quarta-feira, 31 de março de 2010

Páscoa sustentável: dá para comemorar a data com consciência


Publicado em 29/3/2010 pelo site Minha Vida. Autora: Adriane Zimerer.

Chocolate orgânico e embalagem reciclável ajudam a preservar a natureza

Até mesmo em comemorações como a Páscoa é possível ter hábitos sustentáveis, que valorizam e respeitam o meio-ambiente. Evitar desperdícios é, sem dúvida, um deles.

Mas, já que a data sugere consumo, principalmente de chocolate, que tal se atentar para os produtos e empresas que estão preocupados com a preservação do meio ambiente?

A seguir, confira algumas dicas para ter uma Páscoa sustentável. Pratique essa ideia.

Chocolates orgânicos
Os chocolates considerados orgânicos são livres de agrotóxicos, pois os cuidados de produção envolvem um processo integrado que abrange desde a lavoura até o processamento final na fábrica.

Para fazer os chocolates orgânicos, a empresa Chokolah, que lançou neste ano o primeiro ovo de Páscoa orgânico do mercado brasileiro, certificado pela Ecocert Brasil, órgão regulador credenciado junto ao governo, utiliza amêndoas 100% orgânicas, da variedade Híbrido Trinitário, e de uma única procedência: do Brasil.

O cacau utilizado por eles é cultivado à sombra da floresta, mantendo preservada a Mata Atlântica. O manejo adequado do solo e a não utilização de insumos agroquímicos, como pesticidas ou fertilizantes, tem como objetivo manter o equilíbrio do meio ambiente.

"Estas preocupações antecedem a etapa da produção na fábrica. Quando chega esta fase, nos preocupamos em obter uma perfeita harmonização dos aromas e em afinar a textura do chocolate", explica a proprietária da empresa, Claudia Schultz.

Chocolate de alfarroba
Não estranhe se encontrar por aí um ovo feito à base de alfarroba. Trata-se de uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro, com sabor adocicado e de elevado valor nutritivo. A polpa só é utilizada depois de torrada e moída. O pó da alfarroba é usado para substituir o cacau e possui expressiva diferença no conteúdo de açúcar e de gordura.

Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38% a 45%. "Mesmo para quem é diabético ou intolerante à lactose dá para optar pelos chocolates de soja ou alfarroba, que são mais saudáveis e possuem um valor calórico inferior ao chocolate tradicional", sugere Sônia Leal, nutricionista e responsável pela franquia da Via Verde Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

O produto também não contém glúten, nem açúcar. É rico em vitaminas A, B1, B2, E, niacina, cálcio, magnésio, ferro e fibras, possuindo um correto balanceamento de potássio e sódio. Outra vantagem é que o chocolate de alfarroba é adoçado com stevita, único adoçante 100% natural.

"Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten na dieta e que possui propriedades antioxidantes, além de reduzir efetivamente a assimilação de colesterol", explica Sônia.


Chocolates de soja
Os chocolates de soja possuem o cacau tradicional, a diferença é que em vez de leite usa-se a soja. Essa proteína de alto valor biológico proporciona benefícios à saúde do coração.

Outras substâncias encontradas na soja são as isoflavonas. Elas são compostos que possuem estrutura muito semelhante ao hormônio feminino estrógeno, e estão relacionadas com atividade que previne o câncer, redução da perda de massa óssea e diminuição do colesterol sanguíneo.

A Olvebra, empresa gaúcha pioneira na industrialização da soja, vende o Chocosoy, ovo de Páscoa à base de soja e adoçado com açúcar orgânico. A fábrica utiliza como matéria prima para toda a sua linha de produtos o Extrato de Soja, popularmente conhecido como "leite de soja".

Já a Nestlé trabalha com o ovo de páscoa Sollys, que possui 2,2 gramas de proteína de soja por porção de 25 gramas, e é rico em cálcio e fibras.

Ovo amigo do meio ambiente
Algumas empresas brasileiras já estão utilizando material reciclado nas embalagens dos ovos de páscoa. Um exemplo é a fabricante Top Cau. Na embalagem, a empresa usa o Butil oligo polipropileno (BOPP) 100% reciclável, no suporte do ovo (copinho plástico) usa polipropileno (PP) 100% reciclável e no papel alumínio utiliza Alumínio (Al) 100% reciclável.

Saiba onde encontrar
Os produtos da Chokolah você encontra em:
São Paulo: Casa Santa Luzia, Lojas Pão de Açúcar, Cerealista Helena, Empório Santa Maria e Saint Marché.
Rio de Janeiro: Rede Mundo Verde, Universo Orgânico e Sítio do Moinho.
Fábrica Chokolah: SAC (11) 4612-3841.
Site: www.chokolah.com.br

Os produtos de alfaborra são fabricados pela Carob House: SAC (41)3018-9067
Você encontra na Loja Via Verde, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, tel.(21) 2225-6574 ou em outras franquias.
Site: www.viaverdenaturais.com.br

A fábrica Olvebra desenvolve produtos para necessidades especiais como intolerantes a lactose e ao glúten (celíacos) e é pioneira na fabricação de produtos à base de soja. SAC: 0800 51 4155. Site: www.olvebra.com.br/ovosdepascoa

O ovo Sollys da Nestlé você encontra em supermercados de todo Brasil. SAC: 0800 770 2411 WWW.nestle.com.br

Para saber mais sobre as embalagens feitas de material reciclado da Top Cau, ligue para o SAC da empresa: (11) 2172-3500.

O Blog Cola Social ainda indica:
Ovo de Páscoa à base de cereais
Páscoa Sustentável
O lado pouco doce da Páscoa
Garoto com Ovo de Páscoa "sustentável"

terça-feira, 30 de março de 2010

CNI realiza seminário sobre ISO 26000 em São Paulo


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) irá realizar no dia 09 de abril, em São Paulo, o seminário “A nova norma ISO 26000 sobre responsabilidade social: impactos para o setor empresarial brasileiro”.

O evento que contará com a presença de Jorge Cajazeira, presidente mundial da ISO 26000, e de outros especialistas no tema, pretende apresentar o processo de formação da norma e as principais orientações e repercussões que ela trará em questões relacionadas ao comércio exterior.

Com o lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, a ISO 26000 será a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. O documento, que começou a ser desenvolvido em 2005, pretende traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.

A ISO 26000 tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não tem caráter de certificação e nem pretende entrar em conflito com os documentos, tratados e convenções internacionais já existentes. Entre os princípios já estabelecidos para a ISO 26000 estão: Responsabilidade; Transparência, Comportamento Ético; Consideração pelas partes interessadas (stakeholders); Legalidade; Normas Internacionais; Direitos Humanos.

Além dos princípios, os temas centrais do documento envolvem as áreas de Governança Organizacional, Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade.

O seminário acontece das 08h30 às 12h30, no escritório da CNI, em São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas até 07 de abril, pelo e-mail cores@cni.org.br.

Serviço

O quê: Seminário “A nova norma ISO 26000 sobre responsabilidade social: impactos para o setor empresarial brasileiro”
Quando: 09 de abril de 2010
Onde: Escritório da CNI
Endereço: Rua das Olímpiadas, 242, 10º andar – São Paulo/SP
Mais informações e inscrições pelo e-mail cores@cni.org.br.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Al Gore diz que Brasil tem papel importante no debate sobre o aquecimento global


Publicada em 28/03/2010 pelo R7 Notícias. Autor: Felipe Maia*.

Prêmio Nobel diz que país tem de aprender a lucrar com a preservação da Amazônia

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, disse nesta sexta-feira (26) que o Brasil tem uma "voz importante" nas negociações para um acordo que ajude o mundo a conter o aquecimento global, em razão de o país apresentar cartas como a preservação da Amazônia e o uso de biocombustíveis, que agridem menos o ambiente.

