terça-feira, 29 de junho de 2010

ISO 26000 é pauta de seminário organizado pela FGV


O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces) irá realizar no próximo dia 05 de julho, em São Paulo, o Seminário sobre a ISO 26000, a primeira norma internacional sobre Responsabilidade Social.

O seminário vai apresentar uma visão geral sobre a norma, seu processo de elaboração, sua estrutura e conteúdo.

O seminário será ministrado pelo secretário executivo do GAO*, Aron Belinky, coloborador do GVces e membro destacado do grupo de trabalho internacional que elabora a ISO 26000.

As vagas são limitadas e é necessário confirmar presença. Clique aqui.

Serviço
O quê: Seminário ISO 26000 - FGV
Quando: 05 de julho de 2010
Horário: das 14h às 17h30
Local: Auditório da FGV
Endereço:Avenida Nove de Julho, 2.029 - Bela Vista - São Paulo.

* Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras na ISO 26000.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ONU vai premiar ações empresariais pró-ODM

Projetos empresariais que tenham contribuído para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) podem concorrer ao World Business and Development Awards (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento), reconhecimento global promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), juntamente com a Câmara Internacional de Comércio e o Fórum Internacional de Líderes Empresariais. A iniciativa, que em cinco edições teve quatro projetos brasileiros entre os ganhadores, foi lançada nesta quarta-feira, em Nova York (EUA).

O prazo para inscrições vai até 1º. de julho de 2010. Podem participar empresas de qualquer tipo e tamanho que liderem projetos dirigidos a pelo menos um dos oito ODM. A ideia é mostrar como modelos inovadores de negócios, apoiados em parcerias sólidas, podem obter sucesso comercial e ao mesmo tempo melhorar a vida de muitas pessoas.

Os vencedores serão condecorados em 21 de setembro de 2010, em Nova York (EUA), em evento paralelo à cúpula mundial na qual líderes de vários países irão debater um programa de ação para acelerar o progresso nas metas estabelecidas pela ONU.

O prêmio é bienal e existe desde 2000. Na primeira edição, um projeto da Bahia Sul Celulose para reduzir poluição esteve entre os ganhadores. Na edição de 2002, uma iniciativa da Alcan voltada para o ensino de empreendedorismo e ética ambiental, implantada no Brasil e em outros quatro países, também esteve entre os vencedores.

Na lista de premiados de 2006 estava o Banco Real, por orientar diversas de suas ações de acordo com os ODM. Por fim, um projeto da Endesa aplicado no Brasil (que dá descontos em conta de luz para quem recicla lixo) foi um dos vencedores de 2008.

Informações inscrições: Para obter mais informações, acesse o site do World Business and Development Awards. As inscrições vão até 1º. de julho de 2010.

Fonte: Texto extraído do site do Instituto Ethos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ISO 26000: aprovada a versão final da norma internacional de Responsabilidade Social


Faltam apenas alguns detalhes para que a ISO 26000, que dá orientações sobre responsabilidade social, seja publicada e se torne um padrão internacional.

O processo

O Grupo de Trabalho Multisetorial (ISO/ WG SR), que inclui peritos e obsevadores de 99 países membros e 42 organizações do setor privado, aprovou na última reunião plenária, ocorrida em 21 de maio 2010, em Copenhagen, na Dinamarca, o projeto de norma ISO 26000 (uma espécie de rascunho final, chamada de FDIS - Final Draft International Standard).

O documento está sendo editado levando em conta o consenso alcançado na reunião de Copenhagen. O documento ainda pode ser divulgado livremente e será a base para o FDIS, que será votado pelos países membros da ISO e revisado editoralmente pela ISO antes de sua publicação, prevista para dezembro de 2010.

Para ler o documento (versão em inglês) que foi finalizado em Copenhagen após a última reunião do grupo internacional da ISO 26000, entre os dias 17 e 21 de maio, clique aqui.

Leia Mais

Agência CNI: ISO de responsabilidade social entra em vigor a partir...

No O Estado de SP: "Responsabilidade social terá norma"

CNI reúne especialistas para discutir norma de responsabilidade social

ISO 26000 on social responsibility approved for release as Final Dr...

