrições e informações: (11) 3795-1299