Gore fez, nesta sexta-feira, uma palestra no Fórum Internacional de Sustentabilidade, que acontece em Manaus.

O ambientalista elogiou a atuação do Brasil durante a fracassada Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Copenhague no ano passado.

Na ocasião, as nações tentaram chegar a um acordo sobre a redução de CO2 (gás carbônico), considerado o grande "vilão" da mudança climática, mas chegaram a uma mínima declaração de intenções.

No último dia da reunião, quando o fracasso já era evidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um elogiado discurso em que pediu que as nações fizessem concessões e negociassem.

Apesar disso, o político disse que o país ainda precisa entender melhor os benefícios e as vantagens, inclusive econômicas, de preservar a Amazônia e manter a floresta em pé.

- A Amazônia é um tesouro que pertence ao Brasil e pode garantir o futuro do país. Companhias de biotecnologia e cientistas estão começando a reconhecer o valor da floresta como arquivo de informações genéticas, de conhecimento. É algo construído em milhares de anos e que não pode ser feito pelo homem. Isso pode dar lucro e ser sustentável no longo prazo. Ao mesmo tempo, tem muito fazendeiro que mudou para a área e viu que a terra não é tão boa assim para a agricultura. É algo limitado.

O valor da biodiversidade

O ambientalista disse que o valor de uma floresta não pode ser calculado apenas pela soma dos custos das árvores.

- Fazer isso é como avaliar o preço do computador com base só no silício [material muito usado nos PCs], e não em sua capacidade ou em todo o conhecimento que ele pode gerar.

Ao mesmo tempo, se nada for feito para conter o processo, a região pode sofrer economicamente com isso, já que a mudança climática na Terra deve afetar diversas espécies de plantas e animais - a temperatura é um aspecto importante para os processos biológicos delas. Com isso, a Amazônia perderia biodiversidade, o que afeta diretamente o ecoturismo, por exemplo.

Apesar de dizer que a questão climática faz com que, "pela primeira vez", países pobres e ricos tentem trabalhar juntos para resolver o problema, Gore reconheceu que é difícil chegar a um acordo que atenda aos interesses de todos.

Longe e rápido

O próximo capítulo dessa batalha está marcado para o fim do ano, no México, quando os países vão sentar de novo à mesa para discutir medidas comuns para conter a mudança climática.

- Existe um ditado que diz que se você precisa ir rápido, precisa ir sozinho. E que se quer ir longe, melhor ir em grupo. O problema aqui é que nós precisamos ir longe e rápido.

O político, cuja atuação ambiental ganhou força com o filme Uma Verdade Inconveniente - criado por ele e vencedor do Oscar de melhor documentário de 2007 - disse apoiar mecanismos que façam com que os países pobres sejam recompensados financeiramente por combater o aquecimento global ou preservar as florestas. Essa é uma das grandes polêmicas entre países ricos e pobres.

*O jornalista viajou a convite da organização do evento.

sexta-feira, 26 de março de 2010

O que fazer no escurinho?


Você deve estar pensando que entrou no blog errado... Engano seu. Você está no lugar certo! Reproduzimos abaixo sugestões bem bacanas de como passar o tempo no escurinho... tudo isso porque amanhã, dia 27 de março, das 20h30 às 21h30, é a HORA DO PLANETA. Hora de desligar as luzes para demostrar que queremos um mundo melhor.

As dicas que você lerá a seguir foram publicadas pelo site feminino, Bolsa de Mulher. Use a criatividade e invente você também mais coisas para fazer no escurinho...

Desligue todas as luzes e experimente:

Investir numa lingerie daquelas e inventar um jantar à luz de velas, romântico, com o seu benzinho.
Não tem benzinho? Reunião com as amigas também vale – e muito! - cada centavo investido. Na vela.

Brincar de cabra-cega com o seu filhote no play – sim, crianças da vizinhança são bem-vindas!

Sentar na varanda, fechar os olhos e sentir a brisa da noite.

Meditar. Inspire. Expire. Preste atenção na própria respiração. Sinta o coração batendo.

Tomar um banho de banheira, velas aromáticas nos quatro cantos, essência de alfazema, relaxar.

Piscina ao luar. Banho de chuva.

Fazer uma fogueira na praia, juntar amigos violeiros, cantar. Quintal também vale.

Amar.

Com quem, como e onde, a gente deixa com você.

Leia mais

A Hora do Planeta
Amanhã: o mundo desliga suas luzes na Hora do Planeta

Apague a luz. Se ligue nessa ideia.

Amanhã: o mundo desliga suas luzes na Hora do Planeta


Imagine Paris sem a iluminação da Torre Eiffel e o Portão de Brandenburgo, em Berlim, totalmente no escuro. Ainda pense na esfinge e as pirâmides do Cairo; a Fontana di Trevi, em Roma; a ponte Golden Gate em São Francisco; a Catedral de Lima; a estátua de Alexandre O Grande, na Grécia; a Cidade Proibida, em Beijing; o Forte Vermelho, na Índia e o segundo maior prédio do mundo, Taipei 101, em Taiwan, todos apagados.

Pois no dia 27 de março, AMANHÃ, é isso que vai acontecer: o cenário das cidades ao redor do mundo será bem diferente do que o usual. Das 20h30 às 21h30, 2.383 cidades em 117 países participarão da Hora do Planeta 2010 e irão desligar as luzes de seus monumentos mais conhecidos e maiores construções para mostrar a preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental. No total, serão 812 ícones sem luz.

As três cidades situadas mais ao norte no globo, Murmank (Russia), Hammerfest (Noruega) e NuuK (Groelândia), e as três mais ao sul, Hobart (Austrália), Ushuaia (Argentina) e Queenstown, na Nova Zelândia, também estão engajadas na Hora do Planeta 2010 e levarão o movimento literalmente de norte a sul da Terra. E vai ser inclusive na Nova Zelândia que o movimento global irá começar. Pelo fuso horário, as Ilhas Chatham serão o primeiro local a apagar suas luzes.

No Brasil, até o momento, 145 monumentos e locais públicos serão apagados. A falta de iluminação no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; na Ponte Estaiada, em São Paulo; no Palácio de Cristal, em Curitiba; no Palácio Dante Martins de Oliveira, em Cuiabá; no Palácio Rio Branco, em Rio Branco; no Arco da Praça Portugal, em Fortaleza; passarão aos brasileiros o recado da necessidade de conter o desmatamento e proteger os ecossistemas terrestres e aquáticos e a biodiversidade do nosso país.

A cinco dias da noite do evento, a Hora do Planeta no Brasil, que é liderada pelo WWF-Brasil, tem o apoio de 42 cidades - das quais 11 são capitais e representam todas as regiões -, de dois governos estaduais - Acre e Minas Gerais -, de 1.328 empresas e 226 organizações, além dos patrocinadores Coca-Cola Brasil, TIM, Walmart e HSBC. A construtora Rossi também está financiando a iniciativa.

Realizada pela primeira vez em 2007, em Sidney, na Austrália, a Hora do Planeta 2010 superou todos os recordes de adesões dos anos anteriores e tem se espalhado ainda mais pelo mundo. 33 países, entre eles o Nepal, Mongólia, Arábia Saudita, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Marrocos, participam pela primeira vez e levam a mensagem de preservação do planeta a novas regiões.