Futura ISO 26000

Fonte: Blog RT

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Responsabilidade social a juros baixos


Publicada em 20/06/2010 pelo O Globo. Autora: Luciana Casemiro.

"Acordo entre BNDES e Inmetro prevê crédito subsidiado. Fórum do governo quer induzir boas práticas socioambientais

Um acordo de cooperação técnica firmado, na última sexta-feira, entre Inmetro e BNDES pode transformar a adoção de práticas empresariais social e ambientalmente responsáveis em juros de financiamento mais baixos ou facilidades para obtenção do crédito.

Induzir a boas práticas, um dos objetivos do acordo, também é a motivação do Fórum Governamental de Responsabilidade Social, que será instalado quarta-feira, em Brasília. Reunindo diversos segmentos do governo, o fórum pretende pensar políticas públicas que promovam a responsabilidade socioambiental nas empresas.

O acordo entre Inmetro e BNDES prevê parceria em várias áreas - como etanol e produção de alimentos -, mas o tema mais avançado até agora é a criação de critérios para avaliar a sustentabilidade de processos produtivos. Ou seja, práticas que levam em consideração os impactos econômico, social e ambiental, antecipa Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Programas de Avaliação de Conformidade do Inmetro: - Até julho, devemos pôr os critérios em consulta pública. Posteriormente, pensamos em elaborar anexos com critérios setoriais, que permitam a avaliação mais precisa do impacto provocado pelas empresas.

Idec: é preciso buscar resultados concretos para o consumidor Já o fórum, capitaneado pelo Inmetro, é formado por representantes de diversas instâncias do governo - desde o Banco Central, passando por Dataprev, Anatel, Câmara dos Deputados até ministérios como do Meio Ambiente e do Planejamento. Alfredo Lobo, diretor de Qualidade do Inmetro, explica que o governo quer exercer um papel de liderança no tema: - Com políticas públicas, sejam regulamentos, instruções normativas ou campanhas, queremos ampliar o movimento de responsabilidade socioambiental no Brasil.

O Inmetro está discutindo novos critérios para a certificação como a de gestão socialmente responsável, que tem hoje 21 empresas certificadas e dez em processo de certificação. O objetivo principal da revisão, criada em 2004, a NBR 16001, é avançar na avaliação da responsabilidade social, ambiental e econômica das empresas.

- Fomos pioneiros no mundo nesse tipo de certificação e o que buscamos agora é dar mais clareza aos critérios de avaliação, de forma a obter dados mais concretos, mais exatos. Queremos reduzir a subjetividade da avaliação.

Além disso, vamos começar a estudar o alinhamento a ISO 26000, norma de responsabilidade social internacional, da qual o Brasil, com sua experiência, teve grande participação na elaboração - afirma Lobo.
Coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Lisa Gunn, vê como positiva todas as iniciativas, mas se preocupa com a efetividade dessas ações: - A NBR 16001 ajuda a empresa a internalizar a responsabilidade social.

Mas não é uma avaliação de desempenho.

Ter uma gestão responsável não quer dizer que a empresa é socialmente responsável. São coisas diferentes.

A parceria entre Inmetro e BNDES também é um passo importante como indutor. Mas o nosso grande desafio é fazer uma revolução na forma de produzir e consumir. A pergunta que fica é: qual será o resultado em termos concretos para o consumidor? Especialista em desenvolvimento sustentável, Cláudio Boechat, professor da Fundação Dom Cabral, diz que no Brasil ainda estamos na fase de entender a associação entre os negócios e seus impactos socioambientais: - Estamos começando a sair do greenwashing (termo que designa a sustentabilidade de fachada) fácil e irresponsável. No entanto, pesquisas mostram que ainda é muito incipiente, no Brasil, empresas mexerem de fato em seus negócios para enfrentar o desafio da sustentabilidade.
E para ser sustentável é preciso mudar a forma do fazer, ter uma visão mais estadista de futuro.

Completando cinco anos em 2010, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa - uma carteira de investimento com empresas avaliadas como, além de rentáveis, sustentáveis - também está sendo revisado.

Foi ampliado o número de empresas elegíveis a participar da carteira, que subiu de 150 para 200 ações mais negociadas da Bolsa. Foi criada ainda uma correlação entre o ISE e o Global Reporting Initiative (GRI), metodologia internacional para relatórios de responsabilidade social.

- Estamos sempre aperfeiçoando o índice. Este ano, incluímos às seis dimensões avaliadas no questionário (geral, natureza do produto, econômicofinanceira, social, ambiental e governança corporativa) mudanças climáticas - conta Sônia Savaretto, diretora de Sustentabilidade da Bolsa, lembrando que o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas é responsável pela metodologia de avaliação.

- A longo prazo, empresas sustentáveis têm chance de ser mais rentáveis - destaca Rogério Marques, coordenador de preços da Bolsa, ressaltando que ainda estamos no início da série.

A própria Bolsa está respondendo este ano ao questionário, informa Sônia.

Ela chama atenção para o fato de que a representação setorial na carteira sinaliza uma movimentação do mercado rumo a sustentabilidade: - Na última composição, houve um crescimento da participação de seguradoras e construtoras. Isso reflete, por exemplo, como catástrofes como o Katrina fizeram as seguradoras repensar seus processos, e o crescimento da tendência dos green buildings (prédios verdes) na construção civil.

Ibase acaba com selo e repensa modelo de controle social Precursor na discussão sobre a declaração da responsabilidade social das empresas, há mais de uma década, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) acabou com o selo Balanço Social. É que verificou uso indevido por empresas, por exemplo, que adotavam o trabalho escravo.

Agora, conta Cândido Grzybowski, diretorgeral do Ibase, a ONG estuda novas formas de controle social: - Chegou um tempo em que era mais marketing do que exercício de responsabilidade social. Avançamos no diálogo, o Balanço Social teve papel importante. Agora precisamos trabalhar em formas de controle preventivo das atividades e seus impactos.

A crítica do cientista político e professor da PUC-Rio Ciro Torres é que as normas são feitas para abarcar de empresas petrolífera a pequenas indústrias e, por isso, não teriam o escopo necessário para promover a transformação dos negócios: - A responsabilidade socioambiental tem que estar no core business (centro dos negócios). É claro a NBR é um avanço, mas precisamos de ferramentas que possam medir o ímpeto de transformação da empresa interna e externamente.

Para Marina Grossi, presidenteexecutiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que há dez anos trabalha com o tema, houve uma melhora significativa nesta última década: - No início era mais propaganda.

Mas hoje os relatórios precisam ter credibilidade para os tomadores de decisão, quem investe e consome. É preciso que falhas da empresa e propostas para corrigi-las estejam no documento, para que seja crível.

Para Tomás Carmona, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Serasa Experian, primeira empresa certificada em gestão de responsabilidade social pelo Inmetro, a certificação ajudou a solidificar conceitos: - Hoje fazemos parte de um grupo multinacional e já servimos de referência para outras empresas."

terça-feira, 22 de junho de 2010

Saiba como ajudar as vítimas das cheias em Alagoas e Pernambuco


Alagoas e Pernambuco estão sofrendo com as fortes chuvas que já causaram muitos estragos e mortes nos dois estados. O Blog Cola Social não poderia deixar de se solidarizar.

Abaixo a reproduzimos a matéria publicada pelo G1 sobre como podemos ajudar as vítimas das cheias nos dois estados.

Os dois estados registraram 38 mortes por causa das chuvas. Mais de 68 mil pessoas tiveram de sair de casa.
Vários pontos de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas foram montados em Alagoas e em Pernambuco. Nos dois estados, 38 pessoas morreram e mais de 68 mil tiveram de deixar suas casas por causa das enchentes.

Alagoas:
O Corpo de Bombeiros oferece duas contas para doações em dinheiro: Banco do Brasil, agência 3557-2, conta corrente 5241-8, e na Caixa Econômica Federal, agência 2735, operação 006, conta 955/6.