Participe você também. Cadastre-se e saiba como aderir e divulgar a Hora do Planeta 2010:
Site oficial e cadastro: www.horadoplaneta.org.br
Kit de mobilização: www.horadoplaneta.org.br/divulgue.php

Fonte: Site WWF

quinta-feira, 25 de março de 2010

Dica da Semana - Hábitos Sustentáveis


Publicada em 22/03/2010 pelo Envolverde/Plurare. Por Ronaldo Callmann*

No mês em que celebramos a importância da água para planeta, é importante lembrarmos como podemos praticar e promover o uso deste recurso natural tão necessário para a nossa sobrevivência. Em questão de atitude e, principalmente, conscientização de que pequenas mudanças podem gerar grandes economias. Segundo levantamento do International Water Management Institute (em português, Instituto Internacional de Gestão de Água), o futuro sem água já não está mais tão distante quanto pensávamos. O estudo revela que, se o desperdício continuar da maneira como está, 1.8 bilhão de pessoas ficará sem uma gota de água até 20251. Para mudar esta realidade cada vez mais próxima, é preciso agir agora.

Você já parou para pensar o quanto gasta de água na sua casa por dia? Você pensa em como pode reduzir este consumo? Muitas pessoas não fazem ideia do uso abusivo que fazem da água em hábitos rotineiros, como escovar os dentes, tomar banho, lavar calçadas, jardins, carros... As capitais brasileiras, onde está o maior índice de consumo de água no país, são responsáveis por utilizar 150 litros/habitante ao dia2, o que excede em 36% a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas), de 110 litros por dia.

Um dos pontos que gostaria de destacar é o costume brasileiro ao lavar sua casa, que me chama a atenção pelo fato de ser facilmente evitável. Para se ter uma ideia do tamanho do desperdício, uma mangueira comum de uso residencial, com três quartos de polegada, gasta 600 litros de água a cada trinta minutos, o equivalente a mais de quatro vezes o que uma pessoa deveria consumir por dia.

Soluções alternativas e econômicas podem ser mais simples do que se imagina. No caso da lavagem de calçadas e garagens, por exemplo, os fatores mais alegados para a utilização da mangueira são o cansaço causado pelo trabalho com a vassoura, e o tempo gasto na atividade. Mas para reduzir tempo e esforço a tecnologia já oferece benefícios nas mais diversas áreas e, inclusive, pode auxiliar em atividades domésticas.

Exemplo disso são os sopradores de folhas disponíveis no mercado, capazes de reduzir o tempo gasto com os cuidados no lar, além de substituir a água neste processo. Trata-se de um equipamento de alta potência e fácil manuseio que une inovação tecnológica e respeito ao meio ambiente, sendo ideal para limpeza profissional e residencial, em gramados ou asfalto. Por seu caráter multifuncional, pode ser aplicado para limpar folhas, poeira e objetos em geral em ambientes abertos.

Além da preservação ambiental, a redução de consumo de água culmina também em diminuição dos gastos gerais da sociedade e em economia financeira para cidadão. Aproveite esta data para refletir sobre maneiras úteis de aproveitar com consciência os recursos naturais de nosso país, que possui a maior reserva hídrica do mundo. E não se esqueça de calcular quanto suas novas atitudes podem contribuir para o bem estar das próximas gerações e, claro, também para suas contas domésticas. Faça o bem para o planeta e também para sua família.

*Ronaldo Callmann é gerente de Marketing e Produto para a América Latina da Husqvarna, multinacional com mais de 320 anos e uma das líderes mundiais no desenvolvimento de produtos para o manejo de parques, florestas e jardins.

1 O estudo foi realizado em 2000 e pode ser encontrado no site http://www.iwmi.cgiar.org/
2 Pesquisa realizada em 2007 pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pode ser encontrado no site http://www.socioambiental.org/

quarta-feira, 24 de março de 2010

Comissão do Senado aprova IPI zero para empresas recicladoras


Publicada em 23/03/2010 pelo Informe Novidades Legislativas da CNI*.

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou hoje o PLS 510/2009, da senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), que reduz a zero a alíquota do IPI sobre os resíduos recicláveis e, ainda, sobre os bens elaborados por empresas recicladoras quando esse tipo de insumo representar pelo menos 70% do custo total das matérias-primas empregadas no processo produtivo. As empresas recicladoras são as que tenham como fonte principal de receita a reciclagem de resíduos.

O senador Renato Casagrande (PSB/ES), relator da matéria, menciona em seu parecer os benefícios do projeto para o meio ambiente e o impacto negativo da pesada carga tributária incidente sobre o setor de reciclagem. Além disso, ressalta que o governo, por meio da Medida Provisória 476/2009, busca corrigir a situação ao conceder crédito presumido de IPI na aquisição de resíduos sólidos, mas aponta o equívoco contido na MP de restringir o benefício apenas quando os resíduos forem adquiridos de cooperativas de catadores. Esse ponto, na avaliação do senador, seria corrigido pelo projeto.

O projeto ainda será apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

*NOVIDADES LEGISLATIVAS | Publicação Semanal da Confederação Nacional da Indústria - Unidade de Assuntos Legislativos - CNI/COAL.

terça-feira, 23 de março de 2010

Sacolas plásticas com os dias contados


Publicada pela Revista Ideia Socioambiental.

Carrefour anuncia plano para eliminar o uso desse material até 2014

O Grupo Carrefour Brasil anunciou no Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, a eliminação do uso das sacolas plásticas tradicionais na sua unidade de Piracicaba (SP). Inédita no varejo brasileiro, a decisão é o primeiro passo de um projeto que será estendido gradualmente a todas as lojas Carrefour nos próximos quatro anos.

A iniciativa conta com importantes apoios das esferas governamentais e do terceiro setor, como do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e do presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar.

“A eliminação das sacolas plásticas tradicionais é uma ação decisiva do Carrefour na defesa e preservação do meio ambiente, em uma questão diretamente ligada ao nosso negócio. Recebemos todos os dias mais de um milhão de clientes em nossas lojas e entendemos que este é um importante canal para conscientizar e influenciar o comportamento do consumidor, estimulando seu engajamento no processo”, afirma o Diretor-Superintendente do Grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo.

Já o Diretor de Sustentabilidade do Grupo, Paulo Pianez, entende que o momento é oportuno para essa iniciativa. O consumidor brasileiro está se conscientizando cada vez mais sobre os danos causados pelas sacolas plásticas tradicionais ao meio ambiente. Para o executivo, “já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir as sacolinhas, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança.”

Para estimular os clientes, a loja de Piracicaba distribuirá gratuitamente sacolas retornáveis até 31 de março, além de oferecer várias opções sustentáveis de embalagens para compra.

A ação também é um desdobramento da participação da rede na campanha “Saco é um Saco”, lançada no último ano pelo Governo Federal. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atesta a importância da decisão da rede: “Há campanhas que pegam e outras, não. O mais difícil é reciclar idéias. Quando uma campanha dá certo, é porque as pessoas entenderam com clareza a mensagem, a necessidade e a urgência de agir. Não dá para observar as consequências do consumo desenfreado, da perda da biodiversidade, das enchentes e fingir que nada está acontecendo e que não temos culpa no cartório. Saco é um saco mesmo - é o que a natureza está gritando. A empresa que apoia essa campanha está contribuindo para um planeta melhor, e uma simples atitude pode ajudar o mundo”, ressalta o ministro Carlos Minc.

Para que se tenha uma idéia do que representa a distribuição de sacos plásticos, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que o Brasil consome a cada ano cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais. Em outras palavras, cada brasileiro utiliza em torno de 66 unidades por mês, sendo que esta embalagem demora cerca de 400 anos para se decompor, provocando danos irreparáveis ao meio ambiente seja nos aterros sanitários, nos rios ou no mar.

Já o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ressalta a importância do lançamento para a comunidade local. "Para nós foi uma grande satisfação a escolha de Piracicaba, pelo Carrefour, para o início de seu programa com objetivo de tirar as sacolas plásticas de circulação. A natureza e a cidade agradecem", diz o prefeito.

A ação da rede também é comemorada pelo Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar, parceiro do Carrefour na iniciativa. "O Instituto Akatu apoia e incentiva projetos como este. Somente com a cooperação entre a sociedade e a iniciativa privada poderemos tornar sustentável nossa existência. Quanto mais ações semelhantes, melhor para todos nós", afirma Mattar.

A ação faz parte de um plano mundial do Carrefour da eliminação da utilização de sacolas plásticas tradicionais nas lojas da rede - entre os países do Grupo que já aboliram o uso do material estão a França, China e Polônia.

Opções de embalagens sustentáveis

Para a comodidade e conveniência do consumidor, além de oferecer gratuitamente as sacolas retornáveis por um período de 15 dias em Piracicaba, o Carrefour também desenvolveu uma série de opções sustentáveis de embalagens para o consumidor. O Grupo oferecerá no Brasil, dentro dos conceitos de consumo consciente, um ciclo completo de conveniência aos consumidores, que abrange desde como embalar sua compra até acondicionar seu lixo doméstico de forma correta.

O cliente terá à disposição caixas de papelão gratuitas para poder acondicionar suas compras. Outra possibilidade serão as sacolas retornáveis oferecidas por preços entre R$1,90 a R$15,00. Uma das opções, vendida a R$2,90, tem capacidade para 35 quilos – o mesmo que cinco sacolas plásticas.

Uma outra grande novidade é que a rede também desenvolveu, em parceria com a BASF, uma sacola 100% biodegradável, produzida com base em uma resina especial derivada do milho: Trata-se do Ecovio®, que contém ácido polilático (PLA), conta com matéria-prima renovável e é biodegradável em até 180 dias.

Este é o período máximo assegurado apenas para descarte em centrais de compostagem, sendo que o tempo de biodegradação depende das condições da disposição final. O produto gera húmus sem a presença de metais pesados ou substâncias nocivas ao meio ambiente. “Microorganismos fazem a digestão da sacolinha plástica feita de Ecovio®. Tais sacolas, biodegradáveis, representam uma excelente solução para armazenar o lixo orgânico gerado nas nossas residências, que hoje corresponde a aproximadamente 60% do volume total de resíduos produzidos por uma família”, explica Letícia Mendonça, gerente de especialidades plásticas da BASF.

Toda a renda decorrente da a venda dessa sacola 100% biodegradável em Piracicaba será revertida para o “Lar dos Velhinhos”, uma entidade assistencial da cidade. Por isso, ganharam o nome de “Ecosolidária”.

Para os consumidores que se acostumaram a colocar seu lixo doméstico nas sacolas plásticas tradicionais, a empresa também desenvolveu uma opção de saco de lixo, produzida com plástico reciclado e será vendida nas lojas Carrefour. A rede também vem realizando fóruns e palestras para orientar os clientes sobre como realizar o consumo consciente.

O uso das sacolas plásticas tradicionais será igualmente eliminado em todas as áreas internas da loja de Piracicaba, como nas seções de frutas, verduras, açougue e peixaria. Para os clientes acondicionarem suas compras serão oferecidos gratuitamente saquinhos de material biodegradável, especialmente desenvolvidos pela rede. O lixo da loja passará a ser jogado em sacos plásticos reciclados de garrafas PET.

Carrefour e Você por um Mundo Melhor

A loja de Piracicaba é também marco de uma série de ações sustentáveis lançadas pelo Carrefour em março de 2009, com a campanha “Carrefour e Você por um Mundo Melhor”, que tem como objetivo utilizar a estrutura de lojas da rede, o seu contato diário com seus clientes, seus fornecedores e outros públicos com que o Carrefour se relaciona para compartilhar experiências, difundir conceitos e promover maior conscientização sobre a Sustentabilidade, com ações nas esferas Social, Ambiental ou Econômica.

Em apenas um ano de projeto, a rede atingiu resultados como a redução do uso de sacolas plásticas em 27% e a venda de mais de cinco mil sacolas retornáveis no período. O Carrefour também ampliou a economia de recursos naturais utilizados na loja, como a diminuição de 45% no consumo de energia no parque de iluminação e de 6% no consumo de água, com medidas de economia e reuso.

Além disso, mais de 40 toneladas de lixo orgânico foram coletados na unidade de Piracicaba, as quais foram processadas em adubo por meio do sistema de compostagem. A destinação do lixo é também um ponto importante nas atividades diárias da rede. Foi instalada uma estação de coleta seletiva, assim como caixas para descarte de embalagens - as “Ecocaixas”. Nelas, o cliente pode deixar caixas, plásticos, isopor que não vai mais precisar e não quer levar para casa. A renda obtida com a venda do material reciclável é revertida à cooperativa “Recicladores Solidários”, de Piracicaba.

Outra iniciativa foi a instalação de um novo forno na padaria, movido a bagaço de cana (forno a briquete), que oferece economia de tempo e energia para assar pães, bolos, panetones, entre outros itens. Esse sistema também confere um sabor especial aos produtos.

A mais recente ação adotada pela loja, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) é a arrecadação de óleo de cozinha usado. A unidade disponibiliza um coletor especial para receber o óleo dos clientes, o qual é destinado, juntamente com o que é utilizado pela própria loja, para uma empresa especializada em transformar o produto em biodiesel, que substitui e reduz o consumo de recursos naturais, além de eliminar um importante foco de poluição das águas.

Sobre o Carrefour - Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 18 estados brasileiros, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas www.carrefour.com.br. O grupo conta com 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 34 países.

Mais informações:

A4 Comunicação - Tel: (11) 3897.4122

Neila Carvalho: neilacarvalho@a4com.com.br
Renato Nassar: renatonassar@a4com.com.br
Juliana Machado: julianamachado@a4com.com.br

Conheça outras ações e projetos de sustentabilidade realizados por empresas na seção Banco de Práticas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água


Publicada em 22/03/2010 pela EPTV.Com. Fonte: Envolverde/ Terra da Gente.

Data serve para refletir sobre a tênue manutenção deste recurso

Criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, serve também para refletir sobre a importância deste recurso hídrico, essencial à sobrevivência da fauna e flora do planeta. Apesar disso, não é difícil ver as pessoas, em cenas cotidianas, lavando calçadas e carros com água tratada, deixando as torneiras pingando à exaustão, e o que é pior: sem pensar na preciosidade que desperdiçam ralo abaixo.

Mas é preciso saber: a água de boa qualidade para consumo humano está cada vez mais escassa e já é motivo de grande preocupação em vários cantos do mundo, pois a capacidade de recarga das reservas hídricas são complexas e demoradas. E com um agravante: de toda a água existente no planeta, menos de 3% correspondem as doces. Se for considerado apenas o volume disponível para consumo em rios e lagos, este número não chega a 0,2% (já que a maior parte da água doce concentra-se nas calotas polares e geleiras, ou em subsolos profundos).

Embora o Brasil seja um país privilegiado em termos hidrográficos – tem a bacia Amazônica e o aquífero Guarani, além de rios que formam uma das maiores redes fluviais perenes da Terra –, ainda assim há alguns entraves a serem considerados.

A distribuição de água é bastante irregular (cerca de 70% da água doce do País fica na região amazônica, longe dos centros urbanos), sem falar na qualidade (geralmente comprometida pela poluição ambiental e pelo desmatamento (uma vez que a destruição das matas ciliares submete os rios à erosão e ao assoreamento, colocando em risco nascentes e outras unidades hídricas). Apesar disso, 11,6% da água doce disponível no mundo estão aqui.