Maceió:
- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro dos Martins.
- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N.
- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara.
- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra.
- Defesa Civil Estadual (Cedec) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra.
- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal.
- Igreja de São Gonçalo, no Farol
- Instituto da Visão, na Avenida Santa Rita, no Farol
- Shopping Maceió

Interior:
- 2º Grupamento de Bombeiros Militar – Maragogi, (82) 3296-2026 / 3296-2270.
- 6º Grupamento de Bombeiros Militar – Penedo, (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.
- 7º Grupamento de Bombeiros Militar – Arapiraca e Palmeira dos Índios, (82) 3522-2377, (82) 3421-2695
- 9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223

Pernambuco:


Recife:
- Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc), localizado na Rua Imperial, 202, no bairro de São José.
- Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) na rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife.
- Posto de arrecadação instalado pela Polícia Militar na Quadra Poliesportiva do Quartel do Comando Geral, no Derby.
- Instituto Federal de Pernambuco - Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária.
- Sede da Guarda Municipal, na rua dos Palmares, 550, em Santo Amaro.
- CTTU, na rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro.
- Posto de Permanência da Guarda Municipal, no Terminal Marítimo.

Interior:
- Gravatá - Secretaria de Ação Social, na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, no centro.
- Barreiros - Posto da Polícia Rodoviária Federal na entrada da cidade.
- Caruaru - Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), na Rua Leão Dourado, nº 51-A, no Bairro São Francisco.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CAIS 2010 apresenta propostas para universalização dos serviços de água e esgoto


Um dos principais desafios do Brasil é alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto de forma sustentável. Após três anos da Lei de Saneamento, muitas cidades e municípios ainda não entraram em acordo com as propostas do artigo. Segundo a Associação Brasileira de Agências Reguladoras - ABAR, numa pesquisa junto a suas associadas, apenas 161 planos de saneamento foram aprovados. Esse assunto será tema de discussão na segunda edição do Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento – CAIS 2010. O evento será no dia 30 de junho, no Hotel Renassaince, em São Paulo.

Durante o Congresso, o painel “Desatando os nós rumo à universalização dos serviços de água e esgoto de forma sustentável” vai debater o assunto e trazer novidades e soluções para o setor. O professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pedro Além Sobrinho, vai apresentar novas tendências tecnológicas e explicar sobre o impacto nos sistemas de esgoto sanitário. Já o Gerente Corporativo de Serviço ao Cliente da Águas Andinas, Victor De La Barra, vai apresentar a inovação de políticas públicas chilenas para financiar o saneamento nas áreas de baixa renda. Outra proposta interessante é o Projeto Aquapolo, que será apresentado pelo vice-presidente da Quattor, Celso Ferreira. O Projeto é um dos maiores programas de fornecimento de água industrial, a partir da água de reuso, do mundo e tem como objetivo garantir o abastecimento de água industrial às empresas do Pólo Petroquímico do ABC de forma sustentável.

Os três anos da Lei de Saneamento no Brasil também é tema de discussão no CAIS 2010. O vice-presidente da Foz do Brasil, empresa do Grupo Odebrecht, Newton Lima Azevedo, vai fazer uma avaliação do setor, passados 3 anos da aprovação da lei 11445, analisando a implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto desde 2007. Ele irá apresentar também quais questões ainda necessitam ser discutidas para que o setor ande com a velocidade que o país precisa, o que, segundo Newton, não está ocorrendo. O Congresso terá ainda outros painéis sobre investimentos no setor, reduções de custos, propostas dos candidatos ao governo, entre outros.

Autoria do texto: Assessoria de Imprensa - Instituto Besc.

Serviço
O quê: Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento – CAIS 2010
Quando: 30 de junho
Horário: das 08h30 às 18h
Onde: Hotel Renassaince, em São Paulo.
Evento Gratuito, vagas limitadas!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Feira sobre Desenvolvimento Sustentável está em sua 5ª Edição


Acontece na Fecomércio, em São Paulo, a 5ª edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia - Madeira 2010 que ocorre nos dias 22 e 23 de junho de 2010.