Para entender como funciona o uso das águas no mundo, hoje a maior parte do consumo cabe à agricultura (67%), seguido pelo uso industrial (23%) e residencial (10%). Neste último caso, vale a ressalva: os chuveiros são responsáveis por 46% do consumo de água, seguido da cozinha e do vaso sanitário (14%). Como um bem renovável mas finito, o consumo consciente pode ser a única arma humana para a preservação deste recurso.

E, no dia a dia, as ações que podem contribuir para o uso racional da água são relativamente simples. Para começar, os banhos podem (e devem) ter seu tempo reduzidos. Em 10 minutos gasta-se o equivalente a 70 litros de água. Se ele for 15 minutos, esse número sobe para a média assustadora de 105 litros.

Outra constatação: lavar a louça com a torneira aberta equivale a um gasto de 112 litros de água. A saída aqui é encher a cuba da pia de água, limpar os resíduos de comida dos utensílios com esponja e sabão e só então faça o enxague com água limpa.

Embora a atitude pareça ínfima, a soma de várias pequenas ações como esta é que farão a diferença no final. Não há quem não guarde na memória do corpo e do paladar o mergulho numa cachoeira límpida ou um gole de água fresca depois de horas sob um Sol escaldante. Como já bem cantou Milton Nascimento: “Água de beber/ Bica no quintal/ Sede de viver tudo...”

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dica da Semana - Curso sobre Sustentabilidade nos negócios


A Consultoria Finanças Sustentáveis irá promover no dia 13 de abril, em São Paulo, o curso "Sustentabilidade: conceitos e aplicação nos negócios".

O curso irá focar nas práticas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de negócios com responsabilidade socioambiental, qualificando os participantes a adquirir referências que contribuam para a inserção da agenda da sustentabilidade nas empresas.

Os principais tópicos debatidos durante o curso serão:
- Linha do tempo da sustentabilidade
- Pegada ecológica
- Ciclo de vida dos produtos
- Consumo consciente
- Sustentabilidade nos negócios (dimensões econômica, social e ambiental – Tripple Bottom Line)
- Diferenciação entre sustentabilidade nos negócios e investimento social privado
- Eco-eficiência
- Marketing "verde" e greenwashing
- A importância do diálogo das empresas com os públicos de interesse
- Melhores padrões de sustentabilidade:
Global Reporting Initiative - GRI Pacto Global Princípios do Equador
Carbon Disclosure Project - CDP Pacto Ethos ISO 14000
Forest Stewardship Council - FSC OHSAS 18001 ISO 26000
- Desafios trazidos pela crise climática
- Casos práticos de sustentabilidade na estratégia de negócios, em produtos e em compras

Diferenciais do curso:
- Uso de filmes específicos, dinâmicas de grupo e discussão de casos práticos
- Material didático com vários casos de negócios sustentáveis
- Participantes receberão dois livros sobre sustentabilidade nos negócios

Instrutores:
Victorio Mattarozzi e Cássio Trunkl

Investimento:
R$ 500,00, inclui certificado, material didático e alimentação

As inscrições podem ser feitas no site
www.financassustentaveis.com.br/imgs/fichadeinscricao.xls

Local do Curso:
Hotel Tryp Itaim - Sol Meliá
R. Manuel Guedes, 320 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cursos@financassustentaveis.com.br, pelos telefone (11) 3586-0859 / 3582-0915 ou no site www.financassustentaveis.com.br.

quinta-feira, 18 de março de 2010

SP sedia o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios realizará entre os dias 23 e 25 de março de 2010, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, que trará o tema “Ética nos Negócios: A base da atuação responsável e o passaporte para a Sustentabilidade”.

O evento, inédito no país, contará com palestrantes especialistas e abordará questões como responsabilidade social empresarial, ética, meio ambiente, sustentabilidade, comunicação e transparência corporativa.

Entre os palestrantes estão André Franco Montoro Filho, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO); Jorge Cajazeira, executivo de Sustentabilidade da Suzano e Presidente do Comitê Mundial da ISO 26000; Pascal Borel, presidente da certificação ETHICS – Ethical Integrity Corporate Standard (Suíça); Vitor Seravalli, presidente do Comitê Brasileiro do Global Compact da ONU; entre outros profissionais conceituados.
Atividades Complementares

Além do destaque aos principais temas que envolvem a questão da ética nos negócios, o congresso contará com quatro atividades complementares.

No primeiro dia do congresso, serão apresentados os resultados da 3ª Pesquisa Código de Ética Corporativo, tendo como base de estudo as 500 maiores empresas em atuação no País, e tem como principal objetivo incentivar o maior número de executivos e empresários em adotar e divulgar o Código de Ética, principal instrumento da gestão responsável e da governança corporativa contribuindo, inclusive, para a conquista da Sustentabilidade. A edição 2010 deste inédito estudo será publicada na Revista Ética nos Negócios.

Na ocasião também será relançado o Programa Responsabilidade Ética Empresarial. O Programa REE Brasil não tem a mínima pretensão de se tornar uma norma de gestão ou um padrão de qualidade, mas, sim, que os instrumentos nele sugeridos possam contribuir para a melhoria da qualidade da Atuação Responsável Empresarial - que tem na Ética, na Responsabilidade Social e Ambiental o seu alicerce - especialmente das micro, pequenas e médias empresas, inclusive aquelas que integram a cadeia produtiva das grandes corporações e, desta forma, o Programa REE Brasil possa ser um grande aliado na formação da imagem e da reputação das empresas participantes.

O congresso também o local escolhido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios para o lançamento do Prêmio Ética nos Negócios, que a cada ano homenageará uma personalidade com grande legado no meio empresarial. Nesta edição de lançamento o homenageado será o engenheiro João Augusto Conrado de Amaral Gurgel. Os prêmios serão entregues às empresas com excelência na atuação responsável em seis categorias: Ética, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Comunicação e Transparência, Voluntariado Empresarial e Sustentabilidade.

Encerrando o 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, em 25 de março, o evento também será palco do lançamento oficial do movimento batizado de Étitude: Tenha uma Atitude Ética!, que visa conscientizar toda a sociedade brasileira sobre os benefícios sustentáveis das atitudes éticas.


Sobre o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, com sede em Campinas (SP), foi fundado em 2003, como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sendo qualificado, no mesmo ano, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça. Seu objetivo principal é fomentar a ética tanto no meio empresarial quanto junto às crianças, adolescentes e universitários. É desta forma, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e com a formação de adultos cidadãos e líderes eticamente responsáveis que a instituição potencializa a perspectiva de um futuro mais ético e assim, naturalmente sustentável.

Serviço

O quê: 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios
Quando: 23 a 25 de março de 2010
Onde: Espaço Wynn (complexo World Trade Center)
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551, 2° andar, Business Tower – Brooklin Novo – São Paulo/SP
Para mais informações e inscrições, acesse www.eticanosnegocios.org.br ou www.congressoeticanosnegocios.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa do Evento.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Fundo Brasil de Direitos Humanos apoia projetos sobre o tema


Com o objetivo de promover os direitos humanos no Brasil e sensibilizar a sociedade brasileira para esta causa, o Fundo Brasil de Direitos Humanos disponibiliza recursos para projetos de organizações da sociedade civil e de indivíduos em todo país, buscando acolher a diversidade regional e beneficiar preferencialmente aqueles com menor acesso às fontes tradicionais de financiamento.

As inscrições vão até 23 de março de 2010 e podem concorrer projetos que custem no mínimo, R$ 10.000,00 e, no máximo, R$ 25.000,00 e tenham por objetivo combater a violência institucional e a discriminação. Entende-se por violência institucional qualquer forma de violação a direitos humanos promovida por instituições oficiais, suas delegações ou empresas.