Durante o congresso, renomados palestrantes irão avaliar o cenário empresarial e propor mecanismos e políticas capazes de manter a indústria de base florestal e de geração de energia vitoriosa e competitiva, sem esquecer-se da sustentabilidade. O Congresso é uma oportunidade para o setor se reunir e discutir suas interfaces de desenvolvimento na chamada economia de baixo carbono.

O Instituto Besc de Humanidades e Economia é o idealizador do congresso, que tem o patrocínio do BNDES, Fecomércio, Fibria, Petrobras, Sebrae e Suzano Celulose e Papel.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.madeira2010.com.br.
SERVIÇO
O quê: 5º. Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia - Madeira 2010;
Quando: 22 e 23 de junho de 2010;
Horário: Das 9h30 às 18h00, no dia 22; e das 9h00 às 18h00, no dia 23;
Local: Sede da Fecomércio;
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista – São Paulo (SP);
Inscrições e informações: Pelo site www.madeira2010.com.br.

Notícia extraída do site do Instituto Ethos

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Seminário sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social


O Inmetro promove hoje, em São Paulo, o Seminário sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social. No próximo dia 30 de junho, o mesmo evento acontece em Recife, com a participação de representantes dos organismos acreditados de certificação, instituições públicas e privadas, para qual agradecemos a sua prestigiosa participação.

A gestão da Responsabilidade Social consiste na relação ética da organização com suas partes interessadas (público internos, fornecedores, clientes, clientes, comunidade de entorno, entre outros), visando o desenvolvimento sustentável.

Este programa é um poderoso instrumento para a contribuição efetiva da gestão da responsabilidade social que visa maximizar impactos positivos das ações das organizações sobre os grupos sociais, o meio ambiente e sistemas econômicos, como funcionários, fornecedores, comunidade, governos, entidades da sociedade civil, prestadores de serviços, consumidores, acionistas, investidores nacionais e internacionais.

Serviço
O quê: Seminário sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social.
Onde: São Paulo - SP
Data: Dia 17 de junho de 2010
Local: Hotel Braston São Paulo
Endereço: Rua Martins Fontes, 330

Onde: Recife – PE
Data: Dia 30 de junho de 2010
Local: Mar Hotel Recife - Pernambuco – Brasil
Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem.
Tel.: +55 81 33024446

Mais informações e inscrições no site do Inmetro.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Torcida sutentável


É tempo de Copa do Mundo e o verde e amarelo (azul e branco) toma conta das ruas de todo Brasil. Como é gratificante ver o "orgulho de ser brasileiro" (mesmo que seja só em tempo de Copa.)

Hoje é o dia do primeiro jogo do BRASIL! Por isso, o Cola Social resolveu dar algumas dicas para tornar nossa torcida mais sustentável!!!

1. Produza menos lixo! Dê preferência aos copos de vidro e se for utilizar copos plásticos, procure não desperdiçar. Prefira também as garrafas retornáveis.

2. Reúna os amigos! Além de ser mais divertido assistir ao jogo com amigos, a torcida unida ajuda a evitar o desperdício de energia.

3. Reutilize sua camisa! Você deve ter camisas, adereços e objetos nas cores do Brasil usados na Copa passada. Seja consciente e evite o consumo desnecessário.

4. Cuidado com os excessos! Em tempos de Copa do Mundo é comum ver a galera "enfiando o pé na jaca". Lembre-se que além de você existem outras pessoas na rua. Respeite os limites do próximo e seja um bom torcedor... afinal você quer ver o Brasil ganhar a Copa, não é mesmo? Se for beber, não dirija.

Vamos lá seleção!!! BRASIL!!!!

Leia também

Até a copa do mundo ficou mais verde

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Empregos verdes!


Estamos de volta com novidades sobre o mundo dos empregos na área de responsabilidade socioambiental!

Se você está buscando uma oportunidade de emprego nas áreas de responsabilidade socioamabiental e sustentabilidade, o site Green Jobs pode te ajudar a encontrar.

O site divulga as últimas vagas de empregos verdes e é bem acessível. Para se candidatar as vagas, basta buscar por vagas no próprio site ou cadastrar-se para receber as novas vagas por e-mail.