Cada organização poderá apresentar apenas um projeto. O resultado do processo de seleção será informado pelo site a partir de 2 de julho de 2010.

Mais informações: O formulário de inscrição e demais informações referentes ao processo de seleção estão disponíveis no site www.fundodireitoshumanos.org.br.

Fonte: Instituto Ethos

terça-feira, 16 de março de 2010

BITC lança prêmio para empresas comprometidas com as Metas do Milênio


A organização britânica Business in the Community (BITC) abriu inscrições para o Coffey International Award, um prêmio internacional criado para identificar e reconhecer programas de empresas que tenham contribuído para o cumprimento de um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para serem cumpridos até 2015.

Criados como forma de enfrentar os principais desafios socioambientais da atualidade, bem como para superar a distribuição profundamente desigual dos benefícios e dos custos da globalização, os ODM são os seguintes:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir a universalização do ensino fundamental
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Promover uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Por meio de suas estratégias e programas, o meio empresarial tem ajudado a tratar as causas e as consequencias desses desafios, contribuindo para os avanços que vêm ocorrendo em várias partes do mundo. Se sua empresa pode comprovar que contribuiu para o cumprimento de um ou mais dos ODM, inscreva-se para o prêmio.

Informações e inscrições: Para inscrever-se ou obter mais informações, acesse o site do Coffey International Award. As inscrições vão até 19 de março de 2010.

Fonte: Instituto Ethos

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cuiabá sediará a terceira edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental


Entre os dias 18 e 20 de março, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, acontece a terceira edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental.

O congresso pretende aquecer o debate sobre o meio ambiente, discutindo questões que envolvem as grandes obras de infra-estrutura no Brasil e na América Latina, a qualificação profissional na construção de pautas sobre a temática ambiental, apuração de informações e produção de conteúdos jornalísticos.

Espera-se também fortalecer o diálogo entre imprensa, empresas, governos, ONGs e movimentos sociais frente a questões ambientais e estimular estudantes e profissionais de Comunicação, em particular de Jornalismo, para a pesquisa e produção acadêmica na área ambiental.

O congresso é direcionado a jornalistas, estudantes e afins. A expectativa é reunir profissionais de diferentes regiões do país e da América Latina, que atuam na grande imprensa, assessorias, imprensa especializada, a imprensa alternativa, do terceiro setor, produtores independentes e academia.

O evento é uma realização do NEM – Núcleo de Ecomunicadores dos Matos e da RBJA – Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

Para inscrever-se no congresso e saber mais informações, acesse o site: www.cbja2009.org.br.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Abertas inscrições para prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro


Publicada em 10/03/2010 pela Folha de S.Paulo. Autora: Patrícia Trudes da Veiga

Estão abertas as inscrições para os prêmios Empreendedor Social 2010 e Empreendedor Social de Futuro 2010. Os concursos têm como objetivo identificar e promover líderes sociais de todo o país que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde.

Promovido anualmente pela Fundação Schwab em 14 países e em mais seis regiões, o concurso, em sua edição brasileira, teve recorde mundial de inscritos nos últimos cinco anos. Nesse período, contabilizou 1.244 inscrições, mas apenas 37 empreendedores chegaram à final. No ano passado, foram 251 candidatos e dez finalistas.

Além de visibilidade na mídia, todos os finalistas terão seus perfis publicados pela Folha e pela Folha Online, acesso gratuito a um programa de formação de empreendedores sociais da Artemísia e a um pacote de serviços de infra-estrutura do The Hub.

O Empreendedor Social 2010 fará parte da rede mundial da Fundação Schwab. Entre os benefícios que receberá, destacam-se serviços de consultoria internacional gratuitos e bolsas de estudo para cursos de ensino executivo em instituições de primeira linha, como Harvard Business School, Insead e Universidade de Stanford.

O vencedor também será convidado a participar da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2011. Dependendo do perfil, poderá ainda fazer parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça; da comunidade global de empreendedores sociais no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial; e da organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.

E receberá, gratuitamente, quatro sessões de "coaching" (aconselhamento em gestão estratégica) da consultoria sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social.

O Empreendedor Social de Futuro 2010 receberá, gratuitamente, a partir de 2011, uma consultoria de gestão por dez dias da sitawi (organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social) e uma bolsa de estudos integral para o curso de pós-graduação "Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor", da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Os prêmios têm apoio estratégico da sitawi. Outros apoiadores são a Artemisia Modelo de Negócios Sociais, a Ashoka Empreendedores Sociais, o Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), a Folha Online, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, a P&B Comunicação, a Sator, o The Hub Brasil e o UOL.

Inscrições: somente pela internet, até 15/5, em www.folha.com.br/empreendedorsocial, onde também está o regulamento dos concursos.

Informações: empreendedorsocial@grupofolha.com.br

Twitter: http://twitter.com/premioempsocial

quinta-feira, 11 de março de 2010

Inscrições gratuitas até 14 de março para o Fórum Urbano Mundial 5

A agência ONU-Habitat e o governo brasileiro, por meio do Ministério das Cidades, promovem no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de março de 2010, o Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5), principal evento de urbanismo do mundo, que se realiza pela primeira vez na América Latina.

O Fórum Urbano Mundial foi estabelecido em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas para analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. É atualmente o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.

O tema central do FUM5 será "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". As discussões sobre esse tema serão divididas em seis eixos:

• Levando Adiante o Direito à Cidade;
• Unindo o Urbano Dividido;
• Acesso Igualitário à Moradia;
• Diversidade Cultural nas Cidades;
• Governança e Participação; e
• Urbanização Sustentável e Inclusiva.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 14 de março.

Serviço

O quê: Fórum Urbano Mundial 5;
Quando: De 22 a 26 de março de 2010;
Local: Zona Portuária, Armazéns 2 a 6 e Anexos – Rio de Janeiro (RJ);
Informações e inscrições: Para inscrever-se ou obter mais informações, acesse o site http://wuf5.cidades.gov.br.
As inscrições são gratuitas e se encerram em 14 de março de 2010.

Fonte: Instituto Ethos

quarta-feira, 10 de março de 2010

Dossiê inédito traz evolução histórica, análise e principais tendências para o consumo consciente no Brasil


Publicada em 08/03/2010 pela
Revista Ideia Socioambiental. Autora: Cristina Tavelin.

"Não há dúvidas, entre especialistas, de que o consumo consciente é crucial para o avanço do conceito da sustentabilidade. E nesta segunda (08/03), teve início mais um capítulo da discussão do tema no Brasil com o lançamento do dossiê inédito Tendências Para o Consciente. O documento produzido por Ideia Sustentável, Unomarketing e Mob Consult, traz o mapeamento e análise dos achados inéditos do Monitor de Responsabilidade Social Corporativa (MRSC) 2010, da Market Analisys, e foi apresentado em evento realizado no Centro de Convenções Rebouças. “Acredito que a pesquisa MRSC é a mais séria e completa sobre o assunto realizada até hoje", ressalta Ricardo Voltolini, diretor da consutoria Ideia Sustentável.

A discussão teve início com Luiz Bouabci, da Mob Consult, falando sobre os desafios da produção do dossiê e fazendo uma análise das raízes históricas da sociedade de consumo. A instituição do valor da moeda na sociedade, a revolução industrial e os avanços científicos que a transformaram foram temas debatidos na exposição de Bouabci. Por gerações, a ideia do egoísmo coletivo foi entendida como fator crucial para o desenvolvimento da economia e, atualmente, o consumo representa uma ferramenta para elevar a auto-estima dos indivíduos. Desse modo, a realização pessoal passa pela aquisição de bens. “Do ponto de vista do consumidor, um olhar histórico torna possível a identificação e análise da formação dos modelos de consumo e da evolução pela qual passaram. Possibilita enxergar caminhos para o futuro”, ressaltou Bouabci.

E na medida que a sociedade de consumo parece perder o sentido, uma consciência maior em relação aos limites do planeta tem sido desenvolvida. Ferramentas de “desmanipulação” como o Good Guide (confira artigo de Ricardo Voltolini) e redes virtuais estimulam indivíduos a saírem do lugar comum e refletirem sobre o modo como consumimos.

“Devemos envolver cada vez mais pessoas em torno desse tema, pois essas informações são muito importantes para o nosso dia a dia e o consumo consciente é de grande relevância para todas as áreas. Quanto mais conscientes nos tornamos, menos consumistas seremos”, avalia Regina Miranda, fundadora do portal Agenda Sustentável.

Na sequência do evento, Fabián Echegaray, da Market Analysis, revelou os principais dados e conclusões do Monitor de Responsabilidade Social 2010, mostrando a realidade do consumo consciente no Brasil atualmente. De acordo com o estudo, 21% dos brasileiros estão informados sobre as condutas socioambientais de empresas e 9% se preocupam com o comportamento sustentável dos fabricantes. Porém, segundo uma das conclusões do MRSC, intenções nem sempre predizem ações. Os consumidores podem manifestar a intenção de consumir de forma mais consciente em pesquisas, mas muitas vezes essa verbalização não condiz com atitudes reais.

Segundo Echegaray, o consumo consciente passa por cinco fases iniciais - deslumbramento em relação ao assunto, cobertura midiática intensiva, avaliação de prós e contras, conscientização gradual dos custos e consequências pessoais e consolidação de opiniões - para, então, seguir ciclos de altos e baixos. O Brasil está na segunda fase. “A mobilização ainda vai passar muito educação e pela criação de oportunidades para o consumidor fazer escolhas mais responsáveis e informadas”, avalia o diretor da Market Analysis.

Para concluir o evento, Ricardo Voltolini traçou um panorama das principais tendências do tema no Brasil com base nos dados do Monitor de Sustentabilidade 2010. Em relação ao consumo consciente, 15% dos consumidores estão recompensando empresas; 10% pensaram, mas não praticaram; 8% já retaliaram as companhias; e 7% já premiaram e puniram empresas com base em sua conduta socioambiental. Porém, o índice desinformação continua muito alto: oito em cada dez indivíduos não compreendem o conceito e as informações confusas e complexas dos rótulos contribuem para esse cenário de desinformação. “Quase todas as pesquisas dizem que o brasileiro não lê os rótulos dos produtos. Mas do jeito que a informação é exposta hoje em dia, seria necessário um PHd em química para nos dizer o que significam aquelas substâncias, como também não se sabe com clareza o que é um produto verde”, avalia o consultor.

Para Voltolini, pode-se analisar esse cenário com um olhar de oportunidade ou um olhar de risco. O alto índice de desinformação pode ser entendido como um indicador do cenário pessimista para a expansão do conceito, mas proporção de dois entre dez indivíduos que compreendem o tema é significativa se considerarmos seu agendamento publico recente.

“A grande virada acontecerá quando as classes C e D começarem a discutir esse assunto. Por enquanto, são dois consumidores entre dez que consideram as questões socioambientais na compra, mas quem garante que daqui alguns anos serão oito entre dez? As empresas que saírem na frente conseguirão se posicionar, mesmo que não seja por respeito ao planeta, mas por uma questão de inteligência de marketing”, avalia o consultor.

Para Newton Figueiredo, presidente da Sustentax, o dossiê mostrou que o consumidor brasileiro está desinformado em relação a outros países que demosntram um interesse até menor em consumir de forma mais consciente, mas possuem ações mais efetivas na compra de produtos sustentáveis. “Lá fora os indivíduos estão mais informados, há uma regulamentação proibindo o green washing, e o número de ONGs é muito maior do que no Brasil. A população brasileira pode ser mais preocupada com a questão do aquecimento global, mas não compra de forma consciente porque não conhece o diferencial dos produtos e espera que as empresas tenham uma postura mais ativa”.

De acordo com Echegaray, a criação de incentivos também pode ser eficiente nesse cenário. “As empresas sentiriam-se motivadas a investir na comunicação de seus produtos, mais do que por meio da punição”, avalia.

Leia mais:

Confira o dossiê sobre consumo consciente na íntegra

Pesquisa revela que há 21% de brasileiros informados sobre comportamento socioambiental de empresas

terça-feira, 9 de março de 2010

Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras


Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Entre os nomes de peso que participarão da conferência estão Steve Johnson (EUA), autor de seis best-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência colet iva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University; e o arquiteto Mitsuru Senda (Japão). A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

Representantes de mais de 50 cidades, de todos os continentes, já confirmaram presença na CICI2010. O evento acontecerá dentro da área de mais de 80 mil metros quadrados do Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico que tem localização estratégica, com acesso fácil e rápido ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e a apenas 5 quilômetros do centro de Curitiba. São esperados cerca de 1.500 inscritos, que participarão de uma série de atividades durante os quatro dias da conferência.

“A inovação é o único caminho para construirmos uma sociedade sustentá vel. E para que as empresas brasileiras e todo o País inovem é preciso, antes de tudo, que nossas cidades sejam inovadoras”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “A CICI2010 será uma grande oportunidade para que possamos pôr nossas cidades definitivamente na rota da inovação”, acrescenta.

Copromovida pelas prefeituras de Curitiba, Lyon (França), Bengaluru (Índia) e Austin (Estados Unidos) e com apoio institucional das Nações Unidas, a conferência é dirigida a empresários, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em inovação. O evento está dividido em quatro grandes temas: “O reflorescimento das cidades”, com experiências de inovações sociais e tecnológicas para a construção de um novo ambiente urbano; “A reinvenção do governo a partir das cidades”, que trará inovações em gestão e experiências de inovações políticas e da cidade como sistema vivo; “A governança do desenvolvimento nas cidades”, uma mostra de experiências de inovações para o desenvolvimento local e apresentação de experiências de inovações para a sustentabilidade; e “Cidade-rede e redes de cidades”, que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.

Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados, c omo a Conferência Internacional sobre Redes Sociais, o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte e o 2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul. E será lançado o projeto “Curitiba, Cidade Inovadora 2030”, que visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.

Para saber mais informações sobre a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010, acesse: www.cici2010.org.br.

Fonte: Release enviado pela Agência de Notícias do Terceiro Setor.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher Sustentável

Se eu pudesse dar um conselho, eu diria: aceite-se! Talvez este seja o primeiro passo para conquistar a sua própria sustentabilidade...

Autenticidade é sem dúvida a palavra-chave do momento. Uma mulher que se aceita, que se respeita e sabe o que quer, é a primeira a ter atitudes conscientes, seja com o próprio corpo ou com o meio ambiente...

Uma mulher que se aceita, sabe conviver com as diferenças, vive a diversidade... Uma mulher que se aceita não complica, desmistifica. Vai lá e faz! Uma mulher que se aceita é uma mulher sustentável! E é de mulheres assim que o mundo precisa...

O Cola Social deseja a todas as mulheres sustentáveis, um Feliz Dia Internacional da Mulher!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Dica da Semana - Hábitos Sustentáveis


Se você está em Brasília amanhã, 06 de março, não pode perder a 3ª edição do Bazar Brechó da Loja VerdeManga.

A ideia do projeto é incentivar o consumo consciente na moda. O projeto leva em consideração, a velha máxima "uma peça que você não usa mais, vira roupa nova para outra pessoa".

Em tempos de atitudes sustentáveis e de repensar novos hábitos, a iniciativa é uma oportunidade de reunir aquelas peças que ficaram esquecidas no fundo do armário e trocar por coisas bacanas...

O projeto aceita de tudo um pouco: roupas, acessórios, sapatos, livros, dvds, tudo é bem vindo!

SERVIÇO

O quê: Brechó/ Bazar da loja VerdeManga
Quando: Sábado, 06 de março, a partir das 10h
Onde: CLSW 302 Bloco B loja 60 - Sudoeste - Brasília
Funcionamento da loja: de 9h30 às 18h30.
TEL: 61 3341-4508
www.verdemanga.com.br

quinta-feira, 4 de março de 2010

Inscrições para especialização em Responsabilidade Socioambiental encerram amanhã


Amanhã é o último dia das inscrições para o curso de Especialização a distância em Responsabilidade Social.

Promovido pela PUC Minas Virtual, pela PUC Minas Poços de Caldas e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o curso pretende atingir profissionais de empresas e organizações espalhados por todo o país.

A proposta do curso é permitir que os dirigentes e funcionários de empresas, sejam elas organizações públicas ou privadas, independentemente de porte, origem e ramo de atividade, estejam preparados para os novos desafios de compatibilizar eficácia financeira com preocupações sociais e ambientais, que se constituem a essência da Responsabilidade Social.

O curso é direcionado a profissionais de nível superior que atuem ou pretendam atuar como líderes e gestores de programas de responsabilidade social. As inscrições podem ser feitas até amanhã, 5 de março. As aulas iniciam em 16 de Março/2010 e vão até a Novembro/2011.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Beleza Sustentável 2010: evento em SP discute o desenvolvimento integral do ser para a sustentabilidade


Nos dias 10 e 11 de março, no HSBC Brasil, em São Paulo, acontece o Beleza Sustentável 2010, considerado o primeiro evento mundial de desenvolvimento integral do ser para a sustentabilidade.

De forma inovadora, com base em conhecimentos científicos e práticos, o evento propõe o desenvolvimento integral das pessoas, com o objetivo de garantir níveis elevados de satisfação e realizações perante a vida, em todas as suas dimensões: mental, emocional, física, espiritual e financeira.

Entre os palestrantes confirmados estão: Nuno Cobra, Alexandre Kalache e Carla Sallet, no painel “Beleza Física”; De Rose e Ana Beatriz Barbosa e Silva, no painel “Beleza Mental”; Gustavo Cerbasi, Glória Pereira e Juliana Garçon, no painel “Beleza Financeira”; Rosana Beni, Monja Coen e Juliana Villarinho, no painel “Beleza Espiritual”; e Marco Antônio Tommaso, Aldo Novak e Rosana Braga, no painel “Beleza Emocional”.

O evento é promovido pela Ambiente Global, com apoio institucional da Abracom, Editora Murano, Instituto Mais, Maxpress, São Paulo Convention Visitors Bureau e Sustainable Business.

SERVIÇO

O quê: Beleza Sustentável 2010 – o Primeiro Evento Mundial de Desenvolvimento Integral do Ser para a Sustentabilidade;
Quando: Dias 10 e 11 de março de 2010;
Local: HSBC Brasil;
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 – Santo Amaro, São Paulo (SP);

Inscrições e informações:
Para inscrever-se ou obter saber mais informações, acesse o site www.belezasustentavel.com.br;

Fonte: Instituto Ethos

terça-feira, 2 de março de 2010

Muito além do consumo...

Nossas atitudes, por mais simples que sejam, são capazes de impactar no meio ambiente e influenciar pessoas, inclusive as que não conhecemos. Hoje em dia é difícil evitar o consumismo. Os apelos do mercado vêm de todos os lados... sejam das vitrines das lojas ou das propagandas veiculadas em jornais, revistas e televisão diariamente.

O que devemos levar em consideração é que o consumo consciente também é um tipo de consumo. Desta forma, o quê mais importa são as nossas verdadeiras necessidades. Será que realmente estamos precisando de mais uma blusa de alcinha com brilho? Será que precisamos do mesmo sapato, apenas com cores ou pequenos detalhes diferentes? Será que precisamos ter um guarda-roupa cheio de roupas que não usamos há séculos? A resposta para todas as perguntas acima é não!

Antes de comprar, pare e pense, se você está realmente precisando daquele produto. Se a tentação bater e for avassaladora... tente amenizar os impactos e procure sempre abrir espaço no seu closet ou guarda-roupa. Comprou uma bolsa. Que tal se desfazer daquela que já não usa há muito tempo! Quando nos desapegamos de bens materiais, abrimos espaço na nossa vida pra coisas que valem muito mais a pena...

Pensem nisso!

Boa semana!

Abraços,
Catharina Castro

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um novo olhar

Aparelho para deficientes visuais está entre os finalistas de competição internacional
Por Catharina Castro

No mundo inteiro milhões de pessoas sofrem com algum tipo de problema visual. Foi pensando na melhoria da qualidade de vida destas pessoas que os engenheiros da computação, Fernando de Oliveira Gil e Nathalia Sautchuk Patrício, desenvolveram um aparelho portátil identificador de cores para deficientes visuais.

O aparelho serve para identificar cores de objetos e notas de dinheiro, por meio de leitura óptica. O Auire, como é chamado, literalmente “fala” em voz alta o nome da cor do objeto analisado.

No mercado existem outros aparelhos similares. Há alguns identificadores vendidos no Brasil com preços variando de R$ 600 (somente para cores) a R$1200 (somente para cédulas). O que representa um custo elevado para a maioria dos deficientes brasileiros, sem contar que não há neles um dispositivo integrado para identificar cores e dinheiro.

Segundo dados dos autores do projeto, cerca de 29% dos brasileiros com problemas visuais (7.25 milhões) vivem com menos do que um salário mínimo. Só o Estado de São Paulo abriga 2.2 milhões de deficientes de baixa renda.

O aparelho que pretende trazer mais independência para vida de milhares de deficientes de baixa renda é finalista da competição internacional Unreasonable Finalists Marketplace. A competição, organizada pelo Unreasonable Institute, premiará projetos sociais de grande impacto e tem o objetivo de buscar empreendedores sociais que desenvolvam planos de iniciativas autossustentáveis. Por isso, os projetos têm o formato de empresas e não de entidades sem fins lucrativos.

A competição que já se encontra na fase final, escolherá os 25 primeiros projetos que conseguirem arrecadar US$ 6.500 em doações. O dinheiro será usado para custear os desenvolvedores dos projetos durante um período de 10 semanas de treinamento na sede da instituição, no Colorado, Estados Unidos, com profissionais e especialistas na área de negócios. As doações começaram em janeiro e vão até 15 de março.

Contribua com o projeto

As doações poderão ser feitas até o 15 de março e são limitadas por pessoa, não sendo permitido doar grandes quantias. As equipes que primeiro atingirem o valor de US$ 6.500,00 serão as escolhidas para o treinamento. As doações só serão efetivadas se o projeto for selecionado. Assim, o doador só vai pagar se o projeto for aprovado.

Para doar, o interessado deve preencher um cadastro no site oficial do Unreasonable Institute e fazer a doação. A segunda opção é via dinheiro no Pagseguro através do site do Identificador, onde também se encontram mais informações sobre o aparelho e a competição.

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Mais informações podem ser obtidas pelo (11) 9827-7928, ou pelos e-mails fernando.gil@gmail.com, info@auire.com.br e também no site www.identificadordecores.com.br e www.unreasonablefinalists.org.